Projeto - 2023/2024
Escola Promotora de Saúde (EPS)
ResponsáveisAna Isabel Ferreira Rodrigues
Emília Maria Guerreiro Martins
Estimativa de CustosSem custos
CalendárioDurante o ano letivo
ArticulaçãoEscola Promotora de Saúde (EPS)
P.Educativo A - Resultados e Serviço Educativo- 01A - Melhorar o sucesso escolar
B - Liderança e Gestão- 01B - Promover a satisfação dos Stakeholders internos
- 02B - Promover a satisfação dos Stakeholders externos
C - Sustentabilidade e Comunidade- 01C - Valorizar o Agrupamento e a nossa Comunidade através de projetos, parcerias e certificações
- 02C - Promover Hábitos de Cidadania Ativa, Educação para a Saúde e Ambiente
Local de RealizaçãoEscola Dr. Garcia Domingues
Dia e HoraVer observações
Alunos
Pessoal Docente
Pessoal Não Docente
Ciclo de Ensino2ºCiclo
3ºCiclo
EscolaEB Dr. Garcia Domingues (GD)
Outro
TerritorializaçãoEscola
Áreas de Competência do Perfil dos AlunosSaber Científico Técnico e Tecnológico
Relacionamento Interpessoal
Raciocínio e Resolução de Problemas
Informação e Comunicação
Desenvolvimento Pessoal e Autonomia
Consciência e Domínio do Corpo
Bem-Estar Saúde e Ambiente
Este projeto surge no âmbito do Projeto “Promoção e Educação para a Saúde”, onde a temática da sexualidade surge como um dos principais temas a abordar, assim como temas relacionados com uma alimentação saudável, prevenção do consumo de
substâncias psicoativas e violência em meio escolar.
A educação para a sexualidade e para os afetos é hoje não só uma obrigação, imposta por lei, às Escolas, mas também um imperativo da formação e educação dos nossos alunos. A sexualidade constrói-se e aprende-se porque é parte integrante do
desenvolvimento da personalidade.
Um dos pontos fortes da existência de um gabinete de atendimento a jovens numa escola reside no facto de os alunos se encontrarem no seu próprio espaço diário não precisando de se dirigir especialmente a lugar nenhum para falar dos seus problemas.
Ser o professor, o técnico de atendimento, revela-se um fator facilitador uma vez que é alguém a quem habitual e diariamente os alunos recorrem para conversar e tirar dúvidas. Sendo os professores bons comunicadores, conversar com os jovens e ouvir
os seus problemas é uma tarefa comum no desempenho das suas funções, que se vem a refletir de extrema utilidade e importância num trabalho de atendimento. Por vezes só saber ouvir.
Lei nº 3/84 de Março (artigo 1º e 2º); Lei nº 46/86, de 14 de Outubro (LBSE); Despachos conjuntos n.º 271/98, de 23 de Março e n.º 734/2000, de de Julho; Lei nº 120/99, de 11 de Agosto (artigo 2º e 3º); Decreto-lei n.º 6/2001, de 6 de Janeiro - Revisão curricular
do Ensino Básico; Decreto-lei n.º 208/2002, de 17 de Outubro - Lei orgânica do ME (artigo 2º); Despacho interno - Secretaria de estado da educação, de 27 de Setembro de 2006; Despacho n.º 2506/2007 - designação do Coordenador de Educação para a
Saúde (artigo 1º). Saúde - Lei n. 48/90, de 24 de Agosto - Lei de Bases da Saúde.
O período da adolescência é por natureza um período de incertezas e dúvidas, no qual os jovens vão construindo a sua personalidade. Pretende-se que este espaço possa ser uma mais valia no esclarecimento, ajuda, e sensibilização de eventuais preocupações e dúvidas que possam surgir nos jovens.
Promover a discussão saudável sobre as dúvidas dos adolescentes.
Fomentar a educação para a sexualidade.
Reconhecer a importância dos afetos e sentimentos pessoais.
Sensibilizar os alunos para a aprendizagem pedagógica do tema.
Ensinar e corrigir ideias e conceitos relacionados com as várias dimensões da sexualidade.
Conhecer a sexualidade, como forma de crescimento.
Refletir sobre valores, atitudes e aprendizagens relativamente à sexualidade.
Relacionar as questões da sexualidade com os valores.
Adotar comportamentos saudáveis e afetivos sobre as várias vertentes do tema.
Motivar os alunos para uma aprendizagem destes temas de forma esclarecedora, em ambiente descontraído e adequado à juventude em meio escolar.
Aprofundar conhecimentos no domínio da Saúde Sexual e Reprodutiva, aplicáveis à Educação Sexual em Meio Escolar.
Apoiar qualquer aluno que manifeste necessidade de ajuda/intervenção/esclarecimento/encaminhamento (atendimento anónimo /personalizado).
Desenvolver a capacidade de tomar decisões e de recusar comportamentos não desejados.
Sensibilizar para a prevenção de comportamentos de risco.
Sensibilizar os alunos para os problemas sociais inerentes aos comportamentos de risco.
Compreender a importância do planeamento familiar na prevenção de gravidezes e na transmissão de infecções sexualmente transmissíveis.
Sensibilizar os alunos para determinados temas/problemas com a comemoração de algumas datas.
Atendimento e aconselhamento de alunos;
Atendimento anónimo e personalizado.
Centro de Saúde de Silves.
Material consumível: papel; cartolinas; …
- Crédito de fotocópias
Atendimento anónimo e personalizado.
3ª feira - 10:25-11:15 - Profesora Ana Rodrigues
5ª feira - 10:25- 12:15 - Professora Emília Martins
Aprovado A sexta, 13 de outubro de 2023
C.PedagógicoAprovado A terça, 24 de outubro de 2023
RealizaçãoPendente