" Newton gostava de ler"

Projeto - 2019/2020

Projeto
Hierarquia

Biblioteca Escolar

Agrupamento de Escolas Padre António Martins de Oliveira

 
Responsáveis

Isabel Rosa

Susana Frikh

Estimativa de Custos

60,00€

Calendário

Durante o Ano Letivo

Articulação

1ºCiclo

Línguas

Matemática e Ciências Experimentais

P.Educativo A - Sucesso Educativo

 - 01 - Melhorar os resultados escolares

 - 05 - Dinamizar as bibliotecas escolares

Local de Realização

Escolas do Agrupamento

Dia e Hora

Durante o ano letivo

Intervenientes
Destinatários

Alunos

Ciclo de Ensino

1ºCiclo - 3ºano

1ºCiclo - 4ºano

2ºCiclo - 5ºano

2ºCiclo - 6ºano

3ºCiclo - 7ºano

3ºCiclo - 8ºano

3ºCiclo - 9ºano

Escola

Escola EB 23 Jacinto Correia

Escola Secundária Padre António Martins de Oliveira

Enquadramento
Área Curricular

Cultural

Ciências Naturais

Ciências Físico-Químicas

Matemática

Oferta complementar- Oficina de Leituras Encenadas

Português

Territorialização

Nacional

Áreas de Competência do Perfil dos Alunos

Linguagens e Textos

Desenvolvimento Pessoal e Autonomia

Pensamento Crítico e Pensamento Criativo

Relacionamento Interpessoal

Saber Científico Técnico e Tecnológico

Projeto
Temática

O projeto “Newton gostava de ler" alia a leitura e o prazer de ler ao conhecimento científico e à
experimentação.

Legislação de Suporte

não aplicável

Problema de Partida

O projeto assenta nos seguintes pressupostos: A leitura é um fator facilitador da aprendizagem;
Necessidade de promover hábitos de leitura; O conhecimento científico é decisivo para o avanço
civilizacional.

Objetivos

Promover simultaneamente a leitura e a ciência;
Motivar o aluno para a procura de novos saberes, na sua biblioteca escolar;
Incentivar o aprofundamento de conceitos científicos que constam dos programas curriculares e
enriquecê-los.

Ações a Desevolver

Sessões de leitura e experimentação científica, utilizando os três módulos já adquiridos: ":
"3, 2, 1… Lançar a sonda na Biblioteca ! ;"- Módulo sobre Astronomia - “Pó de Estrelas”, Jorge Sousa
Braga e Cristina Valadas; “Na Berma de Nenhuma Estrada e outros contos”, Mia Couto
"Saber em gel" - Módulo sobre Química - Livro: Conto “O Nabo”, Irmãos Grimm
"Enigmatemático" - Módulo sobre Matemática - Livros: “A carta roubada”, Edgar Allan Poe ; “Cinco
histórias ao telefone” de Gianni Rodari.

Parcerias

Fábrica Centro Ciência Viva da Universidade de Aveiro;
Centro de Ciência Viva de Lagos;
Rede de Bibliotecas Escolares;
Câmara Municipal de Lagoa

Recursos

Kits da Fábrica, Computador; Projetor

Produto

Experiências

Estado
Organização

Aprovado A domingo, 29 de setembro de 2019

C.Pedagógico

Aprovado A quarta, 02 de outubro de 2019

Realização

Realizada

Não foi possível realizar as sessões previstas para o 3º Período

Avaliação / Sucesso
Avaliação Final

Bastante sucesso / Cumpriu na totalidade


Avaliação pelo(s) Responsável(is)

Bastante sucesso / Cumpriu na totalidade


Avaliação pelo(s) Interveniente(s)

Sem avaliação


TOP Visualizações
Clube [506] Clube de Fotografia Espamol
Projeto [503] +Português com a Biblioteca Escolar
Projeto [491] “ Ler+ Hoje!”
Atividade [471] «Vivó Andebol» - 1º Ciclo
Projeto [459] ESPAMOL Solidária
Projeto [448] Brigada Ecológica - EB1/JI de Porches
Clube [437] Futsal
Atividade [410] planeamento familiar
Atividade [409] informado escolho
Projeto [406] «Brigada Verde»- EB/JI de Lagoa
Relacionadas
Atividade «Vivó Andebol» - 1º Ciclo
Projeto Brigada Ecológica - EB1/JI de Porches
Projeto «Brigada Verde»- EB/JI de Lagoa
Projeto «Programa Eco-escolas»-EB/JI Lagoa
Projeto Horta Biológica/Pedagógica - EB/JI de Lagoa
Atividade Desfile de Carnaval - EB1/JI de Porches
Atividade Envio da Carta ao Pai Natal - EB1/JI de Porches
Atividade Sessões de Leitura - EB1/JI de Porches
Atividade Dia do Pai - Jogo de Futebol-Pais e filhos- EB/JI de Lagoa
Atividade Festa de Natal-EB/JI Lagoa



Plano Anual Atividades

A Scorebiz utiliza Cookies de modo a proporcionar-lhe uma melhor experiência de navegação e aceder a todas as funcionalidades.
Para aceitar a sua utilização, continue a sua navegação.

ACEITAR