Programa Escolas Bilingues em Inglês (PEBI)

Projeto - 2021/2022

Projeto
Hierarquia

1ºCiclo > 120 - Inglês

Agrupamento de Escolas Padre António Martins de Oliveira

 
Breve Descrição

Fomentando o início precoce da oferta e a sua sequencialidade e articulação entre níveis de educação e ensino, o PEBI tem como objetivos:
- Sensibilizar as crianças da educação pré-escolar para a aprendizagem do Inglês, com caráter lúdico e informal, tendo em conta os interesses, as preferências e as propostas das crianças;
- Desenvolver gradualmente a proficiência comunicativa dos alunos da escolaridade obrigatória em língua inglesa de forma integrada com os conteúdos curriculares;
- Promover uma educação inclusiva e intercultural;
- Desenvolver as capacidades dos alunos para apoiar simultaneamente o desenvolvimento da comunicação em Inglês e o conhecimento dos conteúdos curriculares nessa língua;
- Promover boas práticas de ensino do currículo utilizando estratégias de aquisição de uma segunda língua.

Estimativa de Custos

Sem custos

Calendário

Durante o Ano Letivo

Articulação

1ºCiclo

1ºCiclo > 120 - Inglês

P.Educativo A - Sucesso Educativo

 - 01 - Melhorar os resultados escolares

C - Comunidade e Responsabilidade Social

 - 01 - Promover a imagem do Agrupamento

 - 04 - Garantir a satisfação dos nossos stakeholders (internos e externos)

Local de Realização

EB / JI de Porches

Dia e Hora

Ao longo do ano letivo

Intervenientes
Destinatários

Alunos

Pessoal Docente

Ciclo de Ensino

1ºCiclo - 1ºano

1ºCiclo - 2ºano

1ºCiclo - 3ºano

1ºCiclo - 4ºano

Pré-Escolar

Turma

1ºP - Ensino Regular de Escola EB1 de Porches

2ºP - Ensino Regular de Escola EB1 de Porches

3ºP - Ensino Regular de Escola EB1 de Porches

4ºP - Ensino Regular de Escola EB1 de Porches

JIºS1 - Ensino Regular de Escola EB1 de Porches

Escola

Escola EB1 de Porches

Enquadramento
Área Curricular

Estudo do Meio

Expressões

Inglês

Outra

Territorialização

Nacional

Áreas de Competência do Perfil dos Alunos

Bem-Estar Saúde e Ambiente

Consciência e Domínio do Corpo

Desenvolvimento Pessoal e Autonomia

Informação e Comunicação

Linguagens e Textos

Pensamento Crítico e Pensamento Criativo

Raciocínio e Resolução de Problemas

Relacionamento Interpessoal

Saber Científico Técnico e Tecnológico

Sensibilidade Estética e Artística

Projeto
Temática

Ensino Bilingue em Inglês

Legislação de Suporte

Protocolo de Cooperação Institucional e Educativa, DGE/ME/BC, julho de 2016

Problema de Partida

A aprendizagem integrada de conteúdos curriculares e língua, oferecida através de abordagens de ensino bilingue tem sido desde há largos anos recomendada pela Comissão Europeia como uma das formas mais eficazes de aprendizagem de uma língua estrangeira.
Este programa vem melhorar as oportunidades de aprendizagem dos alunos no início da escolaridade obrigatória, proporcionando-lhes os mecanismos necessários para alcançarem um nível elevado de proficiência em língua inglesa que é exigido no contexto educativo e profissional do século XXI.

Objetivos

- Sensibilizar as crianças da educação pré-escolar para a aprendizagem do Inglês, com caráter lúdico e informal, tendo em conta os interesses, as preferências e as propostas das crianças;
- Desenvolver gradualmente a proficiência comunicativa dos alunos da escolaridade obrigatória em língua inglesa de forma integrada com os conteúdos curriculares;
- Promover uma educação inclusiva e intercultural;
- Desenvolver as capacidades dos alunos para apoiar simultaneamente o desenvolvimento da comunicação em Inglês e o conhecimento dos conteúdos curriculares nessa língua;
- Promover boas práticas de ensino do currículo utilizando estratégias de aquisição de uma segunda língua.

Ações a Desevolver

O PEBI consiste:
A nível da educação pré-escolar, na sensibilização à aprendizagem do Inglês, integrada de forma natural nas diferentes rotinas do quotidiano do jardim de infância ao longo do dia, partindo de um mínimo desejável de referência, de 20% (5 horas semanais), distribuídos diariamente na componente curricular da educação pré-escolar, tendo em conta os princípios, as metodologias e as áreas de conteúdo das Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (OCEPE);
A nível do ensino básico, na aprendizagem integrada de conteúdos do currículo de diversas disciplinas não linguísticas, em língua inglesa, e na aprendizagem de Inglês, para desenvolvimento da literacia nesta língua, com a metodologia e os recursos adequados a este ciclo de ensino.

Parcerias

Direção-Geral da Educação
DGEstE - DSRAl
British Council

Recursos

Recursos humanos – docentes com certificação de proficiência linguística em Inglês.

Produto

Ensino Bilingue em Inglês implementado na EB/JI de Porches.

Estado
Organização

Aprovado A segunda, 04 de outubro de 2021

C.Pedagógico

Aprovado A quarta, 06 de outubro de 2021

Realização

Realizada

Avaliação / Sucesso
Avaliação Final

Bastante sucesso / Cumpriu na totalidade


Avaliação pelo(s) Responsável(is)

Bastante sucesso / Cumpriu na totalidade


Avaliação pelo(s) Interveniente(s)

Sem avaliação


TOP Visualizações
Projeto [532] Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar (PNPSE)
Projeto [495] +Português com a Biblioteca Escolar
Projeto [460] ESPAMOL Solidária
Atividade [305] Concurso "Canguru Matemático Sem Fronteiras"
Atividade [275] Sensibilização para a Língua Espanhola
Projeto [275] MyPolis - Cidadania em ação
Atividade [271] Programa de Promoção de Competências Socioemocionais "Faz ZOOM às Emoções"
Atividade [270] 50/50 Igualdade de Género - 7º G
Atividade [265] Concurso de Ortografia
Atividade [257] Divulgação de atividades realizadas no e pelo Agrupamento
Relacionadas
Atividade Divulgação de atividades realizadas no e pelo Agrupamento
Atividade Articulação com o jornal “Lagoa Informa”
Projeto Comunicação no Agrupamento
Atividade Articulação com a “Rádio Lagoa”
Atividade Newsletter do Agrupamento



Plano Anual Atividades

A Scorebiz utiliza Cookies de modo a proporcionar-lhe uma melhor experiência de navegação e aceder a todas as funcionalidades.
Para aceitar a sua utilização, continue a sua navegação.

ACEITAR