Projeto - 2021/2022
Coordenação de Diretores de Turma
Agrupamento de Escolas Padre António Martins de Oliveira
ResponsáveisSandra Pina Gonçalves
Breve DescriçãoO programa de mentoria é uma medida de intervenção preventiva e promotora do desenvolvimento do aluno em diferentes domínios (emocional, académico, comportamental) e visa estimular o relacionamento interpessoal e a cooperação entre alunos.
Estimativa de CustosSem custos
CalendárioA Partir do 2ºSemestre
ArticulaçãoBiblioteca Escolar
Coordenação de Diretores de Turma
Serviço de Psicologia e Orientação (SPO)
Cidadania e Desenvolvimento
P.Educativo A - Sucesso Educativo- 01 - Melhorar os resultados escolares
- 03 - Dinamizar as bibliotecas escolares
C - Comunidade e Responsabilidade Social- 01 - Promover a imagem do Agrupamento
Local de RealizaçãoEscolas frequentadas pelos alunos e online
Dia e HoraAo longo da semana
Alunos
Encarregados de Educação/Pais
Pessoal Docente
Ciclo de Ensino3ºCiclo - 7ºano
3ºCiclo - 8ºano
3ºCiclo - 9ºano
Turma9ºE - Ensino Regular de Escola Secundária Padre António Martins de Oliveira
7ºE - Ensino Regular de Escola EB 23 Jacinto Correia
8ºA - Ensino Regular de Escola EB 23 Jacinto Correia
8ºB - Ensino Regular de Escola EB 23 Jacinto Correia
EscolaEscola EB 23 Jacinto Correia
Escola Secundária Padre António Martins de Oliveira
Cidadania e Desenvolvimento
Apoio ao Estudo
Formação e Desenvolvimento Pessoal
TerritorializaçãoAgrupamento
Escola
Áreas de Competência do Perfil dos AlunosDesenvolvimento Pessoal e Autonomia
Informação e Comunicação
Linguagens e Textos
Pensamento Crítico e Pensamento Criativo
Relacionamento Interpessoal
Raciocínio e Resolução de Problemas
Saber Científico Técnico e Tecnológico
Mentoria entre pares
Resolução do Conselho de Monistros nº53-D/2020
Insucesso Escolar
a) Implementar mecanismos de acompanhamento e de integração plena de estudantes referenciados ou que o solicitem no decurso dos respetivos ciclos de estudos, diminuindo dificuldades decorrentes de mudanças escolares, geográficas e culturais;
b) Promover a equidade, a qualidade das experiências de aprendizagem, a resolução de dificuldades de natureza diversa, e prevenir o abandono, desenvolvendo as relações interpessoais, bem como atitudes positivas em relação à escola, aos professores e aos pares;
c) Permitir a autorregulação das aprendizagens essenciais, incrementando o bem-estar e a adaptação às expectativas académicas e sociais;
d) Dinamizar contextos de formação e de aprendizagem, potenciadores do desenvolvimento de competências transversais, contemplando o desenvolvimento pessoal e coletivo, num espírito de pertença ao Agrupamento ESPAMOL;
e) Promover a disseminação de boas práticas e vivências desenvolvidas no âmbito do Programa de Mentoria;
f) Fomentar o valor do trabalho voluntário;
g) Envolver toda a comunidade educativa, reforçando a consciencialização de uma cultura de qualidade, bem como de intervenção e de responsabilidade solidária que privilegie o exercício da cidadania;
h) Promover o trabalho colaborativo, designadamente no âmbito da partilha de experiências relevantes, estratégias de intervenção e construção de materiais de apoio.
2.2. Específicos
a) Envolver estudantes do mesmo ciclo de estudos (2.º, 3.º ciclos do ensino básico e ensino secundário), matriculado(a)s no mesmo ano/turma, promovendo sentimentos de bem-estar pessoal, de colaboração e de solidariedade;
b) Acompanhar/monitorizar a integração dos alunos, procurando despertar neles atitudes positivas em relação à escola, aos professores e aos pares;
c) Envolver a família e responsabilizar os encarregados de educação no processo.
Apoio no desenvolvimento das Aprendizagens, no esclarecimento de dúvidas, na integração escolar, na preparação para os momentos de avaliação;
Outras atividades conducentes à melhoria dos resultados escolares.
- Diretores de Turma,
- Encarregados de Educação,
- Serviço de Psicologia e Orientação (SPO),
- Bibliotecas Escolares,
- e Tutores.
- Planificação,
- Materiais didáticos,
- Recursos digitais,
- Plataformas de comunicação à distância,
- Grelhas de registo (Diários de Mentoria),
- Questionários,
- Bibliotecas Escolares.
Melhoria dos resultados escolares, promoção do relacionamento interpessoal e da cooperação e valorização do autoconceito e da autoestima dos alunos envolvidos, mas especialmente dos mentorandos.
Aprovado A quarta, 10 de novembro de 2021
C.PedagógicoAprovado A quarta, 10 de novembro de 2021
RealizaçãoRealizada