Programa de Educação Estética e Artística (PEEA) - http://educacaoartistica.dge.mec.pt/

Projeto - 2020/2021

Projeto
Hierarquia

1ºCiclo

 
Responsáveis

Maria Madalena Gomes dos Santos

Magda Raquel Silva Santos

Estimativa de Custos

Sem custos

Calendário

Durante o Ano Letivo

Articulação

1ºCiclo

Diretor

Diretor > Coordenadores de Estabelecimento

Pré-Escolar

P.Educativo A - Resultados e Serviço Educativo

 - 01A - Melhorar o sucesso escolar

 - 02A - Promover a disciplina

 - 03A - Articular com as bibliotecas escolares

 - 04A - Promover atividades de complemento curricular

B - Liderança e Gestão

 - 01B - Promover a satisfação dos alunos

 - 04B - Promover a articulação vertical e horizontal dos currículos

 - 06B - Valorizar o sentimento de pertença do Agrupamento

C - Sustentabilidade e Comunidade

 - 01C - Valorizar o Agrupamento e a nossa Comunidade através de projetos e parcerias

 - 04C - Promover Hábitos de Cidadania Ativa, Educação para Saúde e Ambiente

Local de Realização

Salas de aula

Dia e Hora

Durante as aulas de expressões

Intervenientes
Destinatários

Alunos

Comunidade Envolvente

Encarregados de Educação/Pais

Pessoal Docente

Pessoal Não Docente

Ciclo de Ensino

1ºCiclo

Pré-Escolar

Turma

2ººA - M - Ensino Regular de EB João de Deus - São Bartolomeu de Messines (JD)

3ºA-JD - Ensino Regular de EB João de Deus - São Bartolomeu de Messines (JD)

3ºB-JD - Ensino Regular de EB João de Deus - São Bartolomeu de Messines (JD)

4ºA-JD - Ensino Regular de EB João de Deus - São Bartolomeu de Messines (JD)

4ºB-JD - Ensino Regular de EB João de Deus - São Bartolomeu de Messines (JD)

1º/2ººA - Ensino Regular de EB de Amorosa

3º/4ººA - Ensino Regular de EB de Amorosa

1º/4ººP - Ensino Regular de EB da Portela

2º/3ººP - Ensino Regular de EB da Portela

1.º/2ºB-S - Ensino Regular de EB Nº1 de Silves

1.º/2.ºC-S - Ensino Regular de EB Nº1 de Silves

1º/2ºA-S - Ensino Regular de EB Nº1 de Silves

2ºD-S - Ensino Regular de EB Nº1 de Silves

2.ºA-S - Ensino Regular de EB Nº1 de Silves

2.ºB-S - Ensino Regular de EB Nº1 de Silves

2.ºC-S - Ensino Regular de EB Nº1 de Silves

1º/2ººSMS - Ensino Regular de EB São Marcos da Serra

3º/4ººSMS - Ensino Regular de EB São Marcos da Serra

1º/2ºA-M - Ensino Regular de EB São Bartolomeu de Messines

1º/2ºB-M - Ensino Regular de EB São Bartolomeu de Messines

1º/2ºC-M - Ensino Regular de EB São Bartolomeu de Messines

2ºB-M - Ensino Regular de EB São Bartolomeu de Messines

3ºA-GD - Ensino Regular de EB Dr. Garcia Domingues (GD)

3ºB-GD - Ensino Regular de EB Dr. Garcia Domingues (GD)

3ºC-GD - Ensino Regular de EB Dr. Garcia Domingues (GD)

3ºD-GD - Ensino Regular de EB Dr. Garcia Domingues (GD)

4ºA-GD - Ensino Regular de EB Dr. Garcia Domingues (GD)

4ºB-GD - Ensino Regular de EB Dr. Garcia Domingues (GD)

4ºC-GD - Ensino Regular de EB Dr. Garcia Domingues (GD)

4ºD -GD - Ensino Regular de EB Dr. Garcia Domingues (GD)

1ºA-E - Ensino Regular de EB Nº2 de Silves

1º/2ºB-E - Ensino Regular de EB Nº2 de Silves

2º/3ºA-E - Ensino Regular de EB Nº2 de Silves

3ºA-E - Ensino Regular de EB Nº2 de Silves

4ºB-E - Ensino Regular de EB Nº2 de Silves

JIºA-S - Ensino Regular de JI de Silves nº1

JIºB-S - Ensino Regular de JI de Silves nº1

JI.ºC-S - Ensino Regular de JI de Silves nº1

JIºA-M - Ensino Regular de JI São Bartolomeu de Messines

JIºB-M - Ensino Regular de JI São Bartolomeu de Messines

JIºSMS - Ensino Regular de JI São Marcos da Serra

JIºA-E - Ensino Regular de JI de Silves nº2

JIºB-E - Ensino Regular de JI de Silves nº2

Escola

EB da Portela

EB de Amorosa

EB Dr. Garcia Domingues (GD)

EB João de Deus - São Bartolomeu de Messines (JD)

EB Nº1 de Silves

EB Nº2 de Silves

EB São Bartolomeu de Messines

EB São Marcos da Serra

JI de Silves nº1

JI de Silves nº2

JI São Bartolomeu de Messines

JI São Marcos da Serra

Enquadramento
Área Curricular

Cidadania e Desenvolvimento

Cultural

Formação Cívica

Expressão Plástica, Corporal, Dramática e Musical

Português

Territorialização

Agrupamento

Escola

Local

Áreas de Competência do Perfil dos Alunos

Consciência e Domínio do Corpo

Bem-Estar Saúde e Ambiente

Linguagens e Textos

Pensamento Crítico e Pensamento Criativo

Relacionamento Interpessoal

Sensibilidade Estética e Artística

Informação e Comunicação

Desenvolvimento Pessoal e Autonomia

Projeto
Temática

A arte

Legislação de Suporte

Despacho n.º 6478/2017, 26 de julho; Despacho n.º 5907/2017; Currículo Nacional - DL 55/2018.

Problema de Partida

Fraca aposta na Cultura como área essencial ao desenvolvimento humano.

Objetivos

Desenvolver ações conjuntas e mutuamente enriquecedoras entre as Escolas e as Instituições, antecipando a cultura como uma necessidade no processo educativo.

■ Incentivar a dimensão estética da educação através da apropriação da linguagem específica das várias formas de arte.

■ Implementar estratégias dinâmicas, interativas e participantes, cujas ações assumam a ideia de globalidade educativa e integrem significados expressivos e comunicativos através de uma confluência de linguagens.

■ Sensibilizar os docentes e as famílias para o papel da arte na formação das crianças e para a sua relação com outras áreas do saber.

■ Estimular o conhecimento do património cultural e artístico como processo de afirmação da cidadania e um meio de desenvolver a literacia cultural.

■ Sensibilizar para o papel da Arte na formação do Homem e para a relação que este domínio tem com outras áreas do saber.

■ Estimular o conhecimento do património cultural e artístico como processo de afirmação da cidadania e um meio de desenvolver a literacia cultural.
In:http://educacaoartistica.dge.mec.pt/finalidades-pressupostos-eixos.html#pressupostos

Ações a Desenvolver

II parte da formação, a partir de janeiro de 2021.
Aplicação de técnicas em sala de aula com os alunos, nos conteúdos das Expressões.
Exposição de trabalhos nas salas de aula e/ou outros espaços.

Parcerias

Câmara Municipal de Silves

Recursos

Materiais de desgaste
Espaço físico

Produto

Exposições variadas

Observações
Observação

O Agrupamento foi selecionado no ano letivo 2019/20 para integrar este programa, iniciando as ações com o Pré-escolar e o 1.º Ciclo.
Numa primeira fase, os professores receberam formação e não houve tempo útil para aplicar os conhecimentos, devido à pandemia.
No presente ano letivo, será dado continuidade ao projeto e planificação do seu alargamento a outros ciclos de ensino.

Estado
Organização

Aprovado A domingo, 11 de outubro de 2020

Continuidade do projeto aprovada em reunião de Conselho Pedagógico de dia 16/07/2020.

C.Pedagógico

Aprovado A quarta, 21 de outubro de 2020

Continuidade do projeto aprovada em reunião de Conselho Pedagógico de dia 16/07/2020.
Aprovação ratificada na reunião de Conselho Pedagógico de dia 21/10/2020.

Realização

Pendente


TOP Visualizações
Projeto [118] TAMPINHAS SOLIDÁRIAS
Clube / Modalidade [112] Grupo/Equipa de Ténis
Clube / Modalidade [98] Grupo/Equipa de Futsal - Juvenis Masculinos
Projeto [92] PES-1.ºCICLO
Projeto [88] ERASMUS + 2018-1-UK01-KA201-047880-3 - SGIFLL - Serious Games for Initial Foreign Language Learning
Projeto [87] Programa de Educação Estética e Artística (PEEA) - http://educacaoartistica.dge.mec.pt/
Projeto [87] PEST - 2.º ano
Projeto [83] eTwinning Project "Happy Campers"
Projeto [83] EPA “Educar para Prevenir e Agir
Projeto [82] Gabinete de Apoio - RCA
Relacionadas
Projeto Gabinete de Apoio - RCA
Atividade XXXIX Olimpíadas de Matemática
Atividade Campeonato de Cálculo Mental "Jogo do 24"
Atividade Geometria Divertida



Plano Anual Atividades

A Scorebiz utiliza Cookies de modo a proporcionar-lhe uma melhor experiência de navegação e aceder a todas as funcionalidades.
Para aceitar a sua utilização, continue a sua navegação.

ACEITAR