Projeto - 2020/2021
Projetos
Agrupamento de Escolas Padre António Martins de Oliveira
ResponsáveisCélia Rodrigues
Ângela Abrantes
Breve DescriçãoAs UAARE visam uma articulação eficaz entre os agrupamentos de escola, os encarregados de educação, as federações desportivas e seus agentes e os municípios, entre outros interessados, tendo por objetivo conciliar, com sucesso, a atividade escolar com a prática desportiva de alunos/atletas enquadrados no regime de alto rendimento ou seleções nacionais.
Surgem para dar cabal cumprimento às medidas de apoio previstas para alunos/atletas em Regime de Alto Rendimento ou enquadrados em Seleções Nacionais, plasmadas nos Decretos-Leis n.o 272/2009, de 1 de outubro, e n.o 45/2013, de 5 de abril, respetivamente, bem como para alunos-atletas que revelem potencial talento desportivo (recomendação da EU/2013 sobre carreiras duais).
Sem custos
CalendárioDurante o Ano Letivo
ArticulaçãoCoordenação de Diretores de Turma
Diretor
Diretor > Coordenadores de Estabelecimento
Serviço de Psicologia e Orientação (SPO)
P.Educativo A - Sucesso Educativo- 01 - Melhorar os resultados escolares
B - Visão Estratégica, Inovação e Conhecimento- 05 - Desenvolver a formação profissional e individual dos colaboradores
Local de RealizaçãoAgrupamento
Dia e HoraAo longo do ano letivo
Alunos
Pessoal Docente
Ciclo de Ensino2ºCiclo - 5ºano
2ºCiclo - 6ºano
3ºCiclo - 7ºano
3ºCiclo - 8ºano
3ºCiclo - 9ºano
Profissional
Secundário - 10ºano
Secundário - 11ºano
Secundário - 12ºano
EscolaEscola EB 23 Jacinto Correia
Escola Secundária Padre António Martins de Oliveira
Formação e Desenvolvimento Pessoal
Biologia e Geologia
Ciências Físico-Químicas
Físico-Química
Inglês
Matemática
Português
Componente Cientifica do Curso
TerritorializaçãoNacional
Áreas de Competência do Perfil dos AlunosDesenvolvimento Pessoal e Autonomia
Informação e Comunicação
Linguagens e Textos
Pensamento Crítico e Pensamento Criativo
Raciocínio e Resolução de Problemas
Relacionamento Interpessoal
Saber Científico Técnico e Tecnológico
Conciliação entre a vida académica e desportiva
Rege-se pela Portaria n.o 275/2019, de 27 de agosto.
Dificuldade de gestão e concilliação, com sucesso, da atividade escolar com a prática desportiva por parte de alunos/atletas enquadrados no regime de alto rendimento ou seleções nacionais.
Desenvolver todas as iniciativas necessárias ao apoio dos alunos-atletas na conciliação e gestão da vida académica e desportiva com com sucesso.
A ação pedagógica UAARE privilegia o seguinte:
a) Dinâmicas pedagógicas de atuação preventiva, que antecipem e previnam momentos particulares de pressão no desempenho originados na preparação desportiva, bem como o trabalho de natureza interdisciplinar e de articulação
disciplinar e diferentes formas de organização;
b) Um sistema de sinalização e alerta de necessidades educativas, articulado entre o professor acompanhante e o diretor de turma;
c) A disponibilização por parte dos professores do conselho de turma ao professor acompanhante e aos professores da sala de estudo aprender mais, em colaboração com o diretor de turma, de informação sistemática de avaliação de natureza formativa e sumativa, no sentido de operacionalizar e articular o respetivo plano pedagógico individual;
d) O trabalho personalizado com os alunos -atletas;
e) O apoio pedagógico a alunos -atletas entre escolas UAARE, nas situações de mobilidade temporária por motivos desportivos, designadamente no que respeita à recuperação de aprendizagens e à preparação e realização de testes e provas nacionais;
f) O desenvolvimento de trabalho colaborativo e reflexivo entre os diferentes intervenientes;
g) O papel dos ambientes virtuais de aprendizagem, para apoio síncrono e assíncrono individualizado ao aluno -atleta em períodos de ausência;
h) O envolvimento dos alunos -atletas, famílias e interlocutores desportivos na ação pedagógica UAARE;
i) O desenvolvimento e a utilização de recursos educativos por parte dos professores da sala de estudo aprender mais que promovam o acompanhamento personalizado da aprendizagem;
j) A promoção de espaços físicos de aprendizagem inovadores, multidisciplinares e personalizados;
k) A formação contínua da equipa de escola UAARE;
l) A aposta na valorização das competências pessoais e sociais desenvolvidas no seu processo de conciliação escolar e desportiva de modo a que todos os alunos -atletas alcancem as competências previstas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória;
m) O enriquecimento das aprendizagens essenciais através do reforço do trabalho interdisciplinar e disciplinar entre os professores do conselho de turma e os professores da sala de estudo aprender mais, mediados pelo diretor de turma e pelo professor acompanhante.
-Equipa nacional UAARE: Coordenador nacional; Coordenadores regionais; Equipa pedagógica
de desenvolvimento de ambientes de aprendizagem (EPDAA)
- Embaixadores UAARE
-Equipas de escola (profs UAARE da Sala de Estudo Aprender +) e Profs acompanhantes do projeto
- Microsoft
Plataforma Teams
Sala de Estudo Aprender + (SEAM+)
Equipas multidisciplnares da SEAM+
Psicóloga Escolar
Equipa Nacional UAARE
CAA
Sucesso escolar e desportivo dos alunos atletas
Aprovado A quarta, 07 de outubro de 2020
C.PedagógicoAprovado A quarta, 07 de outubro de 2020
RealizaçãoRealizada