Projeto - 2023/2024
Pré-Escolar
zz Outros
ResponsáveisMaria Amália Afonso Gonçalves
Estimativa de CustosSem custos
CalendárioA partir do 2º Período
ArticulaçãoCCVnE Clube de Ciência Viva AES
P.Educativo A - Resultados e Serviço Educativo- 01A - Melhorar o sucesso escolar
- 04A - Promover atividades de complemento curricular
- 05A - Potenciar a ação do centro QUALIFICA e do CTE - Centro Tecnológico Educativo Industrial de Silves
B - Liderança e Gestão- 01B - Promover a satisfação dos Stakeholders internos
- 05B - Envolver a comunidade no processo ensino-aprendizagem
C - Sustentabilidade e Comunidade- 01C - Valorizar o Agrupamento e a nossa Comunidade através de projetos, parcerias e certificações
- 02C - Promover Hábitos de Cidadania Ativa, Educação para a Saúde e Ambiente
Local de RealizaçãoJardim de Infância Nº2 de Silves - Enxerim
Dia e HoraDurante a semana entre as 9h e as 15h.
Alunos
Encarregados de Educação/Pais
Ciclo de EnsinoPré-Escolar
TurmaJIºB-ENX - Ensino Regular de JI de Silves nº2
EscolaJI de Silves nº2
Cidadania e Desenvolvimento
Conhecimento do Mundo (JI)
Expressão e Comunicação (JI)
Formação Pessoal e Social (JI)
TerritorializaçãoEscola
Nacional
Agrupamento
Áreas de Competência do Perfil dos AlunosInformação e Comunicação
Bem-Estar Saúde e Ambiente
Linguagens e Textos
Ciências no Jardim de Infância
Despacho 9180/2016 - Homologa as orientações curriculares para a educação pré-escolar
Despacho n.o 8890/2002 - Regulamento Rede de Centros CV
Mais de 40% dos insetos polinizadores (especialmente abelhas e borboletas) estarem ameaçados de extinção a nível mundial.
As crianças não reconhecerem importância e respeito pela vida dos insetos, abelhas, etc.
Melhorar e aumentar o número de espaços na escola que promovem a biodiversidade.
Observar e estudar a diversidade de insetos polinizadores na escola.
Sensibilizar a comunidade para a Importância dos insetos polinizadores.
Construção canteiros, instalação de hotéis e outros abrigos para insetos, plantação de espécies nativas.
Identificação e contagem de insetos polinizadores, registo das observações.
Criação de folhetos e cartazes, instalação de painéis interpretativos.
Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva
Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica
Clube de Ciência Viva AESilves (CCVnE)
Fotocópias a cores
Canteiros (de madeira ou de materiais reutilizados)
· Argila expandida
· Substrato para plantas
· Plantas
· Sementes
Construção de Abrigos de Insetos
Criação de arquivos e registos de Identificação de insetos polinizadores e Coleções entomológicas da escola
Elaboração de um comunicação para sensibilizar a comunidade
O projeto irá ser apoiado no seu decorrer pelo Centro de Ciência Viva através do envio digital de orientações e recursos e promoção de ações de formação.
Etapas do projeto:
Até ao mês de março CRIAR: Melhorar e aumentar o número de espaços na escola que promovem a biodiversidade.
Nesse sentido, iremos receber um conjunto de mini-recursos que vão permitir potenciar a presença de insetos polinizadores nos pátios escolares.
Entre março e maio segue-se a etapa MONITORIZAR: Observar e estudar a diversidade de insetos polinizadores na escola.
Durante o mês de fevereiro, iremos receber os documentos necessários para dar inicio às amostragens, onde se incluem as instruções e tabelas de amostragem.
No final do ano letivo, em maio e junho, a última etapa, COMUNICAR: sensibilizar a comunidade para a importância dos insetos polinizadores.
Durante o projeto serão desenvolvidas 4 Ações de Curta Duração (ACD) exclusivas para os educadores e professores inscritos neste projeto:
- Construir um Hotel de Insetos;
- Identificação de Insetos Polinizadores;
- Coleções Entomológicas na Escola.
Aprovado A quarta, 14 de fevereiro de 2024
Pretende-se melhorar e aumentar o número de espaços na escola que promovam a biodiversidade.
Observar e estudar a diversidade de insetos polinizadores na escola.
Sensibilizadas crianças e a comunidade para a Importância dos insetos polinizadores.
Aprovado A terça, 20 de fevereiro de 2024
RealizaçãoPendente