Clube / Modalidade - 2023/2024
Diretor
Agrupamento de Escolas de Silves
Escola Segura - GNR
Ext - Bombeiros Voluntários de Silves
Serviços Municipais da Proteção Civil
zz Outros
ResponsáveisTito Romeu Gomes de Sousa Maia Mendes
Estimativa de CustosSem custos
CalendárioDurante o ano letivo
Articulação1ºCiclo
Pré-Escolar
P.Educativo A - Resultados e Serviço Educativo- 01A - Melhorar o sucesso escolar
C - Sustentabilidade e Comunidade- 01C - Valorizar o Agrupamento e a nossa Comunidade através de projetos, parcerias e certificações
- 02C - Promover Hábitos de Cidadania Ativa, Educação para a Saúde e Ambiente
Local de RealizaçãoAgrupamento de Escolas de Silves
Dia e HoraA estabelecer em cada escola em horário próprio sempre que possível ou em contexto curric sala aula
Alunos
Ciclo de Ensino1ºCiclo
Pré-Escolar
Turma3.ºA-JD - Ensino Regular de EB João de Deus - São Bartolomeu de Messines (JD)
3.ºB-JD - Ensino Regular de EB João de Deus - São Bartolomeu de Messines (JD)
4.ºA-JD - Ensino Regular de EB João de Deus - São Bartolomeu de Messines (JD)
4.ºB-JD - Ensino Regular de EB João de Deus - São Bartolomeu de Messines (JD)
4.ºC-JD - Ensino Regular de EB João de Deus - São Bartolomeu de Messines (JD)
1.º/2.ºAMR - Ensino Regular de EB de Amorosa
3.º/4.ºAMR - Ensino Regular de EB de Amorosa
1.º/2.ºPOR - Ensino Regular de EB da Portela
3.º/4.ºPOR - Ensino Regular de EB da Portela
1.ºD-SLV - Ensino Regular de EB Nº1 de Silves
1.º/2.ºA-SLV - Ensino Regular de EB Nº1 de Silves
1.º/2.ºB-SLV - Ensino Regular de EB Nº1 de Silves
1.º/2.ºC-SLV - Ensino Regular de EB Nº1 de Silves
2.ºA-SLV - Ensino Regular de EB Nº1 de Silves
2.ºB-SLV - Ensino Regular de EB Nº1 de Silves
2.ºC-SLV - Ensino Regular de EB Nº1 de Silves
2.ºD-SLV - Ensino Regular de EB Nº1 de Silves
3.ºA-SLV - Ensino Regular de EB Nº1 de Silves
3.ºB-SLV - Ensino Regular de EB Nº1 de Silves
3.ºC-SLV - Ensino Regular de EB Nº1 de Silves
3.ºD-SLV - Ensino Regular de EB Nº1 de Silves
4.ºA-SLV - Ensino Regular de EB Nº1 de Silves
4.ºB-SLV - Ensino Regular de EB Nº1 de Silves
4.ºC-SLV - Ensino Regular de EB Nº1 de Silves
4.ºD-SLV - Ensino Regular de EB Nº1 de Silves
1.º/2.ºSMS - Ensino Regular de EB São Marcos da Serra
3.º/4.ºSMS - Ensino Regular de EB São Marcos da Serra
1.º/2.ºA-SBM - Ensino Regular de EB São Bartolomeu de Messines
1.º/2.ºB-SBM - Ensino Regular de EB São Bartolomeu de Messines
2.ºA-SBM - Ensino Regular de EB São Bartolomeu de Messines
2.ºB-SBM - Ensino Regular de EB São Bartolomeu de Messines
JIºA-SLV - Ensino Regular de JI de Silves nº1
JIºB-SLV - Ensino Regular de JI de Silves nº1
JIºC-SLV - Ensino Regular de JI de Silves nº1
JIºA-SBM - Ensino Regular de JI São Bartolomeu de Messines
JIºB-SBM - Ensino Regular de JI São Bartolomeu de Messines
JIºC-SBM - Ensino Regular de JI São Bartolomeu de Messines
JIºSMS - Ensino Regular de JI São Marcos da Serra
1.ºENX - Ensino Regular de EB Nº2 de Silves
2.ºENX - Ensino Regular de EB Nº2 de Silves
2.º/3ºENX - Ensino Regular de EB Nº2 de Silves
3.º/4.ºENX - Ensino Regular de EB Nº2 de Silves
4.ºENX - Ensino Regular de EB Nº2 de Silves
JIºA-ENX - Ensino Regular de JI de Silves nº2
JIºB-ENX - Ensino Regular de JI de Silves nº2
EscolaEB da Portela
EB de Amorosa
EB Nº1 de Silves
EB Nº2 de Silves
EB São Bartolomeu de Messines
EB São Marcos da Serra
JI de Silves nº1
JI de Silves nº2
JI São Bartolomeu de Messines
JI São Marcos da Serra
Cidadania e Desenvolvimento
Outro
Áreas de Competência do Perfil dos AlunosBem-Estar Saúde e Ambiente
Desenvolvimento Pessoal e Autonomia
Informação e Comunicação
O projeto “Clube da Proteção Civil” encontra-se inscrito no chamado programa de
sensibilização pública da ANEPC. Educar para a segurança é educar para a prevenção.
A educação para a prevenção permite colocar o aluno na posição de ator. Embora
disponível para aceitar informação, deve também tomar iniciativas para a obter,
pesquisar e participar. A prevenção começa pela noção de risco e obtêm-se através de
vivências próprias ou da cultura de grupo em que cada um se insere. Os alunos
adquirem esta noção a partir do conhecimento do território e dos espaços em que
vivem, e é a interiorização da noção de risco local que lhes permitirá um
comportamento adequado e responsável face a eventuais ocorrências.
A temática da segurança na Escola deve ser tido em conta por todos os membros da
comunidade educativa, envolvendo os alunos em especial. De realçar que deverá
haver com agentes externos envolvidos, nomeadamente, os Serviços Municipais de
Proteção Civil, Bombeiros, INEM e GNR, uma forte articulação.
É fundamental adquirir um conhecimento e informação nesta matéria da Segurança,
bem como desenvolver uma cultura de segurança, nomeadamente procedimentos e
comportamentos e seguindo as medidas de prevenção consideradas necessárias.
A temática da segurança integra o Projeto Educativo bem como o Regulamento Interno
do Agrupamento, tendo em vista uma melhor sensibilização de todos e contribuir para
desenvolver um comportamento coletivo de segurança.
Informar a população escolar sobre os riscos coletivos;
Envolver a comunidade educativa na construção de uma cultura de segurança;
Educar para a prevenção e minimização de riscos;
Promover uma cidadania ativa e participante;
Promover uma relação interativa e de proximidade com a comunidade local;
Sensibilizar alunos para a proteção civil;
Conhecer protagonistas e intervenientes;
Identificar riscos naturais, tecnológicos e mistos;
Adquirir hábitos de segurança;
Desenvolver competências no âmbito da proteção civil;
Promover atitudes e comportamentos adequados em situações de emergência;
Construir comunidades mais resilientes;
Alguns exemplos de atividades
- Elaboração de painéis para exposição no estabelecimento de ensino, no caso
de agrupamentos de escolas;
- Produção de informação em diferentes suportes (papel, cartão, digital, etc.);
- Criação de atividades lúdicas como palavras cruzadas, sopas de letras, labirintos, puzzles;
- Reprodução de Plantas de Emergência;
- Realização de inquéritos sobre condições de segurança na escola e/ou comunidade local.
- Organização de uma área audiovisual sobre Proteção Civil no Centro de Recursos / Biblioteca
da escola.
- Organização de palestras realizadas por agentes de proteção civil ou instituições parceiras da
comunidade local, Câmara Municipal e ANPC/CDOS, quer no âmbito da comemoração de efemérides, quer no contexto das ações temáticas definidas pela escola no âmbito do plano anual de atividades.
- Conceção e dinamização de sessões de sensibilização com pais e encarregados de
educação.
Planificação e organização da comemoração de efemérides , com destaque para o Dia Internacional da Proteção Civil (1 de março) e o Dia Internacional para a Redução do Risco de
Catástrofes (13 de outubro) entre outras
-Gincana/”Peddy Paper” da Segurança
Elaboração de conteúdos de proteção civil envolvendo alunos da escola ou do agrupamento de escolas e respetiva planificação, organização e estruturação das atividades. Distribuição de tarefas de acompanhamento e apoio entre os membros do Clube de Proteção Civil.
Temas (exemplos):
– Proteção Civil;
– Risco Sísmico;
– Risco de Inundação;
– Risco de Incêndio florestal;
– Risco de Acidente Industrial;
– Risco Acidentes em Escola/Casa.
- Semana Temáticas
Organização de palestras, exposições temáticas, visionamento de filmes, atividades lúdicas,
ateliers e oficinas, preferencialmente com o apoio de entidades e organismos parceiros da
comunidade local.
- Percursos de Segurança
Identificação e divulgação de percursos de segurança na escola, entre os membros do Clube e a comunidade educativa;
Criação de uma bolsa de voluntários da comunidade local para o acompanhamento das
crianças nos percursos de segurança.
- Site do clube
Concepção de separador da página da escola do Clube de Proteção Civil.
- Organização de visitas de estudo a organismos locais ou nacionais, Instituições e empresas, no âmbito das temáticas abordadas pelo clube.
-Realização e participação em exercícios e simulacros no âmbito dos cenários de acidente previstos nas Medidas de Autoproteção;
- Participação no exercício nacional “A Terra Treme”.
- Organização de oficinas de sensibilização no âmbito da primeira intervenção em caso de acidente ou catástrofe, como socorrismo ou manipulação de extintores de incêndio, com o apoio de instituições locais (centro de saúde, corpos de bombeiros, Cruz Vermelha, etc.);
- Desenvolvimento de oficina de expressão dramática sobre temas de proteção civil;
- Criação do logótipo do clube;
- Produção da bandeira do Clube;
- Produção de cartaz com as regras de segurança a respeitar por toda a comunidade educativa;
- Produção de maquetas;
- Dinamização e elaboração de propostas de plano de emergência familiar.
- Criação e manutenção de um jornal de parede com recortes de imprensa relacionados com a
temática da segurança e as atividades desenvolvidas pelo Clube de Proteção Civil.
Proteção Civil Municipal
Bombeiros Silves e Messines
GNR
Recursos materiais existentes na escola e possibilidade de articulação dos recursos
possíveis da ANPC/CDOS, da Câmara Municipal e Serviços Municipais da Proteção Civil,
e demais parceiros da comunidade
Enquadrado nas finalidades e objetivos do Clube de Proteção Civil, importa garantir
que as crianças e alunos adquiram um conjunto de competências importantes, que as
tornarão cidadãos melhor informados e intervenientes mais integros no seio das
comunidades locais, em particular, e na sociedade em geral.
saber pedir ajuda;
saber o número europeu de emergência 112;
saber a sua morada;
conhecer o conteúdo de um “Kit de emergência”;
reconhecer sinalética de segurança;
conhecer os Agentes de Proteção Civil;
percecionar os perigos;
aplicar comportamentos de autoproteção.
Aprovado A sábado, 14 de outubro de 2023
C.PedagógicoAprovado A terça, 24 de outubro de 2023
RealizaçãoPendente