Projeto - 2018/2019
Pré-Escolar
ResponsáveisCarla Isabel Flores Andrade Ribeiro
Maria Clara Vilhena Parreira
Teresa Maria Cabrita da Veiga Ramos Durand
Ana Maria Vicente Afonso Pires
Cristina Maria da Silva Fernandes
Elsa Margarida Cabrita Antonio
Felisbela Maria Guerreiro Peleija
Maria José dos Santos Correia
Estimativa de CustosSem custos
CalendárioA Partir do 2ºPeríodo
P.Educativo I - Dinamização de ações para a responsabilização de todos no processo de melhoria e valorização do Agrupamento.- B2 - Reforçar os laços Comunidade / Agrupamento.
- D4 - Rentabilizar os Recursos Humanos e materiais no processo de melhoria dos resultados.
II - Dinamização de ações para o sucesso e desenvolvimento integral dos alunos.- B9 - Formar cidadãos autónomos, intervenientes e responsáveis.
- E12 - Promover uma cultura do interesse pelo conhecimento.
Local de Realizaçãojardim de Infância e casa
Dia e Hora1 dia por semana
Encarregados de Educação/Pais
Pessoal Docente
Pessoal Não Docente
Alunos
Ciclo de EnsinoPré-Escolar
TurmaJISºA - Ensino Regular de JI de Silves nº1
JISºB - Ensino Regular de JI de Silves nº1
JISºC - Ensino Regular de JI de Silves nº1
JIMºA - Ensino Regular de JI São Bartolomeu de Messines
JIMºB - Ensino Regular de JI São Bartolomeu de Messines
JIEºA - Ensino Regular de JI de Silves nº2
JIEºB - Ensino Regular de JI de Silves nº2
EscolaJI de Silves nº1
JI São Bartolomeu de Messines
JI de Silves nº2
EB Nº2 de Silves
Expressão e Comunicação (JI)
Formação Pessoal e Social (JI)
Conhecimento do Mundo (JI)
TerritorializaçãoEscola
Um dos objetivos na educação pré escolar é facilitar a emergência da linguagem escrita conforme referem as Orientações curriculares para a educação -pré .O contato com o livro e outros materiais escritos será uma forma efetiva de promoção da leitura e do desenvolvimento de diversas aprendizagens.
Literacia
Lei Lei nº5/97 de 10/02-Lei Quadro da Educação Pré-escolar
Lei nº46/86 de 14 de Outubro--(LBSE)
Um dos objetivos na educação pré escolar é facilitar a emergência da linguagem escrita conforme referem as Orientações curriculares para a educação -pré .O contato com o livro e outros materiais escritos será uma forma efetiva de promoção da leitura e do desenvolvimento de diversas aprendizagens.
Estimular o gosto pela leitura
Contribuir para a aquisição de regras e cuidados no manuseamento dos livros.
Fomentar a reflexão e o desenvolvimento da capacidade de análise.
Utilizar o livro como fonte de conhecimento.
Promover com o livro a participação das famílias no processo educativo das crianças.
Interagir com os outros graus de ensino.
Elaboração de folhetos alusivos ao projeto.
Requisição de livros para serem lidos no seio familiar.
Visitas à Biblioteca Municipal.
Momentos de partilha de leitura com as turmas de 1º ciclo.
Comemoração do Dia Internacional das Bibliotecas.
Momentos de conto com as famílias.
Biblioteca Municipal.
Bibliotecas Escolares.
Pais,Encarregados de Educação e Familiares.
Escolas do 1º ciclo.
E. B. 1 de Silves nº 2 - Enxerim,
Educadoras
Famílias
Técnicos da Câmara Municipal de Silves.
Animadoras da Componente de Apoio à Família.
Livros e outros materiais escritos.
Materiais produzidos.
Prazer em ouvir Histórias e em contar.
Maior procura das leituras e material escrito.
Promoção de hábitos de leitura.
Envolvimento das Famílias.
O Projecto "Sempre a Ler" foi renomeado
Aprovado A sexta, 12 de outubro de 2018
Cumprindo os objetivos do projeto, cada Educadora tem liberdade para dinamizar o Projeto de acordo com os interesses e necessidades do grupo. Caso se dinamizem de diferentes formas a avaliação será também efetuada individualmente.
C.PedagógicoAprovado A sexta, 19 de outubro de 2018
Aprovado no CP de 12/07/2018
RealizaçãoRealizada