Projeto - 2020/2021
Projetos
Agrupamento de Escolas Padre António Martins de Oliveira
ResponsáveisHelena Conceição Vieira
Maria João Sousa
Maria Manuela Andrade
Ana Rita Baptista
Emilia Pacheco
Breve DescriçãoPromover o sucesso escolar e a inclusão dos alunos do agrupamento, através da criação de espaços estruturados de aprendizagem, que poderão frequentar de forma autónoma ou por indicação do Conselho de Turma, em regime aberto.
Estimativa de CustosSem custos
CalendárioDurante o Ano Letivo
ArticulaçãoBiblioteca Escolar
Coordenação de Diretores de Turma
P.Educativo A - Sucesso Educativo- 01 - Melhorar os resultados escolares
- 02 - Reduzir a indisciplina
B - Visão Estratégica, Inovação e Conhecimento- 03 - Otimizar a gestão de equipamentos e espaços escolares
Local de RealizaçãoTodas as escolas do agrupamento ESPAMOL
Dia e HoraDe segunda a sexta-feira com um horário de funcionamento próprio.
Alunos
Pessoal Docente
Ciclo de Ensino1ºCiclo - 1ºano
1ºCiclo - 2ºano
1ºCiclo - 3ºano
Secundário - 12ºano
Secundário - 11ºano
Secundário - 10ºano
Profissional
3ºCiclo - 9ºano
3ºCiclo - 8ºano
3ºCiclo - 7ºano
2ºCiclo - 6ºano
2ºCiclo - 5ºano
1ºCiclo - 4ºano
EscolaEscola EB 23 Jacinto Correia
Escola EB1 de Carvoeiro
Escola EB1 de Porches
Escola EB1de Lagoa
Escola Secundária Padre António Martins de Oliveira
Apoio ao Estudo
TerritorializaçãoAgrupamento
Escola
Áreas de Competência do Perfil dos AlunosRelacionamento Interpessoal
Raciocínio e Resolução de Problemas
Linguagens e Textos
Estes Centros destinam-se à população discente dos 1.º/2.º/3.º ciclos e secundário, de cada unidade orgânica (U.O), e é dinamizado por uma equipa multidisciplinar de docentes, com o objetivo geral, de contribuir para a melhoria dos resultados escolares e do ambiente de aprendizagem, tendo por base as necessidades dos alunos.
Decreto-Lei n.º 54/2018 de 6 de julho:
Artigo 13.º
Centro de apoio à aprendizagem
1 - O centro de apoio à aprendizagem é uma estrutura de apoio agregadora dos recursos humanos e materiais, dos saberes e competências da escola.
2 - O centro de apoio à aprendizagem, em colaboração com os demais serviços e estruturas da escola, tem como objetivos gerais:
a) Apoiar a inclusão das crianças e jovens no grupo/turma e nas rotinas e atividades da escola, designadamente através da diversificação de estratégias de acesso ao currículo;
b) Promover e apoiar o acesso à formação, ao ensino superior e à integração na vida pós-escolar;
c) Promover e apoiar o acesso ao lazer, à participação social e à vida autónoma.
3 - A ação educativa promovida pelo centro de apoio à aprendizagem é subsidiária da ação desenvolvida na turma do aluno, convocando a intervenção de todos os agentes educativos, nomeadamente o docente de educação especial.
4 - O centro de apoio à aprendizagem, enquanto recurso organizacional, insere-se no contínuo de respostas educativas disponibilizadas pela escola.
5 - Para os alunos a frequentar a escolaridade obrigatória, cujas medidas adicionais de suporte à aprendizagem sejam as previstas nas alíneas b), d) e e) do n.º 4 do artigo 10.º, é garantida, no centro de apoio à aprendizagem, uma resposta que complemente o trabalho desenvolvido em sala de aula ou noutros contextos educativos, com vista à sua inclusão.
6 - Constituem objetivos específicos do centro de apoio à aprendizagem:
a) Promover a qualidade da participação dos alunos nas atividades da turma a que pertencem e nos demais contextos de aprendizagem;
b) Apoiar os docentes do grupo ou turma a que os alunos pertencem;
c) Apoiar a criação de recursos de aprendizagem e instrumentos de avaliação para as diversas componentes do currículo;
d) Desenvolver metodologias de intervenção interdisciplinares que facilitem os processos de aprendizagem, de autonomia e de adaptação ao contexto escolar;
e) Promover a criação de ambientes estruturados, ricos em comunicação e interação, fomentadores da aprendizagem;
f) Apoiar a organização do processo de transição para a vida pós-escolar.
7 - Compete ao diretor da escola definir o espaço de funcionamento do centro de apoio à aprendizagem numa lógica de rentabilização dos recursos existentes na escola.
Ausência de uma estrutura de apoio agregadora dos recursos humanos e materiais.
Pretendem, estes centros, orientar os alunos em atividades curriculares específicas, fomentar hábitos e métodos de estudo e de trabalho nos mesmos, proporcionar aos alunos espaços abertos e facultativos onde poderão encontrar apoio pedagógico, apoiar os docentes do grupo ou turma a que os alunos pertencem e agilizar a certificação no Ensino Profissional.
Aprendizagem Orientada; Atividades Autónomas; Atividades Colaborativas e de Integração; Ensino Inclusivo; Certificação Modular (apenas na ESPAMOL);
Bibliotecas escolares
Manuais escolares; computadores.
Contribuir para a melhoria dos resultados escolares e do ambiente de aprendizagem.
Estes centros contam com uma equipa multidisciplinar, sendo que está prevista a deslocação de docentes para apoio a alunos em sala de aula, por um lado, e a
articulação com a BE e outras estruturas pedagógicas.
Aprovado A segunda, 01 de fevereiro de 2021
C.PedagógicoAprovado A segunda, 01 de fevereiro de 2021
RealizaçãoRealizada