GD - Gabinete do Aluno

Projeto - 2023/2024

Projeto
Hierarquia

Escola Promotora de Saúde (EPS)

 
Responsáveis

Ana Isabel Ferreira Rodrigues

Emília Maria Guerreiro Martins

Estimativa de Custos

Sem custos

Calendário

Durante o ano letivo

Articulação

Escola Promotora de Saúde (EPS)

P.Educativo A - Resultados e Serviço Educativo

 - 01A - Melhorar o sucesso escolar

B - Liderança e Gestão

 - 01B - Promover a satisfação dos Stakeholders internos

 - 02B - Promover a satisfação dos Stakeholders externos

C - Sustentabilidade e Comunidade

 - 01C - Valorizar o Agrupamento e a nossa Comunidade através de projetos, parcerias e certificações

 - 02C - Promover Hábitos de Cidadania Ativa, Educação para a Saúde e Ambiente

Local de Realização

Escola Dr. Garcia Domingues

Dia e Hora

Ver observações

Intervenientes
Destinatários

Alunos

Pessoal Docente

Pessoal Não Docente

Ciclo de Ensino

2ºCiclo

3ºCiclo

Escola

EB Dr. Garcia Domingues (GD)

Enquadramento
Área Curricular

Outro

Territorialização

Escola

Áreas de Competência do Perfil dos Alunos

Saber Científico Técnico e Tecnológico

Relacionamento Interpessoal

Raciocínio e Resolução de Problemas

Informação e Comunicação

Desenvolvimento Pessoal e Autonomia

Consciência e Domínio do Corpo

Bem-Estar Saúde e Ambiente

Projeto
Temática

Este projeto surge no âmbito do Projeto “Promoção e Educação para a Saúde”, onde a temática da sexualidade surge como um dos principais temas a abordar, assim como temas relacionados com uma alimentação saudável, prevenção do consumo de
substâncias psicoativas e violência em meio escolar.
A educação para a sexualidade e para os afetos é hoje não só uma obrigação, imposta por lei, às Escolas, mas também um imperativo da formação e educação dos nossos alunos. A sexualidade constrói-se e aprende-se porque é parte integrante do
desenvolvimento da personalidade.
Um dos pontos fortes da existência de um gabinete de atendimento a jovens numa escola reside no facto de os alunos se encontrarem no seu próprio espaço diário não precisando de se dirigir especialmente a lugar nenhum para falar dos seus problemas.
Ser o professor, o técnico de atendimento, revela-se um fator facilitador uma vez que é alguém a quem habitual e diariamente os alunos recorrem para conversar e tirar dúvidas. Sendo os professores bons comunicadores, conversar com os jovens e ouvir
os seus problemas é uma tarefa comum no desempenho das suas funções, que se vem a refletir de extrema utilidade e importância num trabalho de atendimento. Por vezes só saber ouvir.

Legislação de Suporte

Lei nº 3/84 de Março (artigo 1º e 2º); Lei nº 46/86, de 14 de Outubro (LBSE); Despachos conjuntos n.º 271/98, de 23 de Março e n.º 734/2000, de de Julho; Lei nº 120/99, de 11 de Agosto (artigo 2º e 3º); Decreto-lei n.º 6/2001, de 6 de Janeiro - Revisão curricular
do Ensino Básico; Decreto-lei n.º 208/2002, de 17 de Outubro - Lei orgânica do ME (artigo 2º); Despacho interno - Secretaria de estado da educação, de 27 de Setembro de 2006; Despacho n.º 2506/2007 - designação do Coordenador de Educação para a
Saúde (artigo 1º). Saúde - Lei n. 48/90, de 24 de Agosto - Lei de Bases da Saúde.

Problema de Partida

O período da adolescência é por natureza um período de incertezas e dúvidas, no qual os jovens vão construindo a sua personalidade. Pretende-se que este espaço possa ser uma mais valia no esclarecimento, ajuda, e sensibilização de eventuais preocupações e dúvidas que possam surgir nos jovens.

Objetivos

Promover a discussão saudável sobre as dúvidas dos adolescentes.
Fomentar a educação para a sexualidade.
Reconhecer a importância dos afetos e sentimentos pessoais.
Sensibilizar os alunos para a aprendizagem pedagógica do tema.
Ensinar e corrigir ideias e conceitos relacionados com as várias dimensões da sexualidade.
Conhecer a sexualidade, como forma de crescimento.
Refletir sobre valores, atitudes e aprendizagens relativamente à sexualidade.
Relacionar as questões da sexualidade com os valores.
Adotar comportamentos saudáveis e afetivos sobre as várias vertentes do tema.
Motivar os alunos para uma aprendizagem destes temas de forma esclarecedora, em ambiente descontraído e adequado à juventude em meio escolar.
Aprofundar conhecimentos no domínio da Saúde Sexual e Reprodutiva, aplicáveis à Educação Sexual em Meio Escolar.
Apoiar qualquer aluno que manifeste necessidade de ajuda/intervenção/esclarecimento/encaminhamento (atendimento anónimo /personalizado).
Desenvolver a capacidade de tomar decisões e de recusar comportamentos não desejados.
Sensibilizar para a prevenção de comportamentos de risco.
Sensibilizar os alunos para os problemas sociais inerentes aos comportamentos de risco.
Compreender a importância do planeamento familiar na prevenção de gravidezes e na transmissão de infecções sexualmente transmissíveis.
Sensibilizar os alunos para determinados temas/problemas com a comemoração de algumas datas.

Ações a Desenvolver

Atendimento e aconselhamento de alunos;
Atendimento anónimo e personalizado.

Parcerias

Centro de Saúde de Silves.

Recursos

Material consumível: papel; cartolinas; …
- Crédito de fotocópias

Produto

Atendimento anónimo e personalizado.

Observações
Observação

3ª feira - 10:25-11:15 - Profesora Ana Rodrigues
5ª feira - 10:25- 12:15 - Professora Emília Martins

Estado
Organização

Aprovado A sexta, 13 de outubro de 2023

C.Pedagógico

Aprovado A terça, 24 de outubro de 2023

Realização

Pendente


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