Projeto - 2023/2024
CCVnE Clube de Ciência Viva AES
ResponsáveisMaria da Conceição Pires Ferreira
Florbela Fátima Russo Paulino dos Reis Cabrita
Eduardo José Guerreiro Estiveira Nunes da Silva
Angela Maria Silvestre Ministro
Raquel Ribeiro Delgado
Dora Isabel da Silva Anastacio
Estimativa de Custos70,00€
CalendárioDurante o ano letivo
ArticulaçãoAtividades de Enriquecimento Curricular
CCVnE Clube de Ciência Viva AES
Coordenação de Projetos
Diretor
Escola Promotora de Saúde (EPS)
Matemática e Ciências Experimentais
Matemática e Ciências Experimentais > Ciências Naturais
Matemática e Ciências Experimentais > Físico-Química
Ciências Sociais e Humanas
Ciências Sociais e Humanas > Geografia
P.Educativo A - Resultados e Serviço Educativo- 01A - Melhorar o sucesso escolar
- 02A - Promover a disciplina
- 04A - Promover atividades de complemento curricular
B - Liderança e Gestão- 04B - Promover a articulação dos currículos
- 05B - Envolver a comunidade no processo ensino-aprendizagem
C - Sustentabilidade e Comunidade- 02C - Promover Hábitos de Cidadania Ativa, Educação para a Saúde e Ambiente
Local de RealizaçãoEscola/rio Arade
Dia e HoraDe acordo com as saídas/aulas
Alunos
Ciclo de Ensino3ºCiclo
Profissional
Secundário
Turma8.ºA-GD - Ensino Regular de EB Dr. Garcia Domingues (GD)
8.ºB-GD - Ensino Regular de EB Dr. Garcia Domingues (GD)
8.ºD-GD - Ensino Regular de EB Dr. Garcia Domingues (GD)
8.ºC-GD - Ensino Regular de EB Dr. Garcia Domingues (GD)
8.ºE-GD - Ensino Regular de EB Dr. Garcia Domingues (GD)
9.ºA-GD - Ensino Regular de EB Dr. Garcia Domingues (GD)
9.ºF-GD - Ensino Regular de EB Dr. Garcia Domingues (GD)
9.ºC-GD - Ensino Regular de EB Dr. Garcia Domingues (GD)
9.ºB-GD - Ensino Regular de EB Dr. Garcia Domingues (GD)
2.ºIS - Técnico de Informática de Sistemas de Escola Secundária de Silves (ESS)
12.ºCT-A - Ciências e Tecnologias de Escola Secundária de Silves (ESS)
12.ºCT-B - Ciências e Tecnologias de Escola Secundária de Silves (ESS)
12.ºCT-C - Ciências e Tecnologias de Escola Secundária de Silves (ESS)
EscolaEB Dr. Garcia Domingues (GD)
Escola Secundária de Silves (ESS)
Cidadania e Desenvolvimento
DAC (Domínio de Autonomia Curricular)
Biologia
Ciências Físico-Químicas
Ciências Naturais
Geografia
Química
Físico-Química
Educação Física
TerritorializaçãoAgrupamento
Escola
Local
Nacional
Regional
Áreas de Competência do Perfil dos AlunosBem-Estar Saúde e Ambiente
Consciência e Domínio do Corpo
Desenvolvimento Pessoal e Autonomia
Informação e Comunicação
Linguagens e Textos
Pensamento Crítico e Pensamento Criativo
Raciocínio e Resolução de Problemas
Relacionamento Interpessoal
Saber Científico Técnico e Tecnológico
Monitorização do rio Arade
Memória descritiva projeto RIOS
"O Projeto Rios, iniciou em 1997 na Catalunha e em 2005 em Portugal com a coordenação nacional
da ASPEA, incentiva a adoção de troços de 500 metros de rios ou ribeiras por grupos locais
organizados. Recorrendo a uma metodologia de observação simples, mas rigorosa, estandardizada,
de fácil aplicação e desenvolvimento, os grupos assumem a responsabilidade de vigilância e
proteção do troço escolhido, contribuindo assim para a melhoria ambiental dos recursos hídricos,
em geral, e para o processo de reabilitação do troço, em particular."
"- Melhorar o nível de conhecimento sobre as diversas temáticas ambientais abordadas no Projeto
Rios, de acordo com o eixo temático «valorização do território» da ENEA2020, promovendo
atividades teórico-práticas;
- Colocar as pessoas (crianças, jovens e adultos) no centro das ações de Educação Ambiental, de
forma a serem cidadãos ativos, e conscientes, perante os problemas ambientais locais e globais e
com capacidade de resposta às exigências da sociedade e das políticas nacionais e internacionais;
- Estimular a participação da sociedade civil, assim como da administração pública central e local
nas diversas ações e no programa global de Educação Ambiental do projeto, contribuindo para
aumentar a sua ação individual e coletiva, assim como a partilha de experiências e práticas
ambientalmente responsáveis, contribuindo para a prossecução dos Objetivos do Desenvolvimento
Sustentável da Agenda 2030;"
- Desenvolver um conjunto de iniciativas de reflexão e debate;
- Sensibilizar a população para a necessidade de proteção e valorização dos sistemas ribeirinhos.
Realização de análises de parâmetros Físicos e Químicos;
Observação e classificação de espécies;
Ações ambientais como por exemplo limpeza da margem;
Valorização local do património natural;
Registos geográficos.
Associação Portuguesa de Educação Ambiental - Projeto RIOS
Associação Grupo dos Amigos de Silves
CCVnE
Kit didático do Projeto Rios é composto por:
mochila;
pasta;
prancheta;
Manual de monitorização;
Manual de apoio a grupos;
Manual de instalação e utilização do Formulário de Campo (App Survey123);
Guia de campo;
camaroeiro;
tabuleiro;
fita métrica;
lupa;
lápis;
pinça em poliestireno;
fitas de medição de pH, nitratos e nitritos;
termómetro;
autocolantes do Projeto;
fichas de campo;
45 fichas de identificação de: Rios; Rochas; Insetos; Peixes; Anfíbios; Aves; Borboletas; Património etnográfico; Mamíferos; Répteis; Cogumelos; Líquenes; Briófitas; Catástrofes; ISQVR – Índice Simplificado da Qualidade da Vegetação do Rio; Árvores; Arbustos; Plantas aquáticas; Tabela de símbolos uniformizados; Disco de Secchi; Ficha com sugestões de tarefas de melhoria do rio; Indicadores da qualidade da água / Estado de saúde do rio e Macroinvertebrados.
Preenchimento ficha/aplicação Survey123 com os dados recolhidos.
Divulgação das ações desenvolvidas à atividade escolar.
Custo associado ao CCVnE
Com participação/colaboração do professor Miguel Nuno Alves de Sousa Cabrita
Aprovado A quinta, 12 de outubro de 2023
C.PedagógicoAprovado A terça, 24 de outubro de 2023
RealizaçãoPendente