Projecto Internacional ERASMUS+ "WIWAG"

Projeto - 2020/2021

Projeto
Hierarquia

Projetos > Projetos Internacionais

Agrupamento de Escolas Padre António Martins de Oliveira

 
Responsáveis

Joana Serpa

Isabel Faina

Breve Descrição


Todos os anos, a Landrat-Gruber-Schule Dieburg, na Alemanha, conduz o jogo de negócios baseado em computador "Wirtschaftswochen Aktiengesellschaft" (WIWAG), que está ancorado no currículo da escola secundária profissional. Em quatro dias, estudantes e professores experimentam contextos económicos numa empresa utilizando um exemplo prático. Sobre vários anos de negócios, os participantes analisam, formulam e optimizam as decisões e adaptam-nas estrategicamente. O software de simulação foi desenvolvido pela Fundação Ernst Schmidheiny e patrocinada pela Fundação Joachim Herz na Alemanha.
Este projecto International Business Game WIWAG (ISCBG) representa uma orientação internacional da simulação de processos empresariais e, assim, contribui para a cooperação internacional das escolas profissionais na Europa.

Além de um evento de arranque com formação em software de simulação e um evento final com avaliação do projecto e planeamento da continuação da cooperação; cinco reuniões com os alunos são o foco principal do projecto. Os estudantes ou estagiários virão da área de economia e administração e participarão no jogo de simulação International Business Game WIWAG. A base profissional destas reuniões serão conceitos de gestão empresarial, bem como o controlo do funcionamento
processos com a ajuda de software de simulação. Os estudantes gerem empresas e tomam decisões que, paralelamente ao conteúdo técnico, são concebidas para desenvolver competências linguísticas e culturais, competências em administração de empresas, aptidões e competências sociais, bem como aptidões em conflitos e resolução de problemas. As decisões de gestão empresarial dizem respeito aos procedimentos sobre questões de investimento, medidas de marketing, política ambiental e qualidade dos produtos e planeamento do pessoal em diferentes ciclos económicos na Europa. Este é um grande desafio para os estudantes que deverão realizar uma assembleia geral na qual os accionistas serão responsabilizados pelo desenvolvimento do negócio.
O plano a longo prazo no início do projecto será regularmente ajustado e optimizado durante a implementação. O jogo empresarial será implementado em sequências repetitivas (sprints) com diferentes estudantes e representa um produto intermédio do projecto, de acordo com o método do projecto Scrum.

Traduzido com a versão gratuita do tradutor - www.DeepL.com/Translator

Estimativa de Custos

32 785,00€

Calendário

Durante o Ano Letivo

Articulação

Ciências Sociais e Humanas > Grupo 430 - Economia e Contabilidade

Equipa de Projetos

Línguas > Grupo 330 - Inglês

P.Educativo A - Sucesso Educativo

 - 01 - Melhorar os resultados escolares

 - 03 - Dinamizar ofertas de complemento educativo

B - Visão Estratégica, Inovação e Conhecimento

 - 04 - Promover a participação ativa da comunidade escolar nas políticas de melhoria contínua

C - Comunidade e Responsabilidade Social

 - 01 - Promover a imagem/reputação do Agrupamento (com. externa)

 - 02 - Promover hábitos de preservação do meio ambiente e responsabilidade social

 - 04 - Garantir a satisfação dos nossos clientes/stakeholders (externos)

 - 05 - Fortalecer o trabalho em parceria com outros organismos ou instituições.

Local de Realização

Alemanha, Portugal, Áustria, Espanha, Suécia

Dia e Hora

5 encontros com alunos : 02/2021;09/201;02/2022:09/2022;02/2023 + 2 professores: 11/2020; 05/2022

Intervenientes
Destinatários

Alunos

Ciclo de Ensino

Secundário - 10ºano

Secundário - 11ºano

Secundário - 12ºano

Turma

10ºE - Ensino Regular de Escola Secundária Padre António Martins de Oliveira

11ºE - Ensino Regular de Escola Secundária Padre António Martins de Oliveira

12ºE - Ensino Regular de Escola Secundária Padre António Martins de Oliveira

Escola

Escola Secundária Padre António Martins de Oliveira

Enquadramento
Área Curricular

Cultural

Formação e Desenvolvimento Pessoal

Cidadania e Desenvolvimento

Economia

Territorialização

Internacional

Áreas de Competência do Perfil dos Alunos

Desenvolvimento Pessoal e Autonomia

Informação e Comunicação

Linguagens e Textos

Pensamento Crítico e Pensamento Criativo

Raciocínio e Resolução de Problemas

Relacionamento Interpessoal

Saber Científico Técnico e Tecnológico

Projeto
Temática

Socio-económicas: Um jogo de aplicação prática de conceitos de Gestão de empresas

Legislação de Suporte

- REGULAMENTO (UE) N. o 1288/2013 DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO
de 11 de dezembro de 2013
que cria o Programa "Erasmus+" o programa da União para o ensino, a formação, a juventude e o desporto e que revoga as Decisões n. o 1719/2006/CE, n. o 1720/2006/CE e n. o 1298/2008/CE
- O Regulamento (UE, Euratom) 2018/1046 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 18 de julho de 2018, relativo às disposições financeiras aplicáveis ao orçamento geral da União (JO L 193, 30.7.208).
- erasmus-plus-programme-guide-2020

Problema de Partida

Aplicação de conceitos de gestão empresarial, bem como o controlo do funcionamento processos com a ajuda de software de simulação.

Objetivos

Desenvolver competências linguísticas e culturais, competências em administração de empresas, aptidões e competências sociais, bem como aptidões em conflitos e resolução de problemas. Desenvolver responsabilidade crítica perante o desenvolvimento de um negócio, com a tomada de decisões de gestão empresarial respeitantes aos procedimentos sobre questões de investimento, medidas de marketing, política ambiental e qualidade dos produtos e planeamento do pessoal em diferentes ciclos económicos na Europa.
Os objectivos incluem a aquisição de conhecimentos técnicos básicos de forma jogada, a nível Europeu, promovendo experiências interculturais e construindo uma cooperação entre instituições escolares europeias.

Ações a Desevolver

Os estudantes e professores irão trabalhar em grupos interculturais e transnacionais, contribuindo para o desenvolvimento da aprendizagem por projecto. Existirá uma troca de boas práticas entre docentes ao nível de métodos de ensino e é promovida a operacionalização de processos baseados em sistemas operativos e computadores. Serão desenvolvidas as seguintes actividades:
Cinco encontros entre os estudantes das 5 escolas para jogarem o WIWAG
2 encontros entre docentes para a programação e organização das actividades

Parcerias

Landrat - Gruber -Schule Dieburg - Alemanha; Berufsschule für Verwaltungsberufe - Áustria; FEDA MADRID - Espanha; Hjalmar Strömerskolan - Suécia

Recursos

Materiais:
computadores com ligação net
Programa WiWAG
Sala de informática
Auditório
Papel e toner

Produto

Os estudantes que deverão realizar uma assembleia geral na qual os accionistas serão responsabilizados pelo desenvolvimento do negócio.

As a result, all documents plus a manual for the independent implementation of the business game on an international level will be published. This should provide added value for schools in Europe. Furthermore, the project partners are striving for cooperation in the area of Key Actions 1 and 2, which will continue beyond the project duration.

Observações
Observação

Projecto Financiado pelo programa Erasmus+ (2014-2020)
Projecto irá decorrer entre 30-11-2020 e 30-08-2023

Estado
Organização

Aprovado A quarta, 13 de janeiro de 2021

C.Pedagógico

Aprovado A quarta, 13 de janeiro de 2021

Realização

Pendente


TOP Visualizações
Projeto [276] Espamol Solidária
Atividade [231] ESPAMOL Talent Show
Projeto [213] “ Ler+ Hoje!”- - Rede de Escolas a Ler+
Projeto [204] 10 Minutos a Ler
Atividade [177] Comemoração de efemérides (Instauração da República; Halloween; Cultura Científica; Direitos Humanos; Restauração da Independência; Em Memória das vítimas do holocausto; São Valentim; 25 de Abril.)
Projeto [171] " Newton gostava de ler"
Atividade [165] Prime Skills - CV e Entrevista
Atividade [158] sessões de esclarecimento sobre saúde oral
Projeto [149] Programa Eco-Escolas
Projeto [147] "Aprender com a Biblioteca Escolar"
Relacionadas
Projeto “ Ler+ Hoje!”- - Rede de Escolas a Ler+
Projeto 10 Minutos a Ler
Atividade Comemoração de efemérides (Instauração da República; Halloween; Cultura Científica; Direitos Humanos; Restauração da Independência; Em Memória das vítimas do holocausto; São Valentim; 25 de Abril.)
Projeto " Newton gostava de ler"
Projeto "Aprender com a Biblioteca Escolar"
Projeto Miúdos a votos
Atividade Dinamização de Concursos Concelhios (Na Rota da Arte, Literário, Leitura, Duetos de Leitura...)
Atividade Dinamização de Concursos do PNL, RBE e outras instituições.
Atividade Encontro com escritores/contadores/artistas ( preferencialmente por vídeoconferência)
Atividade Outubro - Mês Internacional das Bibliotecas Escolares



Plano Anual Atividades

A Scorebiz utiliza Cookies de modo a proporcionar-lhe uma melhor experiência de navegação e aceder a todas as funcionalidades.
Para aceitar a sua utilização, continue a sua navegação.

ACEITAR