Projeto - 2021/2022
1ºCiclo > 120 - Inglês
Agrupamento de Escolas Padre António Martins de Oliveira
Breve DescriçãoFomentando o início precoce da oferta e a sua sequencialidade e articulação entre níveis de educação e ensino, o PEBI tem como objetivos:
- Sensibilizar as crianças da educação pré-escolar para a aprendizagem do Inglês, com caráter lúdico e informal, tendo em conta os interesses, as preferências e as propostas das crianças;
- Desenvolver gradualmente a proficiência comunicativa dos alunos da escolaridade obrigatória em língua inglesa de forma integrada com os conteúdos curriculares;
- Promover uma educação inclusiva e intercultural;
- Desenvolver as capacidades dos alunos para apoiar simultaneamente o desenvolvimento da comunicação em Inglês e o conhecimento dos conteúdos curriculares nessa língua;
- Promover boas práticas de ensino do currículo utilizando estratégias de aquisição de uma segunda língua.
Sem custos
CalendárioDurante o Ano Letivo
Articulação1ºCiclo
1ºCiclo > 120 - Inglês
P.Educativo A - Sucesso Educativo- 01 - Melhorar os resultados escolares
C - Comunidade e Responsabilidade Social- 01 - Promover a imagem do Agrupamento
- 04 - Garantir a satisfação dos nossos stakeholders (internos e externos)
Local de RealizaçãoEB / JI de Porches
Dia e HoraAo longo do ano letivo
Alunos
Pessoal Docente
Ciclo de Ensino1ºCiclo - 1ºano
1ºCiclo - 2ºano
1ºCiclo - 3ºano
1ºCiclo - 4ºano
Pré-Escolar
Turma1ºP - Ensino Regular de Escola EB1 de Porches
2ºP - Ensino Regular de Escola EB1 de Porches
3ºP - Ensino Regular de Escola EB1 de Porches
4ºP - Ensino Regular de Escola EB1 de Porches
JIºS1 - Ensino Regular de Escola EB1 de Porches
EscolaEscola EB1 de Porches
Estudo do Meio
Expressões
Inglês
Outra
TerritorializaçãoNacional
Áreas de Competência do Perfil dos AlunosBem-Estar Saúde e Ambiente
Consciência e Domínio do Corpo
Desenvolvimento Pessoal e Autonomia
Informação e Comunicação
Linguagens e Textos
Pensamento Crítico e Pensamento Criativo
Raciocínio e Resolução de Problemas
Relacionamento Interpessoal
Saber Científico Técnico e Tecnológico
Sensibilidade Estética e Artística
Ensino Bilingue em Inglês
Protocolo de Cooperação Institucional e Educativa, DGE/ME/BC, julho de 2016
A aprendizagem integrada de conteúdos curriculares e língua, oferecida através de abordagens de ensino bilingue tem sido desde há largos anos recomendada pela Comissão Europeia como uma das formas mais eficazes de aprendizagem de uma língua estrangeira.
Este programa vem melhorar as oportunidades de aprendizagem dos alunos no início da escolaridade obrigatória, proporcionando-lhes os mecanismos necessários para alcançarem um nível elevado de proficiência em língua inglesa que é exigido no contexto educativo e profissional do século XXI.
- Sensibilizar as crianças da educação pré-escolar para a aprendizagem do Inglês, com caráter lúdico e informal, tendo em conta os interesses, as preferências e as propostas das crianças;
- Desenvolver gradualmente a proficiência comunicativa dos alunos da escolaridade obrigatória em língua inglesa de forma integrada com os conteúdos curriculares;
- Promover uma educação inclusiva e intercultural;
- Desenvolver as capacidades dos alunos para apoiar simultaneamente o desenvolvimento da comunicação em Inglês e o conhecimento dos conteúdos curriculares nessa língua;
- Promover boas práticas de ensino do currículo utilizando estratégias de aquisição de uma segunda língua.
O PEBI consiste:
A nível da educação pré-escolar, na sensibilização à aprendizagem do Inglês, integrada de forma natural nas diferentes rotinas do quotidiano do jardim de infância ao longo do dia, partindo de um mínimo desejável de referência, de 20% (5 horas semanais), distribuídos diariamente na componente curricular da educação pré-escolar, tendo em conta os princípios, as metodologias e as áreas de conteúdo das Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (OCEPE);
A nível do ensino básico, na aprendizagem integrada de conteúdos do currículo de diversas disciplinas não linguísticas, em língua inglesa, e na aprendizagem de Inglês, para desenvolvimento da literacia nesta língua, com a metodologia e os recursos adequados a este ciclo de ensino.
Direção-Geral da Educação
DGEstE - DSRAl
British Council
Recursos humanos – docentes com certificação de proficiência linguística em Inglês.
Ensino Bilingue em Inglês implementado na EB/JI de Porches.
Aprovado A segunda, 04 de outubro de 2021
C.PedagógicoAprovado A quarta, 06 de outubro de 2021
RealizaçãoRealizada