Projeto - 2023/2024
Escola Promotora de Saúde (EPS)
Câmara Municipal de Silves
ResponsáveisClaudia Elisabete Pires Reis da Fonseca
Paula Cristina da Rocha Maia
Elisabeta Reis Nascimento
Rita Freitas Cadete Nunes Coelho
Maria Margarida Coelho Pereira Fernandes
Ana Sofia Apolinario Filipe Viegas
Cristiana Patricia de Jesus Teixeira Magalhaes
Ana Filipa Rodrigues Cruz
Ana Filipa Ribeiro E Castro
Diana Raquel Pimenta de Moura
Lívia Perpétua Rocha Vieira
Maria da Conceição Figueiredo Mascarenhas Dionísio
Joana Rita De Brito Limpo Serra Braz Mendes
Sandra Vicente Nunes
Estimativa de Custos50,00€
CalendárioDurante o ano letivo
Articulação1ºCiclo
Diretor > Coordenadores de Estabelecimento
Escola Promotora de Saúde (EPS)
P.Educativo A - Resultados e Serviço Educativo- 01A - Melhorar o sucesso escolar
- 02A - Promover a disciplina
B - Liderança e Gestão- 04B - Promover a articulação dos currículos
C - Sustentabilidade e Comunidade- 02C - Promover Hábitos de Cidadania Ativa, Educação para a Saúde e Ambiente
Local de RealizaçãoEB1 Silves n.º 1
Dia e HoraCada turma planificará de acordo com o trabalho necessário a fazer.
Alunos
Comunidade Envolvente
Ciclo de Ensino1ºCiclo
Turma1.º/2.ºA-SLV - Ensino Regular de EB Nº1 de Silves
1.º/2.ºB-SLV - Ensino Regular de EB Nº1 de Silves
1.º/2.ºC-SLV - Ensino Regular de EB Nº1 de Silves
2.ºA-SLV - Ensino Regular de EB Nº1 de Silves
2.ºB-SLV - Ensino Regular de EB Nº1 de Silves
2.ºC-SLV - Ensino Regular de EB Nº1 de Silves
2.ºD-SLV - Ensino Regular de EB Nº1 de Silves
3.ºA-SLV - Ensino Regular de EB Nº1 de Silves
3.ºB-SLV - Ensino Regular de EB Nº1 de Silves
3.ºC-SLV - Ensino Regular de EB Nº1 de Silves
3.ºD-SLV - Ensino Regular de EB Nº1 de Silves
4.ºA-SLV - Ensino Regular de EB Nº1 de Silves
4.ºB-SLV - Ensino Regular de EB Nº1 de Silves
4.ºC-SLV - Ensino Regular de EB Nº1 de Silves
4.ºD-SLV - Ensino Regular de EB Nº1 de Silves
EscolaEB Nº1 de Silves
Cidadania e Desenvolvimento
Estudo do Meio
Português
Expressão Plástica, Corporal, Dramática e Musical
TerritorializaçãoEscola
Local
Áreas de Competência do Perfil dos AlunosBem-Estar Saúde e Ambiente
Informação e Comunicação
Linguagens e Textos
Raciocínio e Resolução de Problemas
Saber Científico Técnico e Tecnológico
Sensibilidade Estética e Artística
A alimentação.
Educação para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: Objetivos de aprendizagem, UNESCO, 2017;Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória com as Aprendizagens Essenciais; [Decreto-Lei 139/ 2012, de 5 de julho]-Decreto Lei 54/2018.
A EB1n.º1 de Silves tem um espaço destinado a uma horta pedagógica, que importa valorizar e rentabilizar. Atendendo a que o contacto com a Natureza é importante para o desenvolvimento do ser humano e que não se aprende apenas na sala de aula, mas em todos os espaços da escola, a horta poderá constituir-se como um espaço rico de interações e aprendizagens.
O desenvolvimento deste projeto pretende, por um lado, dar resposta ao desconhecimento das crianças relativamente à origem dos produtos hortícolas que fazem parte da sua alimentação e por outro estimular a natural curiosidade infantil pelos fenómenos naturais, assim como sensibilizar para a degradação do meio, a consequente extinção de espécies vegetais e a destruição do meio ambiente de uma forma geral.
Com este projeto pretende-se que as crianças tenham a oportunidade de contactar diretamente com a terra, com as sementes e com as plantas, fazendo observações, registos e pesquisa, que facilitem a aquisição de novos conhecimentos acerca da origem, do crescimento, da constituição e da importância das plantas para todos os seres vivos.
Implementar a Horta Escolar, de forma interdisciplinar e vivenciada, onde a Natureza possa ser compreendida como um todo dinâmico, e o Ser Humano como parte integrante e agente de transformação do ambiente em que vive;
- Implementar práticas sustentáveis na escola;
- Vivenciar situações de aprendizagem significativa e de interações que propiciem a inclusão;
- Despertar o interesse por uma alimentação saudável;
- Desenvolver o gosto pelas atividades agrícolas;
- Sensibilizar para as atividades rurais e para as questões ambientais, promovendo a adoção de atitudes de respeito e de cuidado;
- Sensibilizar os alunos para os aspetos estéticos e úteis do ambiente;
- Fomentar o respeito pela vida e pela Natureza;
-Integrar uma perspetiva transdisciplinar com o Estudo do Meio e as outras disciplinas;
-Promover o respeito pelos espaços verdes e ajardinados;
- Avaliar a importância das plantas para os seres vivos;
- Enriquecer o vocabulário;
- Desenvolver capacidades de atenção, observação, análise e registo;
- Estimular o trabalho em grupo e as atitudes de cooperação;
- Estabelecer e respeitar regras para o uso coletivo de espaços;
- Participar em atividades interpessoais e de grupo, respeitando normas, regras e critérios de atuação, de convivência e de trabalho em vários contextos;
- Manifestar sentido de responsabilidade, de flexibilidade e de respeito pelo seu trabalho e pelo dos outros;
- Criar um ambiente capaz de envolver toda a comunidade escolar.
- Realização de atividades agrícolas, de acordo com o ciclo natural (preparar da terra, semear, regar, etc.);
- Elaboração de registos relativos às observações dos ciclos vegetativos das plantas; - Estabelecimento de comparações entre os diversos ambientes e condições em que o ciclo vegetativo se processa.
Câmara Municipal de Silves
Recursos materiais: - ancinhos, enxadas, pás - /regadores - composto orgânico biológico - sachos - sementes e plantas
Os produtos da horta, de acordo com o semeado/plantado.
O projeto pretende dinamizar o espaço destinado à horta. Os custo são difíceis de quantificar nesta altura, o valor referido será para aquisição de sementes e ferramentas para trabalhar a terra.
Aprovado A terça, 10 de outubro de 2023
C.PedagógicoAprovado A terça, 24 de outubro de 2023
Projeto aprovado.
A requisição da verba (50 euros) deve ser efetuada na secretaria.
Pendente