Projeto - 2020/2021
1ºCiclo
Agrupamento de Escolas Padre António Martins de Oliveira
Breve DescriçãoAprendizagem integrada de conteúdos curriculares e língua inglesa, oferecida através de abordagens de ensino bilingue e/ou Content and Language Integrated Learning (CLIL).
Estimativa de CustosSem custos
CalendárioDurante o Ano Letivo
Articulação1ºCiclo
1ºCiclo > 120 - Inglês
Pré-Escolar
P.Educativo A - Sucesso Educativo- 01 - Melhorar os resultados escolares
B - Visão Estratégica, Inovação e Conhecimento- 05 - Desenvolver a formação profissional e individual dos colaboradores
C - Comunidade e Responsabilidade Social- 04 - Garantir a satisfação dos nossos clientes/stakeholders (externos)
Local de RealizaçãoEB / JI de Porches
Dia e HoraTodo o ano letivo
Alunos
Ciclo de Ensino1ºCiclo - 1ºano
1ºCiclo - 2ºano
1ºCiclo - 3ºano
1ºCiclo - 4ºano
Pré-Escolar
Turma1ºP - Ensino Regular de Escola EB1 de Porches
2ºP - Ensino Regular de Escola EB1 de Porches
3ºP - Ensino Regular de Escola EB1 de Porches
4ºP - Ensino Regular de Escola EB1 de Porches
JIºS1 - Ensino Regular de Escola EB1 de Porches
EscolaEscola EB1 de Porches
JI de Porches
Estudo do Meio
Expressões
Inglês
TerritorializaçãoEscola
Áreas de Competência do Perfil dos AlunosBem-Estar Saúde e Ambiente
Consciência e Domínio do Corpo
Desenvolvimento Pessoal e Autonomia
Informação e Comunicação
Linguagens e Textos
Pensamento Crítico e Pensamento Criativo
Sensibilidade Estética e Artística
Saber Científico Técnico e Tecnológico
Relacionamento Interpessoal
Raciocínio e Resolução de Problemas
Programa Escolas Bilingues em Inglês (PEBI)
https://www.dge.mec.pt/programa-escolas-bilinguesbilingual-schools-programme
Necessidade de:
- proporcionar aos alunos os mecanismos necessários para alcançarem um nível elevado de proficiência em língua inglesa que é exigido no contexto educativo e profissional do século XXI;
- promover boas práticas na didática do Inglês, através de uma abordagem integrada baseada no currículo;
- encorajar o desenvolvimento de uma rede prestigiada de escolas e crianças/alunos bilingues no ensino público português.
- Sensibilizar as crianças da educação pré-escolar para a aprendizagem do Inglês, com caráter lúdico e informal, tendo em conta os interesses, as preferências e as propostas das crianças;
- desenvolver gradualmente a proficiência comunicativa dos alunos da escolaridade obrigatória em língua inglesa de forma integrada com os conteúdos curriculares;
- promover uma educação inclusiva e intercultural;
- desenvolver as capacidades dos alunos para apoiar simultaneamente o desenvolvimento da comunicação em Inglês e o conhecimento dos conteúdos curriculares nessa língua;
- capacitar os docentes de boas práticas na didática da língua inglesa e em metodologia de ensino bilingue/CLIL a crianças.
A nível da educação pré-escolar:
- sensibilização à aprendizagem do Inglês, integrada de forma natural nas diferentes rotinas do quotidiano do jardim de infância ao longo do dia, partindo de um mínimo desejável de referência, de 20% (5 horas semanais), distribuídos diariamente na componente curricular da educação pré-escolar, tendo em conta os princípios, as metodologias e as áreas de conteúdo das OCEPE;
- frequência de formação creditada de educadores em metodologia de ensino bilingue/CLIL para a educação pré-escolar, promovida por especialistas do British Council / DGE.
A nível do 1.º CEB:
- aprendizagem integrada de conteúdos de Estudo do Meio e Expressões em língua inglesa, bem como aprendizagem de Inglês Língua Estrangeira, para desenvolvimento da literacia nesta língua. O conjunto da aprendizagem integrada dos conteúdos curriculares em Estudo do Meio e Expressões e da aprendizagem de Inglês, Língua Estrangeira, tem um mínimo de referência de 30% (7-8 horas semanais), com a metodologia e os recursos adequados a este ciclo de ensino;
- frequência de formação creditada de docentes em metodologia de ensino bilingue/CLIL para o ensino básico, promovida por especialistas do British Council / DGE.
Direção-Geral da Educação (DGE), do Ministério da Educação (ME), Direção de Serviços do Algarve (DSRAl) e British Council Lisbon (BC).
Recursos humanos:
- docentes titulares do 1º CEB da EB de Porches;
- educadora titular do JI de Porches;
- docente coadjuvante de Inglês;
- docente de Inglês curricular.
Outros recursos:
- materiais de desgaste;
- manuais e plataformas de apoio escolar;
- plataforma Twinkl.
Promoção da criação de ambientes bilingues, com a participação e o envolvimento das crianças, de forma natural, num ambiente de comunicação e articulação entre as diferentes áreas e domínios curriculares, numa perspetiva holística do currículo.
Dinamização de atividades/tarefas de aprendizagem concretas, que permitam a aprendizagem lúdica e experimental acompanhada de desafios apropriados.
Frequência de formação creditada de docentes/educadores em metodologia de ensino bilingue/CLIL para a educação pré-escolar e o ensino básico, promovida por especialistas do British Council / DGE.
Aprendizagem de componentes curriculares do 1.º ciclo do ensino básico (CEB) através do Inglês, e sensibilização para a língua na Educação Pré-Escolar, tendo como finalidade melhorar as oportunidades de aprendizagem dos alunos no início da escolaridade obrigatória.
Aprovado A quarta, 07 de outubro de 2020
C.PedagógicoAprovado A quarta, 07 de outubro de 2020
RealizaçãoRealizada
Da continuidade de implementação do Programa Escolas Bilingues em Inglês neste Agrupamento de Escolas no presente ano letivo resultaram altos níveis de motivação para o ensino bilingue por parte de diversos atores socioeducativos, apesar dos constrangimentos causados pela pandemia Covid-19. Os alunos e famílias mostram abertura e motivação para a aprendizagem bilingue.
É de destacar a importância do trabalho colaborativo neste programa, que deverá ser reforçado no próximo ano letivo. Algumas docentes envolvidas no programa frequentaram formação acreditada pela DGE/British Council, que permitiu melhorias ao nível do planeamento e da intervenção didática, da organização/gestão da sala de aula bilingue, bem como na diversificação/inovação de estratégias, materiais e atividades.
Realça-se o compromisso da Direção do Agrupamento na gestão do Programa, a importância da dimensão organizacional numa perspetiva colaborativa, a aposta em plataformas digitais que possibilitaram a diversificação e melhoria da qualidade dos recursos utilizados.
Considera-se que este Programa tem vindo a manifestar repercussões positivas no clima e na cultura de escola.