Pular Barreiras

Projeto - 2021/2022

Projeto
Hierarquia

Expressões > Grupo 910/920/930 - Educação Especial

Agrupamento de Escolas Padre António Martins de Oliveira

 
Responsáveis

Cristina Ferreira Santos Correia Ribeiro

Jose Almeida

Daniel Jorge Estevens Lança

Iris Amador

Breve Descrição

O Departamento de Educação Especial, atento ao processo de aprendizagem dos alunos com Necessidades Educativas (NE) a beneficiar de Medidas Adicionais e Seletivas graves, apercebe-se que durante o seu percurso escolar chegam ao final da escolaridade obrigatória e são diversas as barreiras que dificultam uma inclusão plena na Vida Pós-Escolar, quer a nível académico quer a nível pessoal, social e profissional.
Este projeto, realizado no âmbito da Educação Especial, no Agrupamento ESPAMOL, destina-se ao desenvolvimento de competências de ensino aprendizagem que visa responder à diversidade das necessidades e potencialidades de todos e de cada um dos alunos, através do aumento da participação destes nos processos de aprendizagem e na vida da comunidade educativa, enquanto pessoas capazes e responsáveis orientando-os de forma a motivá-los a continuar a conquistar saberes essenciais para a vida : “aprender a conhecer”, “aprender a fazer”, “aprender a ser” e “aprender a viver com os outros.

Estimativa de Custos

20,00€

Calendário

De segunda, 17 de janeiro de 2022 até quinta, 30 de junho de 2022

P.Educativo A - Sucesso Educativo

 - 01 - Melhorar os resultados escolares

 - 02 - Dinamizar ofertas de complemento educativo

C - Comunidade e Responsabilidade Social

 - 01 - Promover a imagem do Agrupamento

 - 02 - Promover hábitos de preservação do meio ambiente e responsabilidade social

Local de Realização

Escola Secundária- ESPAMOL e Escola 2º e 3º Ciclo-Jacinto Correia

Dia e Hora

Durante o ano letivo

Intervenientes
Destinatários

Alunos

Encarregados de Educação/Pais

Pessoal Docente

Comunidade Educativa

Comunidade Envolvente

Outros

Pessoal Não Docente

Ciclo de Ensino

2ºCiclo - 5ºano

2ºCiclo - 6ºano

3ºCiclo - 8ºano

3ºCiclo - 7ºano

3ºCiclo - 9ºano

Profissional

Secundário - 10ºano

Secundário - 12ºano

Turma

1ºTAE - Profissional Técnico de Ação Educativa de Escola Secundária Padre António Martins de Oliveira

10ºE - Ensino Regular de Escola Secundária Padre António Martins de Oliveira

9ºC - Ensino Regular de Escola Secundária Padre António Martins de Oliveira

9ºB - Ensino Regular de Escola Secundária Padre António Martins de Oliveira

5ºB - Ensino Regular de Escola EB 23 Jacinto Correia

5ºD - Ensino Regular de Escola EB 23 Jacinto Correia

5ºE - Ensino Regular de Escola EB 23 Jacinto Correia

6ºE - Ensino Regular de Escola EB 23 Jacinto Correia

7ºF - Ensino Regular de Escola EB 23 Jacinto Correia

8ºC - Ensino Regular de Escola EB 23 Jacinto Correia

3ºCP - Profissional Técnico de Cozinha e Pastelaria de Escola Secundária Padre António Martins de Oliveira

1ºCP - Profissional Técnico de Cozinha e Pastelaria de Escola Secundária Padre António Martins de Oliveira

Escola

Escola EB 23 Jacinto Correia

Escola Secundária Padre António Martins de Oliveira

Enquadramento
Área Curricular

Educação Especial

Formação e Desenvolvimento Pessoal

Territorialização

Escola

Áreas de Competência do Perfil dos Alunos

Desenvolvimento Pessoal e Autonomia

Raciocínio e Resolução de Problemas

Linguagens e Textos

Relacionamento Interpessoal

Informação e Comunicação

Projeto
Temática

Capacitação para a Vida Pós-Escolar.

Legislação de Suporte

Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho;
Documentos institucionais que regem a vida do Agrupamento;
Outros que se considerem necessários.

Problema de Partida

Alunos que concluem a escolaridade obrigatória com poucas expectativas e que necessitam de um projeto de Vida Pós-Escolar pensado e adequado à sua condição.

Objetivos

-Promover a transição para a Vida Pós-Escolar e, sempre que possível, para o exercício de uma atividade profissional.
-Desenvolvimento de competências de autonomia pessoal e social;
- Sensibilizar e consciencializar para a inclusão dos alunos com NE na comunidade envolvente, enquanto pessoas válidas e capazes;
- Promover a interação social entre os alunos e todos os intervenientes;
- Respeitar as pessoas em posição de autoridade;
- Desenvolver competências específicas de Higiene, Segurança de acordo com o local da atividade/ trabalho.

Ações a Desevolver

Pretende-se Implementar nos vários níveis de ensino, nomeadamente 2º,3º Ciclos e Ensino Secundário atividades/programas que visem um despiste vocacional, permitindo definir um projeto de vida à saída da escolaridade obrigatória, para cada um dos alunos de acordo com as suas capacidades/competências:
- Desenvolver atividades com recurso aos meios existentes no Agrupamento possíveis de implementar no momento, (atendendo aos constrangimentos pela situação pandémica) nos seguintes sectores de atividade:
-Jardinagem, bar, refeitório, pavilhão desportivo, outros.
- Implementar, posteriormente, Planos Individuais de Transição nas empresas/instituições da comunidade.

Parcerias

Pretende-se estabelecer/reforçar protocolos no âmbito da Educação Especial com as parcerias já existentes e previstas no PEA do Agrupamento, da comunidade, nomeadamente as forças vivas locais, a autarquia e as instituições sociais, culturais e sempre que possível estabelecer outras que possam contribuir para uma integração/inclusão no mundo do trabalho dos alunos com NE a frequentar os Cursos profissionais no Agrupamento.
CERCIS a contactar: Espaço Bússola/CRACEP/APEXA, outras.

Recursos

Todos os recursos existentes no Agrupamento Espamol: (recursos materiais e recursos humanos).
Recursos da comunidade local.

Produto

Atribuir aos alunos com NE a beneficiar de medidas adicionais/seletivas com graves competências práticas e teóricas na aquisição de conhecimentos que sejam ferramentas facilitadoras no processo de transição para a Vida Ativa e Pós-Escolar.

Observações
Observação

Pretende-se, garantir que o perfil dos alunos durante a escolaridade obrigatória seja desenvolvido através de percursos diferenciados, e que permitam a cada aluno progredir com vista ao seu sucesso educativo.
Pretende-se envolver toda a comunidade educativa e comunidade envolvente traçando Planos Individuais de Transição baseados em projetos de vida ajustados às capacidades de cada aluno e suas aspirações, tendo por base os princípios da educabilidade, da universalidade, da equidade, da inclusão, da flexibilidade e da autodeterminação.

Estado
Organização

Aprovado A quarta, 19 de janeiro de 2022

C.Pedagógico

Aprovado A quarta, 19 de janeiro de 2022

Realização

Pendente


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