Projeto - 2020/2021
Biblioteca Escolar
Agrupamento de Escolas Padre António Martins de Oliveira
ResponsáveisIsabel Rosa
Susana Frikh
Estimativa de Custos100,00€
CalendárioDurante o Ano Letivo
P.Educativo A - Sucesso Educativo- 01 - Melhorar os resultados escolares
- 05 - Dinamizar as bibliotecas escolares
C - Comunidade e Responsabilidade Social- 01 - Promover a imagem/reputação do Agrupamento (com. externa)
Local de RealizaçãoEscolas do Agrupamento
Dia e HoraDurante o ano letivo
Alunos
Comunidade Educativa
Pessoal Docente
Pessoal Não Docente
Encarregados de Educação/Pais
Comunidade Envolvente
Ciclo de EnsinoSecundário - 12ºano
Secundário - 11ºano
Secundário - 10ºano
Profissional
Pré-Escolar
PIEF
Curso Vocacional
Curso de Educação e Formação
3ºCiclo - 9ºano
3ºCiclo - 8ºano
3ºCiclo - 7ºano
2ºCiclo - 6ºano
2ºCiclo - 5ºano
1ºCiclo - 4ºano
1ºCiclo - 3ºano
1ºCiclo - 2ºano
1ºCiclo - 1ºano
EscolaEscola EB 23 Jacinto Correia
Escola EB1 de Carvoeiro
Escola EB1 de Porches
Escola EB1de Lagoa
JI de Lagoa
JI de Carvoeiro
Escola Secundária Padre António Martins de Oliveira
JI de Porches
Cultural
Formação e Desenvolvimento Pessoal
TerritorializaçãoNacional
Áreas de Competência do Perfil dos AlunosLinguagens e Textos
Pensamento Crítico e Pensamento Criativo
Sensibilidade Estética e Artística
Informação e Comunicação
Promoção da Leitura
não aplicável
No atual contexto, caracterizado pelo avanço da tecnologia, é cada vez mais importante que a escrita e a leitura sejam desenvolvidas desde os primeiros anos de escolaridade. .
É notório o atraso de Portugal relativamente aos seus parceiros europeus no que concerne aos níveis de literacia. Este facto tem implicações diretas no atraso ao nível económico.
Os resultados globais de estudos nacionais e internacionais,realizados nas últimas décadas, demonstram que Portugal apresenta uma população com baixos níveis de literacia, significativamente inferiores à média europeia, tanto na população adulta, como entre crianças e jovens em idade escolar.
A importância da leitura é reconhecida pela União Europeia e organizações internacionais, como a OCDE e a UNESCO, que a consideram um alicerce da sociedade do conhecimento, indispensável a um desenvolvimento sustentado. A leitura é fundamental para formar cidadãos com elevados níveis de autonomia, com plena consciência de si próprio e dos outros, para poder tomar decisões face à complexidade do mundo atual, para exercer uma cidadania ativa.
Dada a importância da leitura para a formação e para a plena integração na sociedade de qualquer cidadão, é fundamental encontrar formas de incutir nas crianças e jovens hábitos de leitura.
É responsabilidade de todos os intervenientes no processo educativo, começando logo no pré-escolar, desenvolver desde muito cedo o gosto e os hábitos de leitura. A colaboração dos pais para o êxito desta tarefa é fundamental, especialmente nos anos iniciais.
Nenhum docente deve alhear-se da sua responsabilidade na promoção da leitura. O contributo de todos é fundamental..
Com este projeto é nossa intenção desenvolver um trabalho mais sistemático na área da Leitura , aprofundando e consolidando competências alicerçadas em experiências de aprendizagem ativa e significativa, porque acreditamos que a Leitura é a Chave para o sucesso escolar e para a formação de cidadãos ativos, participativos e responsáveis. Pretendemos estimular o prazer da leitura em vários suportes.
Promover o contacto direto com uma grande variedade de obras e autores;
Motivar os alunos para a importância da leitura;
Promover a leitura em diversos suportes;
Desenvolver os diferentes literacias;
Promover leituras transversais ao currículo , envolvendo as várias disciplinas;
Encorajar a participação dos alunos em atividades livres no âmbito da leitura;
Organizar eventos de leitura;
Dar visibilidade à leitura no agrupamento e na comunidade;
Promover a partilha de leituras no agrupamento e na comunidade;
Envolver Pais, Encarregados de Educação e Comunidade Local em atividades relacionadas com a Leitura.
Realização de sessões de leitura em articulação com professores de várias disciplinas.
Promoção da leitura autónoma, a pesquisa e a motivação para o prazer de ler.
Implementação do “Passaporte de Leitura”.
Divulgação do fundo documental das várias áreas e incentivo à realização de atividades de
pesquisa/literacia de informação na Biblioteca.
Recolha de sugestões e criação de grupos de alunos dinamizadores de atividades de leitura.
Realização de “partilhas” de leituras entre os alunos de vários anos e ciclos.
Dinamização e organização de atividades de promoção de leitura. (Concurso Nacional de Leitura, Concurso literário concelhio, Sarau de poesia, Quinzena da Leitura, Clube de Leitura e escrita Criativa, Dia do livro, Dia do autor, Concurso " Leitor atento", “Conta-nos uma história”, “Faça lá um poema” ; "Vou adotar um escritor"- atribuição de nomes de escritores às salas;
Concursos de Leitura em voz alta Encontros com escritores
Realização de várias atividades que mobilizem todo o agrupamento: Semana da Leitura; Pausa para ler
Visibilidade e presença da leitura no agrupamento: afixação de cartazes e faixas apelando à leitura e destacando o prazer de ler em todas as escolas do agrupamento. Afixação de poemas e textos de autores conhecidos pelos diversos ;
“História em Movimento” – construção de uma história coletiva
Leitura de poemas por alunos de várias turmas em vários sítios da cidade (centro de saúde, câmara,
centro de emprego, pastelarias , Gazeta de Lagoa…) ; caixinhas com poemas e marcadores de livros para distribuir pela comunidade; Realização de “Estátuas Vivas” no centro da Cidade
Trabalho de parceria com o outro agrupamento do concelho (Agrupamento Rio Arade): planificação de atividades conjuntas: Concurso Literário e Concurso de Ilustração "Na Rota da Arte".
Trabalho de parceria com entidades diversas: Rádio Lagoa (Ler+ nas ondas da rádio); Rádio Miúdos"; Jornal local (Publicações sobre atividades de leitura); Lar da 3ª idade (apresentação de leituras); Biblioteca Municipal de Lagoa (Organização conjunta de eventos de leitura: Sessões de contos, encontros com escritores, oficinas de leitura e escrita criativa, Concursos/ Empréstimo de fundo documental)
Dinamização da leitura nas famílias- Promoção da “Leitura a par” no Pré-Escolar e 1º ciclo,
Sessões de leitura realizadas por familiares na sala de aula e Biblioteca” Ler para ti”;
Concurso de Leitura com pais e filhos "Duetos de Leitura"
Participação no projeto"Miúdos a votos"
Biblioteca Municipal de Lagoa; Rádio Lagoa; Jornal local; Rádio Miúdos; Agrupamento de Escolas Rio Arade
Recursos detalhados no projeto
Produtos variados; textos, faixas cartazes;dramatizações, marcadores de livros, ilustrações,
booktrailers, filmes; podcastas , blogues...
Aprovado A terça, 06 de outubro de 2020
C.PedagógicoAprovado A quarta, 07 de outubro de 2020
RealizaçãoRealizada