Programa Escolas Bilingues em Inglês (PEBI)

Projeto - 2020/2021

Projeto
Hierarquia

1ºCiclo

Agrupamento de Escolas Padre António Martins de Oliveira

 
Breve Descrição

Aprendizagem integrada de conteúdos curriculares e língua inglesa, oferecida através de abordagens de ensino bilingue e/ou Content and Language Integrated Learning (CLIL).

Estimativa de Custos

Sem custos

Calendário

Durante o Ano Letivo

Articulação

1ºCiclo

1ºCiclo > 120 - Inglês

Pré-Escolar

P.Educativo A - Sucesso Educativo

 - 01 - Melhorar os resultados escolares

B - Visão Estratégica, Inovação e Conhecimento

 - 05 - Desenvolver a formação profissional e individual dos colaboradores

C - Comunidade e Responsabilidade Social

 - 04 - Garantir a satisfação dos nossos clientes/stakeholders (externos)

Local de Realização

EB / JI de Porches

Dia e Hora

Todo o ano letivo

Intervenientes
Destinatários

Alunos

Ciclo de Ensino

1ºCiclo - 1ºano

1ºCiclo - 2ºano

1ºCiclo - 3ºano

1ºCiclo - 4ºano

Pré-Escolar

Turma

1ºP - Ensino Regular de Escola EB1 de Porches

2ºP - Ensino Regular de Escola EB1 de Porches

3ºP - Ensino Regular de Escola EB1 de Porches

4ºP - Ensino Regular de Escola EB1 de Porches

JIºS1 - Ensino Regular de Escola EB1 de Porches

Escola

Escola EB1 de Porches

JI de Porches

Enquadramento
Área Curricular

Estudo do Meio

Expressões

Inglês

Territorialização

Escola

Áreas de Competência do Perfil dos Alunos

Bem-Estar Saúde e Ambiente

Consciência e Domínio do Corpo

Desenvolvimento Pessoal e Autonomia

Informação e Comunicação

Linguagens e Textos

Pensamento Crítico e Pensamento Criativo

Sensibilidade Estética e Artística

Saber Científico Técnico e Tecnológico

Relacionamento Interpessoal

Raciocínio e Resolução de Problemas

Projeto
Temática

Programa Escolas Bilingues em Inglês (PEBI)

Legislação de Suporte

https://www.dge.mec.pt/programa-escolas-bilinguesbilingual-schools-programme

Problema de Partida

Necessidade de:
- proporcionar aos alunos os mecanismos necessários para alcançarem um nível elevado de proficiência em língua inglesa que é exigido no contexto educativo e profissional do século XXI;
- promover boas práticas na didática do Inglês, através de uma abordagem integrada baseada no currículo;
- encorajar o desenvolvimento de uma rede prestigiada de escolas e crianças/alunos bilingues no ensino público português.

Objetivos

- Sensibilizar as crianças da educação pré-escolar para a aprendizagem do Inglês, com caráter lúdico e informal, tendo em conta os interesses, as preferências e as propostas das crianças;
- desenvolver gradualmente a proficiência comunicativa dos alunos da escolaridade obrigatória em língua inglesa de forma integrada com os conteúdos curriculares;
- promover uma educação inclusiva e intercultural;
- desenvolver as capacidades dos alunos para apoiar simultaneamente o desenvolvimento da comunicação em Inglês e o conhecimento dos conteúdos curriculares nessa língua;
- capacitar os docentes de boas práticas na didática da língua inglesa e em metodologia de ensino bilingue/CLIL a crianças.

Ações a Desevolver

A nível da educação pré-escolar:
- sensibilização à aprendizagem do Inglês, integrada de forma natural nas diferentes rotinas do quotidiano do jardim de infância ao longo do dia, partindo de um mínimo desejável de referência, de 20% (5 horas semanais), distribuídos diariamente na componente curricular da educação pré-escolar, tendo em conta os princípios, as metodologias e as áreas de conteúdo das OCEPE;
- frequência de formação creditada de educadores em metodologia de ensino bilingue/CLIL para a educação pré-escolar, promovida por especialistas do British Council / DGE.
A nível do 1.º CEB:
- aprendizagem integrada de conteúdos de Estudo do Meio e Expressões em língua inglesa, bem como aprendizagem de Inglês Língua Estrangeira, para desenvolvimento da literacia nesta língua. O conjunto da aprendizagem integrada dos conteúdos curriculares em Estudo do Meio e Expressões e da aprendizagem de Inglês, Língua Estrangeira, tem um mínimo de referência de 30% (7-8 horas semanais), com a metodologia e os recursos adequados a este ciclo de ensino;
- frequência de formação creditada de docentes em metodologia de ensino bilingue/CLIL para o ensino básico, promovida por especialistas do British Council / DGE.

Parcerias

Direção-Geral da Educação (DGE), do Ministério da Educação (ME), Direção de Serviços do Algarve (DSRAl) e British Council Lisbon (BC).

Recursos

Recursos humanos:
- docentes titulares do 1º CEB da EB de Porches;
- educadora titular do JI de Porches;
- docente coadjuvante de Inglês;
- docente de Inglês curricular.

Outros recursos:
- materiais de desgaste;
- manuais e plataformas de apoio escolar;
- plataforma Twinkl.

Produto

Promoção da criação de ambientes bilingues, com a participação e o envolvimento das crianças, de forma natural, num ambiente de comunicação e articulação entre as diferentes áreas e domínios curriculares, numa perspetiva holística do currículo.
Dinamização de atividades/tarefas de aprendizagem concretas, que permitam a aprendizagem lúdica e experimental acompanhada de desafios apropriados.
Frequência de formação creditada de docentes/educadores em metodologia de ensino bilingue/CLIL para a educação pré-escolar e o ensino básico, promovida por especialistas do British Council / DGE.

Observações
Observação

Aprendizagem de componentes curriculares do 1.º ciclo do ensino básico (CEB) através do Inglês, e sensibilização para a língua na Educação Pré-Escolar, tendo como finalidade melhorar as oportunidades de aprendizagem dos alunos no início da escolaridade obrigatória.

Estado
Organização

Aprovado A quarta, 07 de outubro de 2020

C.Pedagógico

Aprovado A quarta, 07 de outubro de 2020

Realização

Realizada

Da continuidade de implementação do Programa Escolas Bilingues em Inglês neste Agrupamento de Escolas no presente ano letivo resultaram altos níveis de motivação para o ensino bilingue por parte de diversos atores socioeducativos, apesar dos constrangimentos causados pela pandemia Covid-19. Os alunos e famílias mostram abertura e motivação para a aprendizagem bilingue.

É de destacar a importância do trabalho colaborativo neste programa, que deverá ser reforçado no próximo ano letivo. Algumas docentes envolvidas no programa frequentaram formação acreditada pela DGE/British Council, que permitiu melhorias ao nível do planeamento e da intervenção didática, da organização/gestão da sala de aula bilingue, bem como na diversificação/inovação de estratégias, materiais e atividades.

Realça-se o compromisso da Direção do Agrupamento na gestão do Programa, a importância da dimensão organizacional numa perspetiva colaborativa, a aposta em plataformas digitais que possibilitaram a diversificação e melhoria da qualidade dos recursos utilizados.

Considera-se que este Programa tem vindo a manifestar repercussões positivas no clima e na cultura de escola.

Avaliação / Sucesso
Avaliação Final

Bastante sucesso / Cumpriu na totalidade


Avaliação pelo(s) Responsável(is)

Bastante sucesso / Cumpriu na totalidade


Avaliação pelo(s) Interveniente(s)

Sem avaliação


TOP Visualizações
Projeto [821] Espamol Solidária
Projeto [563] " Newton gostava de ler"
Projeto [471] Plataformas Informáticas - Gstor
Projeto [444] 10 Minutos a Ler
Projeto [431] “ Ler+ Hoje!”- - Rede de Escolas a Ler+
Projeto [415] Desporto Escolar - Grupo/equipa de badminton Bad1 e Bad2
Atividade [410] ESPAMOL Talent Show
Projeto [383] "Aprender com a Biblioteca Escolar"
Atividade [376] sessão de esclarecimento IVG
Projeto [370] Miúdos a votos
Relacionadas
Projeto " Newton gostava de ler"
Projeto 10 Minutos a Ler
Projeto “ Ler+ Hoje!”- - Rede de Escolas a Ler+
Projeto "Aprender com a Biblioteca Escolar"
Projeto Miúdos a votos
Atividade Comemoração de efemérides (Instauração da República; Halloween; Cultura Científica; Direitos Humanos; Restauração da Independência; Em Memória das vítimas do holocausto; São Valentim; 25 de Abril.)
Atividade Dinamização de Concursos Concelhios (Na Rota da Arte, Literário, Leitura, Duetos de Leitura...)
Atividade Dinamização de Concursos do PNL, RBE e outras instituições.
Atividade Encontro com escritores/contadores/artistas ( preferencialmente por vídeoconferência)
Atividade Quinzena da Leitura (várias atividades que envolvem a leitura e escrita)



Plano Anual Atividades

A Scorebiz utiliza Cookies de modo a proporcionar-lhe uma melhor experiência de navegação e aceder a todas as funcionalidades.
Para aceitar a sua utilização, continue a sua navegação.

ACEITAR