Projeto - 2018/2019
Atividades de Enriquecimento Curricular
ResponsáveisMargarida Luísa Estevão de Morais Luz
Maria Otília da Conceição Jesus Santos Sequeira
Estimativa de CustosSem custos
CalendárioDurante o Ano Letivo
Articulação1ºCiclo
Atividades de Enriquecimento Curricular
Diretor
Expressões
Expressões > Educação Física
P.Educativo I - Dinamização de ações para a responsabilização de todos no processo de melhoria e valorização do Agrupamento.- B2 - Reforçar os laços Comunidade / Agrupamento.
- C3 - Desenvolver as condições propiciadoras à melhoria das relações humanas entre todos os intervenientes no processo educativo.
- D4 - Rentabilizar os Recursos Humanos e materiais no processo de melhoria dos resultados.
- E5 - Assegurar o cumprimento das regras do Agrupamento.
- F6 - Manter uma cultura de avaliação no Agrupamento.
II - Dinamização de ações para o sucesso e desenvolvimento integral dos alunos.- B9 - Formar cidadãos autónomos, intervenientes e responsáveis.
- C10 - Promover comportamentos responsáveis na área do ambiente e da saúde.
- E12 - Promover uma cultura do interesse pelo conhecimento.
Local de RealizaçãoO Projeto funciona em todas as escolas do Agrupamento que têm turmas do 1º ciclo.
Dia e HoraDias letivos das 16 h às 17 h
Alunos
Ciclo de Ensino1ºCiclo
EscolaEB da Portela
EB de Amorosa
EB Dr. Garcia Domingues (GD)
EB João de Deus - São Bartolomeu de Messines (JD)
EB Nº1 de Silves
EB Nº2 de Silves
EB São Bartolomeu de Messines
EB São Marcos da Serra
Atividade Física e Desportiva
Estudo do Meio
Expressão Plástica, Corporal, Dramática e Musical
Cultural
Formação Cívica
Formação e Desenvolvimento Pessoal
TerritorializaçãoAgrupamento
As AEC no 1.º ciclo do ensino básico são atividades de natureza eminentemente lúdica, formativa e
cultural que incidam, nomeadamente, nos domínios desportivo, artístico,
científico e tecnológico, de ligação da escola com o meio, de solidariedade
e voluntariado e da dimensão europeia na educação.
Portaria n.º 644-A/2015, de 24 de agosto;
Despacho normativo nº 10- B/2018, de 6 de julho, conjugado com o Decreto-Lei n.º 55/2018, de 6 de julho;
Ofício-Circular ref.ª: Ofic-Cir/DGE/2016/3210 divulgado a 9 de agosto.
Adaptar os tempos de permanência dos alunos na escola às necessidades das famílias e a
necessidade de garantir que esses tempos sejam pedagogicamente ricos e complementares das
aprendizagens, associadas à aquisição de competências básicas.
-Desenvolver atividades com um cariz formativo, cultural e lúdico, que complementem e enriqueçam as componentes do currículo;
- Valorizar as expressões culturais locais, criando oportunidades de experiências novas, ricas e diversificadas que contribuam para a formação integral dos alunos;
- Promover a ligação entre saberes e a exploração de conteúdos curriculares com diferentes abordagens.
Expressão Físico-Motora- 2 h semanais para alunos do 1.º e 2.º anos; 1 h semanal para alunos do 3.º e 4.º anos;
Expressões Artísticas - 2 h semanais para alunos do 1.º e 2.º anos; 1 h semanal para alunos do 3.º e 4.º anos;
Tabulândia - 1 h semanal para todos os anos de escolaridade.
Município de Silves; Freguesia de Messines; Federação Portuguesa de Golf, Associação de Voleibol do Alentejo e Algarve, Nike – NCA; Banda Filarmónica de Silves.
Instalações das várias escolas, materiais cedidos pelo agrupamento e entidade promotora,
professores contratados pela entidade promotora, professores do 1.º ciclo do agrupamento e
funcionários.
Que as AEC contribuam para o enriquecimento e desenvolvimento integral das crianças que nelas
participam.
No âmbito da Componente de Apoio à Família- CAF no 1.º ciclo, a Entidade Promotora das AEC assegura a CAF a um grupo de alunos do 1º ciclo, na EB 2,3 Dr. Garcia Domingues, das 17 às 19 h . Esta valência é essencial para algumas famílias.
Aprovado A quinta, 11 de outubro de 2018
C.PedagógicoAprovado A sexta, 19 de outubro de 2018
RealizaçãoRealizada
As AEC, na minha modesta opinião, deviam ser realizadas num espaço apropriado para o efeito e sempre que possível fora da escola, , onde os alunos já passam o seu dia a dia. A mudança de espaço era uma motivação para algo novo. Principalmente na EB2, 3 Dr. Garcia Domingues, como o espaço é muito amplo os alunos dispersam-se, por vezes escondem-se e acabam por não comparecer nas atividades. Também não é fácil para o técnico conseguir localizá-los.