JD - Gabinete do Aluno - Escola EB 2,3 João de Deus (SBM)

Projeto - 2020/2021

Projeto
Hierarquia

Escola Promotora de Saúde (EPS)

Equipa de Saúde Escolar (Centro de Saúde de Silves)

 
Responsáveis

Isabel Cristina dos Santos Alface

Jorge Manuel Cintra Conceição André

Estimativa de Custos

Sem custos

Calendário

Durante o Ano Letivo

Articulação

Escola Promotora de Saúde (EPS)

P.Educativo B - Liderança e Gestão

 - 01B - Promover a satisfação dos alunos

C - Sustentabilidade e Comunidade

 - 04C - Promover Hábitos de Cidadania Ativa, Educação para Saúde e Ambiente

Local de Realização

Escola EB 2,3 João de Deus (SBM)

Dia e Hora

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Intervenientes
Destinatários

Alunos

Comunidade Envolvente

Encarregados de Educação/Pais

Pessoal Docente

Pessoal Não Docente

Ciclo de Ensino

2ºCiclo

3ºCiclo

Escola

EB João de Deus - São Bartolomeu de Messines (JD)

Enquadramento
Área Curricular

Outro

Territorialização

Escola

Local

Áreas de Competência do Perfil dos Alunos

Bem-Estar Saúde e Ambiente

Projeto
Temática

Este projeto surge no âmbito do Projeto “Promoção e Educação para a Saúde”, onde a temática da sexualidade surge como um dos principais temas a abordar, assim como temas relacionados com uma alimentação saudável, prevenção do consumo de substâncias psicoativas e violência em meio escolar.
A educação para a sexualidade e para os afetos é hoje não só uma obrigação, imposta por lei, às Escolas, mas também um imperativo da formação e educação dos nossos alunos. A sexualidade constrói-se e aprende-se porque é parte integrante do desenvolvimento da personalidade.
Um dos pontos fortes da existência de um gabinete de atendimento a jovens numa escola reside no facto de os alunos se encontrarem no seu próprio espaço diário não precisando de se dirigir especialmente a lugar nenhum para falar dos seus problemas.
Ser o professor, o técnico de atendimento, revela-se um fator facilitador uma vez que é alguém a quem habitual e diariamente os alunos recorrem para conversar e tirar dúvidas. Sendo os professores bons comunicadores, conversar com os jovens e ouvir os seus problemas é uma tarefa comum no desempenho das suas funções, que se vem a refletir de extrema utilidade e importância num trabalho de atendimento. Por vezes só saber ouvir resolve em parte alguns problemas de insegurança, incompreensão e falta de apoio.

Legislação de Suporte

Lei nº 3/84 de Março (artigo 1º e 2º); Lei nº 46/86, de 14 de Outubro (LBSE); Despachos conjuntos n.º 271/98, de 23 de Março e n.º 734/2000, de de Julho; Lei nº 120/99, de 11 de Agosto (artigo 2º e 3º); Decreto-lei n.º 6/2001, de 6 de Janeiro - Revisão curricular do Ensino Básico; Decreto-lei n.º 208/2002, de 17 de Outubro - Lei orgânica do ME (artigo 2º); Despacho interno - Secretaria de estado da educação, de 27 de Setembro de 2006; Despacho n.º 2506/2007 - designação do Coordenador de Educação para a Saúde (artigo 1º).
Saúde - Lei n. 48/90, de 24 de Agosto - Lei de Bases da Saúde.

Problema de Partida

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Objetivos

Objetivos Promover a discussão saudável sobre as dúvidas dos adolescentes.
Fomentar a educação para a sexualidade.
Reconhecer a importância dos afetos e sentimentos pessoais.
Sensibilizar os alunos para a aprendizagem pedagógica do tema.
Ensinar e corrigir ideias e conceitos relacionados com as várias dimensões da sexualidade.
Conhecer a sexualidade, como forma de crescimento.
Refletir sobre valores, atitudes e aprendizagens relativamente à sexualidade.
Relacionar as questões da sexualidade com os valores.
Adotar comportamentos saudáveis e afetivos sobre as várias vertentes do tema.
Motivar os alunos para uma aprendizagem destes temas de forma esclarecedora, em ambiente descontraído e adequado à juventude em meio escolar.
Aprofundar conhecimentos no domínio da Saúde Sexual e Reprodutiva, aplicáveis à Educação Sexual em Meio Escolar.
Apoiar qualquer aluno que manifeste necessidade de ajuda/intervenção/ /esclarecimento/encaminhamento (atendimento anónimo /personalizado).
Desenvolver a capacidade de tomar decisões e de recusar comportamentos não desejados.
Sensibilizar para a prevenção de comportamentos de risco.
Sensibilizar os alunos para os problemas sociais inerentes aos comportamentos de risco.
Compreender a importância do planeamento familiar na prevenção de gravidezes e na transmissão de infecções sexualmente transmissíveis.
Sensibilizar os alunos para determinados temas/problemas com a comemoração de algumas datas.

Ações a Desenvolver

Atendimento e aconselhamento de alunos;
Dinamização de colóquios e ou ações de sensibilização;
- Caixa de questões.
- Dinamização de ações de sensibilização.
- Atendimento anónimo e personalizado.

Parcerias

Centro de Saúde de Silves

Recursos

Material consumível: papel; cartolinas; …
- Crédito de fotocópias

Produto

- Atendimento anónimo e personalizado

Estado
Organização

Aprovado A sexta, 02 de outubro de 2020

Continuidade do projeto aprovada em reunião de Conselho Pedagógico de dia 16/07/2020.

C.Pedagógico

Aprovado A quarta, 21 de outubro de 2020

Continuidade do projeto aprovada em reunião de Conselho Pedagógico de dia 16/07/2020.
Aprovação ratificada na reunião de Conselho Pedagógico de dia 21/10/2020.

Realização

Pendente


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