ERASMUS + 2018-1-PT01-KA101-046948 - Ensino Secundário - Inclusão / Educação Especial

Projeto - 2020/2021

Projeto
Hierarquia

Diretor

 
Responsáveis

Paulo Jorge Nunes Dionísio

Sónia Manuela Pacheco Barbosa Leão

António José Condessa Martins

Estimativa de Custos

Sem custos

Calendário

Durante o Ano Letivo

Articulação

Educação Especial

Coordenação de Projetos

Diretor

P.Educativo A - Resultados e Serviço Educativo

 - 01A - Melhorar o sucesso escolar

 - 07A - Garantir os procedimentos para uma Educação Inclusiva

B - Liderança e Gestão

 - 02B - Garantir a uniformização documental do Agrupamento

C - Sustentabilidade e Comunidade

 - 02C - Potenciar as parcerias dos projetos ERASMUS

Local de Realização

Escola Secundária de Silves

Dia e Hora

Ao longo do Ano Letivo, em particular, quarta-feira pelas 14h20

Intervenientes
Destinatários

Pessoal Docente

Escola

Escola Secundária de Silves (ESS)

Enquadramento
Área Curricular

Educação Especial

Formação e Desenvolvimento Pessoal

Cultural

Territorialização

Escola

Transnacional

Áreas de Competência do Perfil dos Alunos

Desenvolvimento Pessoal e Autonomia

Relacionamento Interpessoal

Sensibilidade Estética e Artística

Consciência e Domínio do Corpo

Bem-Estar Saúde e Ambiente

Projeto
Temática

Ensino Secundário - Inclusão / Educação Especial

Legislação de Suporte

DL n.º 54/2018

Problema de Partida

Problemas de Inclusão no mercado de trabalho dos alunos com dificuldades de aprendizagem
severas.

Objetivos

Os objetivos preconizados neste projeto são:
- Conhecer os vários sistemas educativos e realidades nos diversos contextos culturais e políticos;
- Promover o acesso a oportunidades de desenvolvimento de competências, reflexão profissional e
crescimento;
- Desenvolver o pensamento critico e competências, com foco em estabelecer conexões entre
eventos observados e a nossa realidade;
- Compartilhar experiências com todos os elementos da comunidade Educativa, em prevalência
Professores/ Educadores;
- Melhorar as práticas e metodologias existentes;
- Partilhar e conhecer as práticas existentes/novas na aplicação de adequação no processo ensino aprendizagem;
- Partilhar metodologias e estratégias diferenciadas e inovadoras;
- Conhecer/ construir/ adquirir materiais em áreas disciplinares diversas;
- Aprofundar o conhecimento no ensino diferenciado para integração das diferenças, promovendo a
inclusão e a motivação dos alunos;
- Procurar alternativas para colmatar a dificuldade inerente à desadequação curricular e as
necessidades reais dos nossos alunos;
- Operacionalizar mudanças/ adequações nos métodos e nas atitudes de todos os envolvidos no
processo de ensino-aprendizagem;
- Incutir o espírito de proteção, cuidado, tolerância e cidadania a todo o agrupamento.

Ações a Desenvolver

As Ações a desenvolver constam "Projeto Erasmus - 2018-1-PT01-KA101-046948".
Entre elas se destacam:

Parceiro Organizador: ITC International
Curso: “Inclusive education” - https://bit.ly/2WcuIMg
Propina: 350,00€
Duração: 5 dias
Data: Durante o primeiro semestre de 2021

Parceiro Organizador: atempo/ IncluEdu
Curso: “School for tomorrow – How Finland is preparing for the future” - https://bit.ly/2wvKF0F
Propina: 690,00€
Duração: 6 dias
Data: Durante o primeiro semestre de 2021

Parcerias

Agência Nacional Erasmus mais; Centro Nacional Europass; School Education Gateway; Plataforma
eTwinning.
Entidades Europeias dinamizadoras dos cursos estruturados de formação: ITC International; atempo/ IncluEdu

Recursos

Recursos da Escola - Humanos, Equipamentos;
Recursos da Agência Nacional de Erasmus

Produto

Considerando os tópicos mais relevantes do projeto: Inclusão – igualdade/equidade; Abandono
escolar precoce/combate ao insucesso escolar; e Cidadania Europeia, Consciencialização para a
Europa e para a Democracia, espera-se que no final do projeto sejam atingidos os seguintes
resultados:
- Aplicar, dentro do que a nossa legislação permite, estratégias e metodologias e boas práticas dos
diferentes sistemas educativos e realidades;
- Dotar os docentes participantes de acesso a oportunidades de desenvolvimento de competências,
reflexão profissional e crescimento, desenvolvendo o pensamento critico;
- Partilhar as experiências vivenciadas, metodologias, estratégias diferenciadas e inovadoras e a
sua aplicação na adequação no processo ensino-aprendizagem;
- Comparar esses conhecimentos com as práticas existentes com todos os elementos da
comunidade Educativa;
- Aprofundar o conhecimento no ensino diferenciado para integração na escola e posteriormente na
comunidade, promovendo a inclusão e a motivação dos alunos;
- Procurar alternativas para colmatar a dificuldade inerente à desadequação curricular e as
necessidades reais dos nossos alunos, tendo como objetivo a inserção no mercado de trabalho
(nacional e/ou internacional);
- Operacionalizar mudanças/ adequações nos métodos e nas atitudes de todos os envolvidos no
processo de ensino-aprendizagem;
- Incutir o espírito de tolerância e cidadania a toda a comunidade Educativa.

Observações
Observação

Em consequência da situação pandémica causada pelo Covid-19, o projeto termina em junho de 2021 devido à extensão autorizada superiormente pela Agência Nacional

Estado
Organização

Aprovado A terça, 13 de outubro de 2020

Aprovado pela Coordenadora de Projetos.
Continuidade do projeto aprovada em reunião de Conselho Pedagógico de dia 16/07/2020.

C.Pedagógico

Aprovado A quarta, 21 de outubro de 2020

Continuidade do projeto aprovada em reunião de Conselho Pedagógico de dia 16/07/2020.
Aprovação ratificada na reunião de Conselho Pedagógico de dia 21/10/2020.

Realização

Realizada

O projeto termina a dois de agosto com a realização das quatro mobilidades na República Checa. Após a frequência do curso, cada participante recebe um link no endereço eletrónico, enviado pela plataforma Mobility Tool, para proceder à elaboração de um relatório.
Após o término do projeto, o coordenador tem um prazo de sessenta dias para elaborar o relatório final e submeter o mesmo na plataforma acima mencionada.

Avaliação / Sucesso
Avaliação Final

Bastante sucesso / Cumpriu na totalidade


Avaliação pelo(s) Responsável(is)

Bastante sucesso / Cumpriu na totalidade


TOP Visualizações
Projeto [395] ERASMUS + 2018-1-UK01-KA201-047880-3 - SGIFLL - Serious Games for Initial Foreign Language Learning
Projeto [386] AEC
Projeto [385] Escola Missão Continente
Atividade [349] PEST 11º AVA
Projeto [344] TAMPINHAS SOLIDÁRIAS
Projeto [341] Programa de Educação Estética e Artística (PEEA) - http://educacaoartistica.dge.mec.pt/
Projeto [331] eTwinning Project "C.L.U.E."
Projeto [330] GD - Projeto Escola Promotora de Saúde - EPS - Escola E. B. 2, 3 Dr. Garcia Domingues
Projeto [328] Gabinete de Saúde - Escola Secundária de Silves
Projeto [322] PEST - 2.º ano
Relacionadas
Atividade PEST 11º AVA
Projeto GD - Projeto Escola Promotora de Saúde - EPS - Escola E. B. 2, 3 Dr. Garcia Domingues
Projeto Gabinete de Saúde - Escola Secundária de Silves
Projeto PEST - 2.º ano
Atividade Projeto PEST - 10ºAV-A
Projeto PES-1.ºCICLO
Projeto JD - Gabinete do Aluno - Escola EB 2,3 João de Deus (SBM)
Projeto PEST - 4.º ano
Projeto JD - Projecto Escola Promotora de Saúde - EPS - Escola EB 2,3 João de Deus (SBM)
Projeto ESS - Projeto Escola Promotora de Saúde - EPS - Escola Secundária de Silves



Plano Anual Atividades

A Scorebiz utiliza Cookies de modo a proporcionar-lhe uma melhor experiência de navegação e aceder a todas as funcionalidades.
Para aceitar a sua utilização, continue a sua navegação.

ACEITAR