Projeto - 2023/2024
Escola Promotora de Saúde (EPS)
Equipa de Saúde Escolar (Centro de Saúde de Silves)
ResponsáveisIsabel Cristina dos Santos Alface
Jorge Manuel Cintra Conceição André
Estimativa de CustosSem custos
CalendárioDurante o ano letivo
ArticulaçãoEscola Promotora de Saúde (EPS)
Coordenação de Projetos
P.Educativo A - Resultados e Serviço Educativo- 07A - Garantir os procedimentos para uma Educação Inclusiva
C - Sustentabilidade e Comunidade- 01C - Valorizar o Agrupamento e a nossa Comunidade através de projetos, parcerias e certificações
- 02C - Promover Hábitos de Cidadania Ativa, Educação para a Saúde e Ambiente
Local de RealizaçãoEscola EB João de Deus
Dia e Hora---
Alunos
Comunidade Envolvente
Encarregados de Educação/Pais
Pessoal Docente
Pessoal Não Docente
Ciclo de Ensino2ºCiclo
3ºCiclo
Curso de Educação e Formação
Turma5.ºA-JD - Ensino Regular de EB João de Deus - São Bartolomeu de Messines (JD)
5.ºB-JD - Ensino Regular de EB João de Deus - São Bartolomeu de Messines (JD)
5.ºC-JD - Ensino Regular de EB João de Deus - São Bartolomeu de Messines (JD)
5.ºD-JD - Ensino Regular de EB João de Deus - São Bartolomeu de Messines (JD)
6.ºA-JD - Ensino Regular de EB João de Deus - São Bartolomeu de Messines (JD)
6.ºB-JD - Ensino Regular de EB João de Deus - São Bartolomeu de Messines (JD)
6.ºC-JD - Ensino Regular de EB João de Deus - São Bartolomeu de Messines (JD)
6.ºD-JD - Ensino Regular de EB João de Deus - São Bartolomeu de Messines (JD)
6.ºE-JD - Ensino Regular de EB João de Deus - São Bartolomeu de Messines (JD)
7.ºA-JD - Ensino Regular de EB João de Deus - São Bartolomeu de Messines (JD)
7.ºB-JD - Ensino Regular de EB João de Deus - São Bartolomeu de Messines (JD)
7.ºC-JD - Ensino Regular de EB João de Deus - São Bartolomeu de Messines (JD)
7.ºD-JD - Ensino Regular de EB João de Deus - São Bartolomeu de Messines (JD)
7.ºE-JD - Ensino Regular de EB João de Deus - São Bartolomeu de Messines (JD)
8.ºA-JD - Ensino Regular de EB João de Deus - São Bartolomeu de Messines (JD)
8.ºB-JD - Ensino Regular de EB João de Deus - São Bartolomeu de Messines (JD)
8.ºC-JD - Ensino Regular de EB João de Deus - São Bartolomeu de Messines (JD)
9.ºA-JD - Ensino Regular de EB João de Deus - São Bartolomeu de Messines (JD)
9.ºB-JD - Ensino Regular de EB João de Deus - São Bartolomeu de Messines (JD)
9.ºC-JD - Ensino Regular de EB João de Deus - São Bartolomeu de Messines (JD)
9.ºD-JD - Ensino Regular de EB João de Deus - São Bartolomeu de Messines (JD)
CEF - 2.ºRB-JD - Ensino Regular de EB João de Deus - São Bartolomeu de Messines (JD)
EscolaEB João de Deus - São Bartolomeu de Messines (JD)
+Saber
Cidadania e Desenvolvimento
Oficina E-STEAM
Ciências Naturais
TerritorializaçãoAgrupamento
Escola
Local
Regional
Áreas de Competência do Perfil dos AlunosBem-Estar Saúde e Ambiente
Consciência e Domínio do Corpo
Desenvolvimento Pessoal e Autonomia
Raciocínio e Resolução de Problemas
Relacionamento Interpessoal
Este projeto surge no âmbito do Projeto “Promoção e Educação para a Saúde”, onde a temática da sexualidade surge como um dos principais temas a abordar, assim como temas relacionados com uma alimentação saudável, prevenção do consumo de substâncias psicoativas e violência em meio escolar.
A educação para a sexualidade e para os afetos é hoje não só uma obrigação, imposta por lei, às Escolas, mas também um imperativo da formação e educação dos nossos alunos. A sexualidade constrói-se e aprende-se porque é parte integrante do desenvolvimento da personalidade.
Um dos pontos fortes da existência de um gabinete de atendimento a jovens numa escola reside no facto de os alunos se encontrarem no seu próprio espaço diário não precisando de se dirigir especialmente a lugar nenhum para falar dos seus problemas.
Ser o professor, o técnico de atendimento, revela-se um fator facilitador uma vez que é alguém a quem habitual e diariamente os alunos recorrem para conversar e tirar dúvidas. Sendo os professores bons comunicadores, conversar com os jovens e ouvir os seus problemas é uma tarefa comum no desempenho das suas funções, que se vem a refletir de extrema utilidade e importância num trabalho de atendimento. Por vezes só saber ouvir resolve em parte alguns problemas de insegurança, incompreensão e falta de apoio.
Lei nº 3/84 de Março (artigo 1º e 2º); Lei nº 46/86, de 14 de Outubro (LBSE); Despachos conjuntos n.º 271/98, de 23 de Março e n.º 734/2000, de de Julho; Lei nº 120/99, de 11 de Agosto (artigo 2º e 3º); Decreto-lei n.º 6/2001, de 6 de Janeiro - Revisão curricular do Ensino Básico; Decreto-lei n.º 208/2002, de 17 de Outubro - Lei orgânica do ME (artigo 2º); Despacho interno - Secretaria de estado da educação, de 27 de Setembro de 2006; Despacho n.º 2506/2007 - designação do Coordenador de Educação para a Saúde (artigo 1º).
Saúde - Lei n. 48/90, de 24 de Agosto - Lei de Bases da Saúde.
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Promover a discussão saudável sobre as dúvidas dos adolescentes.
Fomentar a educação para a sexualidade.
Reconhecer a importância dos afetos e sentimentos pessoais.
Sensibilizar os alunos para a aprendizagem pedagógica do tema.
Ensinar e corrigir ideias e conceitos relacionados com as várias dimensões da sexualidade.
Conhecer a sexualidade, como forma de crescimento.
Refletir sobre valores, atitudes e aprendizagens relativamente à sexualidade.
Relacionar as questões da sexualidade com os valores.
Adotar comportamentos saudáveis e afetivos sobre as várias vertentes do tema.
Motivar os alunos para uma aprendizagem destes temas de forma esclarecedora, em ambiente descontraído e adequado à juventude em meio escolar.
Aprofundar conhecimentos no domínio da Saúde Sexual e Reprodutiva, aplicáveis à Educação Sexual em Meio Escolar.
Apoiar qualquer aluno que manifeste necessidade de ajuda/intervenção/ /esclarecimento/encaminhamento (atendimento anónimo /personalizado).
Desenvolver a capacidade de tomar decisões e de recusar comportamentos não desejados.
Sensibilizar para a prevenção de comportamentos de risco.
Sensibilizar os alunos para os problemas sociais inerentes aos comportamentos de risco.
Compreender a importância do planeamento familiar na prevenção de gravidezes e na transmissão de infecções sexualmente transmissíveis.
Sensibilizar os alunos para determinados temas/problemas com a comemoração de algumas datas.
Atendimento e aconselhamento de alunos;
Dinamização de colóquios e ou ações de sensibilização;
- Caixa de questões.
- Dinamização de ações de sensibilização.
- Atendimento anónimo e personalizado.
Centro de Saúde de Silves
Material consumível: papel; cartolinas; …
- Crédito de fotocópias
- Atendimento anónimo e personalizado
Aprovado A sábado, 07 de outubro de 2023
C.PedagógicoAprovado A terça, 24 de outubro de 2023
RealizaçãoPendente