Projeto - 2023/2024
Diretor
ResponsáveisLudmila Sofia Varela Guerreiro Susana
Estimativa de CustosSem custos
CalendárioDurante o ano letivo
Articulação1ºCiclo
Biblioteca Escolar
C.E.F.s/Vocacionais/Profissionais
Cidadania e Desenvolvimento/+Saber
Ciências Sociais e Humanas
Conselho Geral
Coordenação de Projetos
Coordenação Ensino de Adultos
Diretor
Diretor de Turma
Educação Especial
Equipa PTE
Escola Promotora de Saúde (EPS)
Expressões
Línguas
Matemática e Ciências Experimentais
Oficina E-STEAM
PADDE
Pré-Escolar
QUALIFICA
Serviço de Psicologia e Orientação (SPO)
P.Educativo A - Resultados e Serviço Educativo- 01A - Melhorar o sucesso escolar
- 02A - Promover a disciplina
- 03A - Articular com as bibliotecas escolares
- 07A - Garantir os procedimentos para uma Educação Inclusiva
B - Liderança e Gestão- 01B - Promover a satisfação dos Stakeholders internos
- 02B - Promover a satisfação dos Stakeholders externos
- 03B - Melhorar a organização e a comunicação interna e externa no agrupamento, usando o digital.
- 04B - Promover a articulação dos currículos
- 05B - Envolver a comunidade no processo ensino-aprendizagem
- 06B - Garantir os procedimentos administrativos para uma gestão financeira rigorosa e transparente
- 07B - Elaborar os documentos estruturantes para a gestão financeira no Agrupamento
C - Sustentabilidade e Comunidade- 01C - Valorizar o Agrupamento e a nossa Comunidade através de projetos, parcerias e certificações
Local de RealizaçãoAgrupamento de Escolas de Silves
Dia e Hora--
Alunos
Comunidade Envolvente
Encarregados de Educação/Pais
Pessoal Docente
Pessoal Não Docente
Ciclo de Ensino1ºCiclo
2ºCiclo
3ºCiclo
Curso de Educação e Formação
Curso Vocacional
Educação e Formação de Adultos
Ensino Noturno
Pré-Escolar
Profissional
Secundário
EscolaEB da Portela
EB de Amorosa
EB Dr. Garcia Domingues (GD)
EB João de Deus - São Bartolomeu de Messines (JD)
EB Nº1 de Silves
EB Nº2 de Silves
EB São Bartolomeu de Messines
EB São Marcos da Serra
Escola Secundária de Silves (ESS)
JI de Silves nº1
JI de Silves nº2
JI São Bartolomeu de Messines
JI São Marcos da Serra
Informática
Outro
TerritorializaçãoAgrupamento
Escola
Nacional
Áreas de Competência do Perfil dos AlunosInformação e Comunicação
Linguagens e Textos
Pensamento Crítico e Pensamento Criativo
Raciocínio e Resolução de Problemas
Saber Científico Técnico e Tecnológico
Visão
Dotar cada Escola do AES com infraestruturas e equipamentos digitais de forma crítica, rentabilizando ao máximo os recursos físicos e humanos, aliado a uma formação de docentes contextualizada e associada à partilha de experiências pedagógicas e à adesão a projetos digitais, permitirá uma política de recurso ao digital em contexto de ensino aprendizagem, promovendo assim a sua utilização na preparação e organização das atividades, no processo de ensino e de avaliação dos alunos e na reflexão sobre os resultados alcançados.
Plano de Ação Para a Transição Digital
Resolução de Conselho de Ministros n.º30/2020
Modernizar digitalmente o AES ao nível da organizacional, pedagógico e tecnológico.
Recursos
- Fazer um levantamento crítico das infraestruturas e equipamentos do Digital em cada Escola para propor uma atualização dos recursos nas várias escolas em função das necessidades.
- Rentabilizar os recursos humanos e digitais existentes no AES (assistentes, professores e plataformas digitais).
- Criar espaços específicos de desenvolvimento de projetos ou atividades com um cunho profundamente digital.
- Avaliar a possibilidade do AES requerer serviços externos (ou internos) em relação à manutenção do seu parque digital (infraestruturas e equipamentos), se possível recorrendo a parcerias.
Pedagogia
- Incentivar os docentes na criação em equipa de recursos digitais para o ensino aprendizagem, incluindo a avaliação dos alunos e de processos, e proceder ao arquivo partilhado de acesso condicionado por professores, mas também por alunos e EE.
- Fomentar o uso de plataformas internas e externas de partilha e discussão de materiais didáticos, por área disciplinar.
- Criar condições/infraestruturas para que os docentes e alunos possam trazer o seu dispositivo paras as atividades escolares (política traga o seu próprio dispositivo).
- Promover a criação de disciplinas/áreas/clubes relacionados com a área da programação e da robótica.
- Rentabilizar o uso da Classroom, Moodle, Arquivo Digital e outras plataformas de apoio ao ensino.
- Promover a utilização de ambientes de aprendizagem virtuais e o uso dos manuais digitais no ensino presencial e à distância.
Formação
- Aumentar a participação dos professores em redes profissionais e em programas de desenvolvimento profissional.
- Solicitar ao Centro de Formação do AES formações que incentivem os docentes na criação e utilização de recursos digitais no ensino e na avaliação.
- Criar condições para que os Assistentes Técnicos tenham formação nas áreas específicas integradas nas áreas da utilização do digital no processo de comunicação, organização e tratamento de informações e documentos.
Organização e Liderança
- Criar uma temática digital transversal ao Projeto Educativo do AES
- Aproximar digitalmente as várias Escolas do AES.
- Promover uma maior comunicação entre Professores, Tutores, Alunos, Encarregados de Educação, Assistentes técnicos e operacionais e Comunidade Educacional e torná-la objetiva com recurso ao digital e às plataformas implementadas no AES (Inovar, SIGA/Scorebiz, Google Worksplace, Arquivo digital, Site AES, Facebook). Promover o arquivo e processamento documental digital e a secretaria digital
- Rentabilização dos serviços associados ao programa INOVAR, no que diz respeito à comunicação entre elementos da comunidade educativa, agendamento de tarefas e de reuniões e arquivo de documentos.
- Promover encontros para troca de experiências no digital com outros Agrupamento de Escolas e organizações parceiras
- Rentabilização e uniformização dos serviços associados ao sistema de cartões de controlo de entradas, carregamentos e utilização e aquisição de serviços no AES
Ver Plano de Ação Aprovado em CP 97 julho de 2022
Medidas de implementação e monitorização - disponíveis no site do AES em
https://stingy-jay-956.notion.site/A-transi-o-digital-no-Agrupamento-de-Escolas-de-Silves-j-come-ou-d4df33040a2f45eabe9a67634c823605
Câmara Municipal de Silves
Juntas de Freguesia
Universidade do Algarve – Projetos e Cursos relacionados com a utilização do Digital
Centro de Formação da Associação de Escolas de Albufeira, Lagoa e Silves
Parque Escolar
Empresas regionais ligadas ao digital
Altice
Outras instituições com boas práticas no Digital e com projetos de relevo
Parceiros nos projetos ERASMUS+ e eTwinning e em outros projetos nacionais e internacionais
Bibliotecas Escolares do AES
Estruturas Educativas Intermédias
Equipa PTE
Grupo de Informática do AES
Departamentos e Grupos Disciplinares
Turmas do Ensino Profissional com formação na área do digital e das infraestruturas
Conselho Geral do AES
Recursos digitais das Escolas
Recursos digitais disponibilizados pelo Plano Tecnológico
Recursos humandos
Formação do Centro de Formação ALS
Melhoramento digital do AES nas 3 dimensões do projeto (organizacional, pedagógica e tecnológica) e aumentar as competências digitais e a utilização do digital em contexto escolar administrativo e pedagógico
Ver plano de ação
https://stingy-jay-956.notion.site/A-transi-o-digital-no-Agrupamento-de-Escolas-de-Silves-j-come-ou-d4df33040a2f45eabe9a67634c823605
Aprovado A quinta, 09 de novembro de 2023
Projeto de Continuidade.
C.PedagógicoAprovado A terça, 21 de novembro de 2023
Projeto de continuidade.
RealizaçãoPendente