Centro de Apoio à Aprendizagem

Projeto - 2020/2021

Projeto
Hierarquia

Projetos

Agrupamento de Escolas Padre António Martins de Oliveira

 
Responsáveis

Helena Conceição Vieira

Maria João Sousa

Maria Andrade

Ana Rita Baptista

Emilia Pacheco

Breve Descrição

Promover o sucesso escolar e a inclusão dos alunos do agrupamento, através da criação de espaços estruturados de aprendizagem, que poderão frequentar de forma autónoma ou por indicação do Conselho de Turma, em regime aberto.

Estimativa de Custos

Sem custos

Calendário

Durante o Ano Letivo

Articulação

Biblioteca Escolar

Coordenação de Diretores de Turma

P.Educativo A - Sucesso Educativo

 - 01 - Melhorar os resultados escolares

 - 02 - Reduzir a indisciplina

B - Visão Estratégica, Inovação e Conhecimento

 - 03 - Otimizar a gestão de equipamentos e espaços escolares

Local de Realização

Todas as escolas do agrupamento ESPAMOL

Dia e Hora

De segunda a sexta-feira com um horário de funcionamento próprio.

Intervenientes
Destinatários

Alunos

Pessoal Docente

Ciclo de Ensino

1ºCiclo - 1ºano

1ºCiclo - 2ºano

1ºCiclo - 3ºano

Secundário - 12ºano

Secundário - 11ºano

Secundário - 10ºano

Profissional

3ºCiclo - 9ºano

3ºCiclo - 8ºano

3ºCiclo - 7ºano

2ºCiclo - 6ºano

2ºCiclo - 5ºano

1ºCiclo - 4ºano

Escola

Escola EB 23 Jacinto Correia

Escola EB1 de Carvoeiro

Escola EB1 de Porches

Escola EB1de Lagoa

Escola Secundária Padre António Martins de Oliveira

Enquadramento
Área Curricular

Apoio ao Estudo

Territorialização

Agrupamento

Escola

Áreas de Competência do Perfil dos Alunos

Relacionamento Interpessoal

Raciocínio e Resolução de Problemas

Linguagens e Textos

Projeto
Temática

Estes Centros destinam-se à população discente dos 1.º/2.º/3.º ciclos e secundário, de cada unidade orgânica (U.O), e é dinamizado por uma equipa multidisciplinar de docentes, com o objetivo geral, de contribuir para a melhoria dos resultados escolares e do ambiente de aprendizagem, tendo por base as necessidades dos alunos.

Legislação de Suporte

Decreto-Lei n.º 54/2018 de 6 de julho:
Artigo 13.º

Centro de apoio à aprendizagem

1 - O centro de apoio à aprendizagem é uma estrutura de apoio agregadora dos recursos humanos e materiais, dos saberes e competências da escola.

2 - O centro de apoio à aprendizagem, em colaboração com os demais serviços e estruturas da escola, tem como objetivos gerais:

a) Apoiar a inclusão das crianças e jovens no grupo/turma e nas rotinas e atividades da escola, designadamente através da diversificação de estratégias de acesso ao currículo;

b) Promover e apoiar o acesso à formação, ao ensino superior e à integração na vida pós-escolar;

c) Promover e apoiar o acesso ao lazer, à participação social e à vida autónoma.

3 - A ação educativa promovida pelo centro de apoio à aprendizagem é subsidiária da ação desenvolvida na turma do aluno, convocando a intervenção de todos os agentes educativos, nomeadamente o docente de educação especial.

4 - O centro de apoio à aprendizagem, enquanto recurso organizacional, insere-se no contínuo de respostas educativas disponibilizadas pela escola.

5 - Para os alunos a frequentar a escolaridade obrigatória, cujas medidas adicionais de suporte à aprendizagem sejam as previstas nas alíneas b), d) e e) do n.º 4 do artigo 10.º, é garantida, no centro de apoio à aprendizagem, uma resposta que complemente o trabalho desenvolvido em sala de aula ou noutros contextos educativos, com vista à sua inclusão.

6 - Constituem objetivos específicos do centro de apoio à aprendizagem:

a) Promover a qualidade da participação dos alunos nas atividades da turma a que pertencem e nos demais contextos de aprendizagem;

b) Apoiar os docentes do grupo ou turma a que os alunos pertencem;

c) Apoiar a criação de recursos de aprendizagem e instrumentos de avaliação para as diversas componentes do currículo;

d) Desenvolver metodologias de intervenção interdisciplinares que facilitem os processos de aprendizagem, de autonomia e de adaptação ao contexto escolar;

e) Promover a criação de ambientes estruturados, ricos em comunicação e interação, fomentadores da aprendizagem;

f) Apoiar a organização do processo de transição para a vida pós-escolar.

7 - Compete ao diretor da escola definir o espaço de funcionamento do centro de apoio à aprendizagem numa lógica de rentabilização dos recursos existentes na escola.

Problema de Partida

Ausência de uma estrutura de apoio agregadora dos recursos humanos e materiais.

Objetivos

Pretendem, estes centros, orientar os alunos em atividades curriculares específicas, fomentar hábitos e métodos de estudo e de trabalho nos mesmos, proporcionar aos alunos espaços abertos e facultativos onde poderão encontrar apoio pedagógico, apoiar os docentes do grupo ou turma a que os alunos pertencem e agilizar a certificação no Ensino Profissional.

Ações a Desevolver

Aprendizagem Orientada; Atividades Autónomas; Atividades Colaborativas e de Integração; Ensino Inclusivo; Certificação Modular (apenas na ESPAMOL);

Parcerias

Bibliotecas escolares

Recursos

Manuais escolares; computadores.

Produto

Contribuir para a melhoria dos resultados escolares e do ambiente de aprendizagem.

Observações
Observação

Estes centros contam com uma equipa multidisciplinar, sendo que está prevista a deslocação de docentes para apoio a alunos em sala de aula, por um lado, e a
articulação com a BE e outras estruturas pedagógicas.

Estado
Organização

Aprovado A segunda, 01 de fevereiro de 2021

C.Pedagógico

Aprovado A segunda, 01 de fevereiro de 2021

Realização

Pendente


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Plano Anual Atividades

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