Projeto - 2020/2021
Diretor
ResponsáveisPaulo Jorge Nunes Dionísio
Sónia Manuela Pacheco Barbosa Leão
António José Condessa Martins
Estimativa de CustosSem custos
CalendárioDurante o Ano Letivo
ArticulaçãoEducação Especial
Coordenação de Projetos
Diretor
P.Educativo A - Resultados e Serviço Educativo- 01A - Melhorar o sucesso escolar
- 07A - Garantir os procedimentos para uma Educação Inclusiva
B - Liderança e Gestão- 02B - Garantir a uniformização documental do Agrupamento
C - Sustentabilidade e Comunidade- 02C - Potenciar as parcerias dos projetos ERASMUS
Local de RealizaçãoEscola Secundária de Silves
Dia e HoraAo longo do Ano Letivo, em particular, quarta-feira pelas 14h20
Pessoal Docente
EscolaEscola Secundária de Silves (ESS)
Educação Especial
Formação e Desenvolvimento Pessoal
Cultural
TerritorializaçãoEscola
Transnacional
Áreas de Competência do Perfil dos AlunosDesenvolvimento Pessoal e Autonomia
Relacionamento Interpessoal
Sensibilidade Estética e Artística
Consciência e Domínio do Corpo
Bem-Estar Saúde e Ambiente
Ensino Secundário - Inclusão / Educação Especial
DL n.º 54/2018
Problemas de Inclusão no mercado de trabalho dos alunos com dificuldades de aprendizagem
severas.
Os objetivos preconizados neste projeto são:
- Conhecer os vários sistemas educativos e realidades nos diversos contextos culturais e políticos;
- Promover o acesso a oportunidades de desenvolvimento de competências, reflexão profissional e
crescimento;
- Desenvolver o pensamento critico e competências, com foco em estabelecer conexões entre
eventos observados e a nossa realidade;
- Compartilhar experiências com todos os elementos da comunidade Educativa, em prevalência
Professores/ Educadores;
- Melhorar as práticas e metodologias existentes;
- Partilhar e conhecer as práticas existentes/novas na aplicação de adequação no processo ensino aprendizagem;
- Partilhar metodologias e estratégias diferenciadas e inovadoras;
- Conhecer/ construir/ adquirir materiais em áreas disciplinares diversas;
- Aprofundar o conhecimento no ensino diferenciado para integração das diferenças, promovendo a
inclusão e a motivação dos alunos;
- Procurar alternativas para colmatar a dificuldade inerente à desadequação curricular e as
necessidades reais dos nossos alunos;
- Operacionalizar mudanças/ adequações nos métodos e nas atitudes de todos os envolvidos no
processo de ensino-aprendizagem;
- Incutir o espírito de proteção, cuidado, tolerância e cidadania a todo o agrupamento.
As Ações a desenvolver constam "Projeto Erasmus - 2018-1-PT01-KA101-046948".
Entre elas se destacam:
Parceiro Organizador: ITC International
Curso: “Inclusive education” - https://bit.ly/2WcuIMg
Propina: 350,00€
Duração: 5 dias
Data: Durante o primeiro semestre de 2021
Parceiro Organizador: atempo/ IncluEdu
Curso: “School for tomorrow – How Finland is preparing for the future” - https://bit.ly/2wvKF0F
Propina: 690,00€
Duração: 6 dias
Data: Durante o primeiro semestre de 2021
Agência Nacional Erasmus mais; Centro Nacional Europass; School Education Gateway; Plataforma
eTwinning.
Entidades Europeias dinamizadoras dos cursos estruturados de formação: ITC International; atempo/ IncluEdu
Recursos da Escola - Humanos, Equipamentos;
Recursos da Agência Nacional de Erasmus
Considerando os tópicos mais relevantes do projeto: Inclusão – igualdade/equidade; Abandono
escolar precoce/combate ao insucesso escolar; e Cidadania Europeia, Consciencialização para a
Europa e para a Democracia, espera-se que no final do projeto sejam atingidos os seguintes
resultados:
- Aplicar, dentro do que a nossa legislação permite, estratégias e metodologias e boas práticas dos
diferentes sistemas educativos e realidades;
- Dotar os docentes participantes de acesso a oportunidades de desenvolvimento de competências,
reflexão profissional e crescimento, desenvolvendo o pensamento critico;
- Partilhar as experiências vivenciadas, metodologias, estratégias diferenciadas e inovadoras e a
sua aplicação na adequação no processo ensino-aprendizagem;
- Comparar esses conhecimentos com as práticas existentes com todos os elementos da
comunidade Educativa;
- Aprofundar o conhecimento no ensino diferenciado para integração na escola e posteriormente na
comunidade, promovendo a inclusão e a motivação dos alunos;
- Procurar alternativas para colmatar a dificuldade inerente à desadequação curricular e as
necessidades reais dos nossos alunos, tendo como objetivo a inserção no mercado de trabalho
(nacional e/ou internacional);
- Operacionalizar mudanças/ adequações nos métodos e nas atitudes de todos os envolvidos no
processo de ensino-aprendizagem;
- Incutir o espírito de tolerância e cidadania a toda a comunidade Educativa.
Em consequência da situação pandémica causada pelo Covid-19, o projeto termina em junho de 2021 devido à extensão autorizada superiormente pela Agência Nacional
Aprovado A terça, 13 de outubro de 2020
Aprovado pela Coordenadora de Projetos.
Continuidade do projeto aprovada em reunião de Conselho Pedagógico de dia 16/07/2020.
Aprovado A quarta, 21 de outubro de 2020
Continuidade do projeto aprovada em reunião de Conselho Pedagógico de dia 16/07/2020.
Aprovação ratificada na reunião de Conselho Pedagógico de dia 21/10/2020.
Realizada
O projeto termina a dois de agosto com a realização das quatro mobilidades na República Checa. Após a frequência do curso, cada participante recebe um link no endereço eletrónico, enviado pela plataforma Mobility Tool, para proceder à elaboração de um relatório.
Após o término do projeto, o coordenador tem um prazo de sessenta dias para elaborar o relatório final e submeter o mesmo na plataforma acima mencionada.