Projeto - 2016/2017
Diretor > Coordenadores de Estabelecimento
Agrupamento de Escolas Padre António Martins de Oliveira
ResponsáveisMaria Manuela Andrade
Breve Descriçãoundefined
Estimativa de CustosSem custos
CalendárioDurante o Ano Letivo
Articulação1ºCiclo
Atividades de Enriquecimento Curricular
Biblioteca Escolar
Pré-Escolar
P.Educativo A - Sucesso Educativo- 01 - Melhorar os resultados escolares
- 02 - Reduzir a indisciplina
B - Visão Estratégica, Inovação e Conhecimento- 03 - Otimizar a gestão de equipamentos e espaços escolares
- 04 - Promover a participação ativa da comunidade escolar nas políticas de melhoria contínua
C - Comunidade e Responsabilidade Social- 01 - Promover a imagem/reputação do Agrupamento (com. externa)
- 02 - Promover hábitos de preservação do meio ambiente e responsabilidade social
- 03 - Fomentar a dinamização de atividades promotoras de saúde
Local de RealizaçãoEscola EB1/JI de Lagoa
Dia e HoraTodos os dias, na sala de aula e durante os intervalos.
Alunos
Comunidade Envolvente
Encarregados de Educação/Pais
Outros
Pessoal Docente
Pessoal Não Docente
Ciclo de Ensino1ºCiclo - 1ºano
1ºCiclo - 2ºano
1ºCiclo - 3ºano
1ºCiclo - 4ºano
Pré-Escolar
Turma1ºA - Ensino Regular de Escola EB1de Lagoa
1ºB - Ensino Regular de Escola EB1de Lagoa
1ºC - Ensino Regular de Escola EB1de Lagoa
2ºA - Ensino Regular de Escola EB1de Lagoa
2ºB - Ensino Regular de Escola EB1de Lagoa
2ºC - Ensino Regular de Escola EB1de Lagoa
2ºD - Ensino Regular de Escola EB1de Lagoa
3ºA - Ensino Regular de Escola EB1de Lagoa
3ºB - Ensino Regular de Escola EB1de Lagoa
3ºC - Ensino Regular de Escola EB1de Lagoa
3ºD - Ensino Regular de Escola EB1de Lagoa
4ºA - Ensino Regular de Escola EB1de Lagoa
4ºB - Ensino Regular de Escola EB1de Lagoa
4ºC - Ensino Regular de Escola EB1de Lagoa
4ºD - Ensino Regular de Escola EB1de Lagoa
4ºE - Ensino Regular de Escola EB1de Lagoa
JIºS1 - Ensino Regular de Escola EB1de Lagoa
JIºS2 - Ensino Regular de Escola EB1de Lagoa
JIºS3 - Ensino Regular de Escola EB1de Lagoa
EscolaEscola EB1de Lagoa
JI de Lagoa
Estudo do Meio
Expressões
Português
Formação Cívica
Formação e Desenvolvimento Pessoal
TerritorializaçãoEscola
Educação Ambiental:
- Reciclar em sala de aula - promoção da separação do lixo na sala (papel e embalagens) ;
- Uma escola para todos - recolha do lixo existente nos recreios e promoção de comportamentos ambientalmente responsáveis.
Não aplicável
Necessidade de mudar comportamentos, valores, atitudes, conceitos e práticas, em educação Ambiental.
Refletir sobre a importância da preservação ambiental e consumo sustentável, de forma a perceber a relevância da limpeza da escola:
- Levar a criança a observar e a explorar o ambiente escolar reconhecendo-se como agente transformador do meio ambiente;
- Refletir sobre o impacto da produção excessiva de lixo no meio ambiente/escolar;
- Repensar atitudes da vida quotidiana, consciencializando a criança sobre a importância de se valorizar a Natureza.
- Promover o trabalho coletivo e a cooperação entre todos os elementos da comunidade escolar.
- Exploração de textos, vídeos e notícias que levantem reflexões sobre o impacto ambiental do lixo na Natureza/Escola;
- Limpeza dos recreios ( formação de grupos de alunos responsáveis por limpar os recreios e supervisionar o comportamento dos outros alunos).
Articulação com o 2º Ciclo, no âmbito do projeto «Ambiente Escolar».
Materiais:
- sacos de separação de lixo nas salas de aula;
- contentores de separação do lixo nos recreios.
Humanos:
- Alunos;
- Professores;
- Assistentes Operacionais;
- Comunidade escolar e educativa.
Crianças responsáveis e conscientes do seu papel no equilíbrio do meio ambiente e da sociedade;
Uma escola limpa e agradável.
Aprovado A segunda, 10 de outubro de 2016
C.PedagógicoAprovado A quarta, 12 de outubro de 2016
RealizaçãoRealizada
Ao longo do ano letivo foi realizada a separação do papel e das embalagens, nas salas de aulas, com o intuito de sensibilizar os alunos para a adoção de práticas ambientais corretas. Durante a utilização dos recreios da escola , os alunos, por ano de escolaridade, foram responsáveis pela supervisão e acompanhamento dos colegas com o intuito de desenvolver no outro um comportamento ambiental responsável.