“ Ler+ Hoje!”

Projeto - 2019/2020

Projeto
Hierarquia

Biblioteca Escolar

Agrupamento de Escolas Padre António Martins de Oliveira

 
Responsáveis

Isabel Rosa

Susana Frikh

Estimativa de Custos

800,00€

Calendário

De sexta, 27 de setembro de 2019 até sexta, 12 de junho de 2020

Articulação

Atividades de Enriquecimento Curricular

Biblioteca Escolar

Ciências Sociais e Humanas

Clubes

Coordenação de Diretores de Turma

Diretor

Expressões

Equipa de Projetos

Equipa de Comunicação

Ensino Profissional / CEF /PIEF

Línguas

Matemática e Ciências Experimentais

Pessoal não docente

Pré-Escolar

Programa de Promoção de hábitos e preserv. do meio ambiente

1ºCiclo

P.Educativo A - Sucesso Educativo

 - 01 - Melhorar os resultados escolares

 - 03 - Dinamizar ofertas de complemento educativo

 - 05 - Dinamizar as bibliotecas escolares

C - Comunidade e Responsabilidade Social

 - 01 - Promover a imagem/reputação do Agrupamento (com. externa)

 - 05 - Fortalecer o trabalho em parceria com outros organismos ou instituições.

Local de Realização

Escolas do Agrupamento

Dia e Hora

Durante o ano letivo

Intervenientes
Destinatários

Alunos

Comunidade Envolvente

Encarregados de Educação/Pais

Pessoal Docente

Pessoal Não Docente

Ciclo de Ensino

1ºCiclo - 1ºano

1ºCiclo - 2ºano

1ºCiclo - 3ºano

2ºCiclo - 6ºano

3ºCiclo - 7ºano

PIEF

Pré-Escolar

Curso Vocacional

Curso de Educação e Formação

3ºCiclo - 9ºano

3ºCiclo - 8ºano

1ºCiclo - 4ºano

2ºCiclo - 5ºano

Profissional

Secundário - 10ºano

Secundário - 11ºano

Secundário - 12ºano

Escola

Escola EB 23 Jacinto Correia

Escola EB1 de Carvoeiro

JI de Carvoeiro

JI de Lagoa

JI de Porches

Escola Secundária Padre António Martins de Oliveira

Escola EB1de Lagoa

Escola EB1 de Porches

Enquadramento
Área Curricular

Tecnologias da Informação e Comunicação

Teatro

Português Língua Não Materna

Português

Oferta Complementar - Ler para crescer 0 (Pré-Escolar)

Oferta complementar- Oficina de Leituras Encenadas

Oferta Complementar - Probótica

Matemática

Inglês

História e Geografia de Portugal

História

Geografia

Educação Visual

Educação Tecnológica

Educação para a Cidadania

Educação Musical

Educação Moral e Religiosa Católica

Educação Física

Ciências Naturais

Ciências Físico-Químicas

Apoio ao Estudo

Alemão

Francês

Territorialização

Nacional

Áreas de Competência do Perfil dos Alunos

Linguagens e Textos

Desenvolvimento Pessoal e Autonomia

Pensamento Crítico e Pensamento Criativo

Sensibilidade Estética e Artística

Projeto
Temática

Promoção da Leitura

Legislação de Suporte

não aplicável

Problema de Partida

No atual contexto, caracterizado pelo avanço da tecnologia, é cada vez mais importante que a escrita e a leitura sejam desenvolvidas desde os primeiros anos de escolaridade. .
É notório o atraso de Portugal relativamente aos seus parceiros europeus no que concerne aos níveis de literacia. Este facto tem implicações diretas no atraso ao nível económico.
Os resultados globais de estudos nacionais e internacionais,realizados nas últimas décadas, demonstram que Portugal apresenta uma população com baixos níveis de literacia, significativamente inferiores à média europeia, tanto na população adulta, como entre crianças e jovens em idade escolar.
A importância da leitura é reconhecida pela União Europeia e organizações internacionais, como a OCDE e a UNESCO, que a consideram um alicerce da sociedade do conhecimento, indispensável a um desenvolvimento sustentado. A leitura é fundamental para formar cidadãos com elevados níveis de autonomia, com plena consciência de si próprio e dos outros, para poder tomar decisões face à complexidade do mundo atual, para exercer uma cidadania ativa.
Dada a importância da leitura para a formação e para a plena integração na sociedade de qualquer cidadão, é fundamental encontrar formas de incutir nas crianças e jovens hábitos de leitura.
É responsabilidade de todos os intervenientes no processo educativo, começando logo no pré-escolar, desenvolver desde muito cedo o gosto e os hábitos de leitura. A colaboração dos pais para o êxito desta tarefa é fundamental, especialmente nos anos iniciais.
Nenhum docente deve alhear-se da sua responsabilidade na promoção da leitura. O contributo de todos é fundamental..
Com este projeto é nossa intenção desenvolver um trabalho mais sistemático na área da Leitura , aprofundando e consolidando competências alicerçadas em experiências de aprendizagem ativa e significativa, porque acreditamos que a Leitura é a Chave para o sucesso escolar e para a formação de cidadãos ativos, participativos e responsáveis. Pretendemos estimular o prazer da leitura em vários suportes.

Objetivos

Promover o contacto direto com uma grande variedade de obras e autores;
Motivar os alunos para a importância da leitura;
Promover a leitura em diversos suportes;
Desenvolver os diferentes literacias;
Promover leituras transversais ao currículo , envolvendo as várias disciplinas;
Encorajar a participação dos alunos em atividades livres no âmbito da leitura;
Organizar eventos de leitura;
Dar visibilidade à leitura no agrupamento e na comunidade;
Promover a partilha de leituras no agrupamento e na comunidade;
Envolver Pais, Encarregados de Educação e Comunidade Local em atividades relacionadas com a Leitura.

Ações a Desevolver

Realização de sessões de leitura em articulação com professores de várias disciplinas.
Promoção da leitura autónoma, a pesquisa e a motivação para o prazer de ler.
Implementação do “Passaporte de Leitura”.
Divulgação do fundo documental das várias áreas e incentivo à realização de atividades de
pesquisa/literacia de informação na Biblioteca.
Recolha de sugestões e criação de grupos de alunos dinamizadores de atividades de leitura.
Realização de “partilhas” de leituras entre os alunos de vários anos e ciclos.
Dinamização e organização de atividades de promoção de leitura. (Concurso Nacional de Leitura, Concurso literário concelhio, Sarau de poesia, Quinzena da Leitura, Clube de Leitura e escrita Criativa, Dia do livro, Dia do autor, Concurso " Leitor atento", “Conta-nos uma história”, “Faça lá um poema” ; "Vou adotar um escritor"- atribuição de nomes de escritores às salas;
Concursos de Leitura em voz alta Encontros com escritores
Realização de várias atividades que mobilizem todo o agrupamento: Semana da Leitura; Pausa para ler
Visibilidade e presença da leitura no agrupamento: afixação de cartazes e faixas apelando à leitura e destacando o prazer de ler em todas as escolas do agrupamento. Afixação de poemas e textos de autores conhecidos pelos diversos ;
“História em Movimento” – construção de uma história coletiva
Leitura de poemas por alunos de várias turmas em vários sítios da cidade (centro de saúde, câmara,
centro de emprego, pastelarias , Gazeta de Lagoa…) ; caixinhas com poemas e marcadores de livros para distribuir pela comunidade; Realização de “Estátuas Vivas” no centro da Cidade
Trabalho de parceria com o outro agrupamento do concelho (Agrupamento Rio Arade): planificação de atividades conjuntas: Concurso Literário e Concurso de Ilustração "Na Rota da Arte".
Trabalho de parceria com entidades diversas: Rádio Lagoa (Ler+ nas ondas da rádio); Rádio Miúdos"; Jornal local (Publicações sobre atividades de leitura); Lar da 3ª idade (apresentação de leituras); Biblioteca Municipal de Lagoa (Organização conjunta de eventos de leitura: Sessões de contos, encontros com escritores, oficinas de leitura e escrita criativa, Concursos/ Empréstimo de fundo documental)
Dinamização da leitura nas famílias- Promoção da “Leitura a par” no Pré-Escolar e 1º ciclo,
Sessões de leitura realizadas por familiares na sala de aula e Biblioteca” Ler para ti”;
Concurso de Leitura com pais e filhos "Duetos de Leitura"
Participação no projeto"Miúdos a votos"

Parcerias

Biblioteca Municipal de Lagoa; Rádio Lagoa; Jornal local; Rádio Miúdos; Agrupamento de Escolas Rio Arade

Recursos

Recursos detalhados no projeto

Produto

Produtos variados; textos, faixas cartazes;dramatizações, marcadores de livros, ilustrações,
booktrailers, filmes; podcastas , blogues...

Estado
Organização

Aprovado A domingo, 29 de setembro de 2019

C.Pedagógico

Aprovado A quarta, 02 de outubro de 2019

Realização

Realizada

As atividades do agrupamento foram destacadas na página Web do PNL como um exemplo de boas práticas.

Avaliação / Sucesso
Avaliação Final

Bastante sucesso / Cumpriu na totalidade


Avaliação pelo(s) Responsável(is)

Bastante sucesso / Cumpriu na totalidade


Avaliação pelo(s) Interveniente(s)

Sem avaliação


TOP Visualizações
Projeto [461] +Português com a Biblioteca Escolar
Clube [456] Clube de Fotografia Espamol
Projeto [435] “ Ler+ Hoje!”
Atividade [425] «Vivó Andebol» - 1º Ciclo
Projeto [406] ESPAMOL Solidária
Projeto [395] Brigada Ecológica - EB1/JI de Porches
Atividade [383] planeamento familiar
Clube [377] Futsal
Projeto [370] «Brigada Verde»- EB/JI de Lagoa
Atividade [362] informado escolho
Relacionadas
Atividade planeamento familiar
Atividade informado escolho
Atividade rastreios orais
Atividade diabetes tipo 1
Projeto PES / GAIA
Atividade PESO
Atividade suporte básico de vida
Projeto Hábitos de consumo de bebidas energéticas
Atividade palestra gravidez na adolescência e IVG
Atividade Pequeno almoço / lanche mediterrânico



Plano Anual Atividades

A Scorebiz utiliza Cookies de modo a proporcionar-lhe uma melhor experiência de navegação e aceder a todas as funcionalidades.
Para aceitar a sua utilização, continue a sua navegação.

ACEITAR