Agir com Arte

Projeto - 2021/2022

Projeto
Hierarquia

Ensino Profissional / CEF /PIEF > PIEF

Agrupamento de Escolas Padre António Martins de Oliveira

 
Responsáveis

Erica Fernandes

Sandra Caetano

Sandra Marina Martins

Filipa Isabel Nunes Rodrigues

Sara Correia dos Santos

Sandra Inês Martinho Fonseca

Carlos Graça

Délia Graça Marques Rodrigues

Francisca Pinto

Breve Descrição

Esboço do projeto interdisciplinar pela professora Sandra Cateano.
Esboço, desenho e pintura em tela, com a reprodução de obras de arte de artistas de mérito reconhecido, representativas dos diferentes movimentos artísticos, nas disciplinas de Oficina de Expressões; Expressões Artísticas e Artes Plásticas e Homem e o Ambiente.
Pesquisa, recolha e divulgação de informação biográfica sobre os artistas selecionados, na disciplina de Viver em Português.
A música e os movimentos literários e artísticos, na disciplina de Expressões Artísticas e Artes Plásticas.
Foto-reportagem de património cultural da cidade de Lagoa, na disciplina de Educação Física.

Estimativa de Custos

250,00€

Calendário

De terça, 19 de abril de 2022 até quinta, 30 de junho de 2022

Articulação

Diretor

Município de Lagoa

P.Educativo A - Sucesso Educativo

 - 01 - Melhorar os resultados escolares

C - Comunidade e Responsabilidade Social

 - 01 - Promover a imagem do Agrupamento

 - 02 - Promover hábitos de preservação do meio ambiente e responsabilidade social

 - 04 - Garantir a satisfação dos nossos stakeholders (internos e externos)

Local de Realização

Escola Secundária Padre António Martins de Oliveira

Dia e Hora

De acordo com horário letivo

Intervenientes
Destinatários

Comunidade Educativa

Ciclo de Ensino

PIEF

Turma

PIEFº2C - PIEF de Escola Secundária Padre António Martins de Oliveira

PIEFº3C - PIEF - 3º ciclo de Escola Secundária Padre António Martins de Oliveira

Escola

Escola Secundária Padre António Martins de Oliveira

Enquadramento
Área Curricular

Expressões Artísticas e Artes Plásticas

Homem Ambiente

Formação Vocacional - Área de Projeto

Oficina de Expressões

Viver em Português

Educação Física

Territorialização

Escola

Áreas de Competência do Perfil dos Alunos

Desenvolvimento Pessoal e Autonomia

Linguagens e Textos

Pensamento Crítico e Pensamento Criativo

Relacionamento Interpessoal

Sensibilidade Estética e Artística

Consciência e Domínio do Corpo

Informação e Comunicação

Projeto
Temática

Artes, Literatura e Património.

Legislação de Suporte

Não se aplica.

Problema de Partida

Reabilitação dos espaços escolares;
Despertar nos alunos interesse pelas artes;
Maior sentimento de pertença com o espaço "escola";
Reconhecimento da importância da conservação do património.

Objetivos

Reconhecer a importância e a necessidade de preservação do Património global e local;
Reconhecer o papel e a influência do património na sociedade;
Desenvolver a literacia artística e a educação patrimonial;
Desenvolver uma maior identificação com o espaço “escola”.

Ações a Desevolver

Enquadrar obras de arte enquanto património cultural e artístico;
Enquadrar obras literárias, musicais e peças de teatro com as obras de arte selecionadas;
Interagir com materiais, instrumentos e procedimentos variados das artes (Artes Visuais, Dança, Música, Teatro), experimentando-os e conhecendo-os de modo a utilizá-los nos trabalhos pessoais;
Intervir e reabilitar espaços escolares;
Pintura dos bancos de cimento, existentes nos espaços exteriores da escola com a reprodução de obras de arte de artistas de mérito reconhecido, representativas dos diferentes movimentos artísticos;
Criar um roteiro turístico pela cidade de Lagoa - valorização e reconhecimento da importância do património local.

Parcerias

Município de Lagoa

Recursos

Alunos, professores e técnicos da turma envolvidos na atividade;
Recursos materiais disponíveis;
Materiais de pintura específicos (tela, pincéis, tntas esmalte aquoso brilhante e acessórios).

Produto

Realização de diversas atividades com os alunos, num projeto interdisciplinar, em que é possível dentro da mesma temática e com o mesmo ponto de partida trabalhar diversas competências/metas das áreas especificas das disciplinas envolvidas.

Estado
Organização

Aprovado A quinta, 13 de janeiro de 2022

C.Pedagógico

Aprovado A quarta, 19 de janeiro de 2022

Realização

Realizada

Avaliação / Sucesso
Avaliação Final

Sucesso / Cumpriu a maioria dos parâmetros


Avaliação pelo(s) Responsável(is)

Sucesso / Cumpriu a maioria dos parâmetros


Avaliação pelo(s) Interveniente(s)

Bastante sucesso / Cumpriu na totalidade


TOP Visualizações
Projeto [293] +Português com a Biblioteca Escolar
Atividade [219] Concurso "Canguru Matemático Sem Fronteiras"
Projeto [208] Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar (PNPSE)
Atividade [182] 50/50 Igualdade de Género - 7º G
Atividade [161] Programa de Promoção de Competências Socioemocionais "Faz ZOOM às Emoções"
Projeto [158] Grupo Equipa de Badminton
Atividade [146] Espaço: "Escuta as Famílias"
Projeto [143] MyPolis - Cidadania em ação
Projeto [141] Projeto - “ Ler+ Hoje!”- - Rede de Escolas a Ler+
Visita de Estudo [140] Saída de campo - Observação de fósseis nas praias da Salema, praia da Luz, ou praia Santa
Relacionadas
Visita de Estudo Saída de campo - Observação de fósseis nas praias da Salema, praia da Luz, ou praia Santa
Visita de Estudo Minas de Salgema-Loulé
Atividade Ciências, articulação entre Ciclos
Visita de Estudo Visita de estudo à mina de sal-gema em Loulé
Visita de Estudo Visita de estudo à Mina de SAL-GEMA 7ºD
Visita de Estudo Visita de estudo à Mina de SAL-GEMA 7ºF
Visita de Estudo Visita de Estudo Mina de Sal-Gema 7ºD



Plano Anual Atividades

A Scorebiz utiliza Cookies de modo a proporcionar-lhe uma melhor experiência de navegação e aceder a todas as funcionalidades.
Para aceitar a sua utilização, continue a sua navegação.

ACEITAR