Projeto - 2023/2024
1ºCiclo
ResponsáveisOrlanda do Rosário da Costa Trindade
Estimativa de CustosSem custos
CalendárioDurante o ano letivo
P.Educativo A - Resultados e Serviço Educativo- 01A - Melhorar o sucesso escolar
- 03A - Articular com as bibliotecas escolares
B - Liderança e Gestão- 01B - Promover a satisfação dos Stakeholders internos
C - Sustentabilidade e Comunidade- 01C - Valorizar o Agrupamento e a nossa Comunidade através de projetos, parcerias e certificações
Local de RealizaçãoSala de aula
Dia e HoraQuinzenalmente, 4ª feiras, das 10.00h às 10.30h
Alunos
Ciclo de Ensino1ºCiclo
Turma1.º/2.ºPOR - Ensino Regular de EB da Portela
EscolaEB da Portela
Outro
Português
TerritorializaçãoEscola
Áreas de Competência do Perfil dos AlunosDesenvolvimento Pessoal e Autonomia
Informação e Comunicação
Linguagens e Textos
Pensamento Crítico e Pensamento Criativo
Leitura
Resolução do Concelho de Ministros nº 90/2021
Não aplicável
Adquirir e desenvolver estratégias de escuta ativa com vista a reter informação essencial, a desenvolver a compreensão, e a produzir enunciados orais em contextos específicos.
Desenvolver e consolidar a capacidade de leitura de textos escritos, de diferentes géneros e com diferentes temas e intencionalidades comunicativas.
Leitura, registos
Não aplicável
livros, textos criados pelos alunos e outros e folha de registo
Gosto pela leitura
Pretende-se dar continuidade ao projeto iniciado há dois anos no qual os alunos do segundo ano (porque já sabem ler) fazem a leitura de histórias, textos, poemas escolhidos pelos mesmos. Os restantes alunos ouvem e avaliam vários parâmetros relacionados com a história /texto escolhido, tipo de leitura, clareza/articulação, velocidade leitora, entre outras e preenchem folha de registo. Esta atividade tem uma periodicidade quinzenal. À medida que os alunos do primeiro ano vão adquirindo as competências da leitura vão tendo uma participação mais ativa no projeto.
Aprovado A quinta, 28 de setembro de 2023
C.PedagógicoAprovado A terça, 03 de outubro de 2023
RealizaçãoPendente