Projeto - 2020/2021
Projetos > Projetos Internacionais
Agrupamento de Escolas Padre António Martins de Oliveira
ResponsáveisJoana Serpa
Isabel Faina
Breve Descrição
Todos os anos, a Landrat-Gruber-Schule Dieburg, na Alemanha, conduz o jogo de negócios baseado em computador "Wirtschaftswochen Aktiengesellschaft" (WIWAG), que está ancorado no currículo da escola secundária profissional. Em quatro dias, estudantes e professores experimentam contextos económicos numa empresa utilizando um exemplo prático. Sobre vários anos de negócios, os participantes analisam, formulam e optimizam as decisões e adaptam-nas estrategicamente. O software de simulação foi desenvolvido pela Fundação Ernst Schmidheiny e patrocinada pela Fundação Joachim Herz na Alemanha.
Este projecto International Business Game WIWAG (ISCBG) representa uma orientação internacional da simulação de processos empresariais e, assim, contribui para a cooperação internacional das escolas profissionais na Europa.
Além de um evento de arranque com formação em software de simulação e um evento final com avaliação do projecto e planeamento da continuação da cooperação; cinco reuniões com os alunos são o foco principal do projecto. Os estudantes ou estagiários virão da área de economia e administração e participarão no jogo de simulação International Business Game WIWAG. A base profissional destas reuniões serão conceitos de gestão empresarial, bem como o controlo do funcionamento
processos com a ajuda de software de simulação. Os estudantes gerem empresas e tomam decisões que, paralelamente ao conteúdo técnico, são concebidas para desenvolver competências linguísticas e culturais, competências em administração de empresas, aptidões e competências sociais, bem como aptidões em conflitos e resolução de problemas. As decisões de gestão empresarial dizem respeito aos procedimentos sobre questões de investimento, medidas de marketing, política ambiental e qualidade dos produtos e planeamento do pessoal em diferentes ciclos económicos na Europa. Este é um grande desafio para os estudantes que deverão realizar uma assembleia geral na qual os accionistas serão responsabilizados pelo desenvolvimento do negócio.
O plano a longo prazo no início do projecto será regularmente ajustado e optimizado durante a implementação. O jogo empresarial será implementado em sequências repetitivas (sprints) com diferentes estudantes e representa um produto intermédio do projecto, de acordo com o método do projecto Scrum.
Traduzido com a versão gratuita do tradutor - www.DeepL.com/Translator
32 785,00€
CalendárioDurante o Ano Letivo
ArticulaçãoCiências Sociais e Humanas > Grupo 430 - Economia e Contabilidade
Equipa de Projetos
Línguas > Grupo 330 - Inglês
P.Educativo A - Sucesso Educativo- 01 - Melhorar os resultados escolares
- 03 - Dinamizar ofertas de complemento educativo
B - Visão Estratégica, Inovação e Conhecimento- 04 - Promover a participação ativa da comunidade escolar nas políticas de melhoria contínua
C - Comunidade e Responsabilidade Social- 01 - Promover a imagem/reputação do Agrupamento (com. externa)
- 02 - Promover hábitos de preservação do meio ambiente e responsabilidade social
- 04 - Garantir a satisfação dos nossos clientes/stakeholders (externos)
- 05 - Fortalecer o trabalho em parceria com outros organismos ou instituições.
Local de RealizaçãoAlemanha, Portugal, Áustria, Espanha, Suécia
Dia e Hora5 encontros com alunos : 02/2021;09/201;02/2022:09/2022;02/2023 + 2 professores: 11/2020; 05/2022
Alunos
Ciclo de EnsinoSecundário - 10ºano
Secundário - 11ºano
Secundário - 12ºano
Turma10ºE - Ensino Regular de Escola Secundária Padre António Martins de Oliveira
11ºE - Ensino Regular de Escola Secundária Padre António Martins de Oliveira
12ºE - Ensino Regular de Escola Secundária Padre António Martins de Oliveira
EscolaEscola Secundária Padre António Martins de Oliveira
Cultural
Formação e Desenvolvimento Pessoal
Cidadania e Desenvolvimento
Economia
TerritorializaçãoInternacional
Áreas de Competência do Perfil dos AlunosDesenvolvimento Pessoal e Autonomia
Informação e Comunicação
Linguagens e Textos
Pensamento Crítico e Pensamento Criativo
Raciocínio e Resolução de Problemas
Relacionamento Interpessoal
Saber Científico Técnico e Tecnológico
Socio-económicas: Um jogo de aplicação prática de conceitos de Gestão de empresas
- REGULAMENTO (UE) N. o 1288/2013 DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO
de 11 de dezembro de 2013
que cria o Programa "Erasmus+" o programa da União para o ensino, a formação, a juventude e o desporto e que revoga as Decisões n. o 1719/2006/CE, n. o 1720/2006/CE e n. o 1298/2008/CE
- O Regulamento (UE, Euratom) 2018/1046 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 18 de julho de 2018, relativo às disposições financeiras aplicáveis ao orçamento geral da União (JO L 193, 30.7.208).
- erasmus-plus-programme-guide-2020
Aplicação de conceitos de gestão empresarial, bem como o controlo do funcionamento processos com a ajuda de software de simulação.
Desenvolver competências linguísticas e culturais, competências em administração de empresas, aptidões e competências sociais, bem como aptidões em conflitos e resolução de problemas. Desenvolver responsabilidade crítica perante o desenvolvimento de um negócio, com a tomada de decisões de gestão empresarial respeitantes aos procedimentos sobre questões de investimento, medidas de marketing, política ambiental e qualidade dos produtos e planeamento do pessoal em diferentes ciclos económicos na Europa.
Os objectivos incluem a aquisição de conhecimentos técnicos básicos de forma jogada, a nível Europeu, promovendo experiências interculturais e construindo uma cooperação entre instituições escolares europeias.
Os estudantes e professores irão trabalhar em grupos interculturais e transnacionais, contribuindo para o desenvolvimento da aprendizagem por projecto. Existirá uma troca de boas práticas entre docentes ao nível de métodos de ensino e é promovida a operacionalização de processos baseados em sistemas operativos e computadores. Serão desenvolvidas as seguintes actividades:
Cinco encontros entre os estudantes das 5 escolas para jogarem o WIWAG
2 encontros entre docentes para a programação e organização das actividades
Landrat - Gruber -Schule Dieburg - Alemanha; Berufsschule für Verwaltungsberufe - Áustria; FEDA MADRID - Espanha; Hjalmar Strömerskolan - Suécia
Materiais:
computadores com ligação net
Programa WiWAG
Sala de informática
Auditório
Papel e toner
Os estudantes que deverão realizar uma assembleia geral na qual os accionistas serão responsabilizados pelo desenvolvimento do negócio.
As a result, all documents plus a manual for the independent implementation of the business game on an international level will be published. This should provide added value for schools in Europe. Furthermore, the project partners are striving for cooperation in the area of Key Actions 1 and 2, which will continue beyond the project duration.
Projecto Financiado pelo programa Erasmus+ (2014-2020)
Projecto irá decorrer entre 30-11-2020 e 30-08-2023
Aprovado A quarta, 13 de janeiro de 2021
C.PedagógicoAprovado A quarta, 13 de janeiro de 2021
RealizaçãoRealizada
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