Projeto - 2021/2022
Expressões > Grupo 910/920/930 - Educação Especial
Agrupamento de Escolas Padre António Martins de Oliveira
ResponsáveisCristina Ferreira Santos Correia Ribeiro
Jose Almeida
Daniel Jorge Estevens Lança
Iris Amador
Breve DescriçãoO Departamento de Educação Especial, atento ao processo de aprendizagem dos alunos com Necessidades Educativas (NE) a beneficiar de Medidas Adicionais e Seletivas graves, apercebe-se que durante o seu percurso escolar chegam ao final da escolaridade obrigatória e são diversas as barreiras que dificultam uma inclusão plena na Vida Pós-Escolar, quer a nível académico quer a nível pessoal, social e profissional.
Este projeto, realizado no âmbito da Educação Especial, no Agrupamento ESPAMOL, destina-se ao desenvolvimento de competências de ensino aprendizagem que visa responder à diversidade das necessidades e potencialidades de todos e de cada um dos alunos, através do aumento da participação destes nos processos de aprendizagem e na vida da comunidade educativa, enquanto pessoas capazes e responsáveis orientando-os de forma a motivá-los a continuar a conquistar saberes essenciais para a vida : “aprender a conhecer”, “aprender a fazer”, “aprender a ser” e “aprender a viver com os outros.
20,00€
CalendárioDe segunda, 17 de janeiro de 2022 até quinta, 30 de junho de 2022
P.Educativo A - Sucesso Educativo- 01 - Melhorar os resultados escolares
- 02 - Dinamizar ofertas de complemento educativo
C - Comunidade e Responsabilidade Social- 01 - Promover a imagem do Agrupamento
- 02 - Promover hábitos de preservação do meio ambiente e responsabilidade social
Local de RealizaçãoEscola Secundária- ESPAMOL e Escola 2º e 3º Ciclo-Jacinto Correia
Dia e HoraDurante o ano letivo
Alunos
Encarregados de Educação/Pais
Pessoal Docente
Comunidade Educativa
Comunidade Envolvente
Outros
Pessoal Não Docente
Ciclo de Ensino2ºCiclo - 5ºano
2ºCiclo - 6ºano
3ºCiclo - 8ºano
3ºCiclo - 7ºano
3ºCiclo - 9ºano
Profissional
Secundário - 10ºano
Secundário - 12ºano
Turma10ºTAE - Profissional Técnico de Ação Educativa de Escola Secundária Padre António Martins de Oliveira
10ºE - Ensino Regular de Escola Secundária Padre António Martins de Oliveira
9ºC - Ensino Regular de Escola Secundária Padre António Martins de Oliveira
9ºB - Ensino Regular de Escola Secundária Padre António Martins de Oliveira
5ºB - Ensino Regular de Escola EB 23 Jacinto Correia
5ºD - Ensino Regular de Escola EB 23 Jacinto Correia
5ºE - Ensino Regular de Escola EB 23 Jacinto Correia
6ºE - Ensino Regular de Escola EB 23 Jacinto Correia
8ºF - Ensino Regular de Escola EB 23 Jacinto Correia
8ºC - Ensino Regular de Escola EB 23 Jacinto Correia
12ºAE - Profissional Técnico de Ação Educativa de Escola Secundária Padre António Martins de Oliveira
10ºRB - Profissional Técnico de Restaurante e Bar de Escola Secundária Padre António Martins de Oliveira
EscolaEscola EB 23 Jacinto Correia
Escola Secundária Padre António Martins de Oliveira
Educação Especial
Formação e Desenvolvimento Pessoal
TerritorializaçãoEscola
Áreas de Competência do Perfil dos AlunosDesenvolvimento Pessoal e Autonomia
Raciocínio e Resolução de Problemas
Linguagens e Textos
Relacionamento Interpessoal
Informação e Comunicação
Capacitação para a Vida Pós-Escolar.
Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho;
Documentos institucionais que regem a vida do Agrupamento;
Outros que se considerem necessários.
Alunos que concluem a escolaridade obrigatória com poucas expectativas e que necessitam de um projeto de Vida Pós-Escolar pensado e adequado à sua condição.
-Promover a transição para a Vida Pós-Escolar e, sempre que possível, para o exercício de uma atividade profissional.
-Desenvolvimento de competências de autonomia pessoal e social;
- Sensibilizar e consciencializar para a inclusão dos alunos com NE na comunidade envolvente, enquanto pessoas válidas e capazes;
- Promover a interação social entre os alunos e todos os intervenientes;
- Respeitar as pessoas em posição de autoridade;
- Desenvolver competências específicas de Higiene, Segurança de acordo com o local da atividade/ trabalho.
Pretende-se Implementar nos vários níveis de ensino, nomeadamente 2º,3º Ciclos e Ensino Secundário atividades/programas que visem um despiste vocacional, permitindo definir um projeto de vida à saída da escolaridade obrigatória, para cada um dos alunos de acordo com as suas capacidades/competências:
- Desenvolver atividades com recurso aos meios existentes no Agrupamento possíveis de implementar no momento, (atendendo aos constrangimentos pela situação pandémica) nos seguintes sectores de atividade:
-Jardinagem, bar, refeitório, pavilhão desportivo, outros.
- Implementar, posteriormente, Planos Individuais de Transição nas empresas/instituições da comunidade.
Pretende-se estabelecer/reforçar protocolos no âmbito da Educação Especial com as parcerias já existentes e previstas no PEA do Agrupamento, da comunidade, nomeadamente as forças vivas locais, a autarquia e as instituições sociais, culturais e sempre que possível estabelecer outras que possam contribuir para uma integração/inclusão no mundo do trabalho dos alunos com NE a frequentar os Cursos profissionais no Agrupamento.
CERCIS a contactar: Espaço Bússola/CRACEP/APEXA, outras.
Todos os recursos existentes no Agrupamento Espamol: (recursos materiais e recursos humanos).
Recursos da comunidade local.
Atribuir aos alunos com NE a beneficiar de medidas adicionais/seletivas com graves competências práticas e teóricas na aquisição de conhecimentos que sejam ferramentas facilitadoras no processo de transição para a Vida Ativa e Pós-Escolar.
Pretende-se, garantir que o perfil dos alunos durante a escolaridade obrigatória seja desenvolvido através de percursos diferenciados, e que permitam a cada aluno progredir com vista ao seu sucesso educativo.
Pretende-se envolver toda a comunidade educativa e comunidade envolvente traçando Planos Individuais de Transição baseados em projetos de vida ajustados às capacidades de cada aluno e suas aspirações, tendo por base os princípios da educabilidade, da universalidade, da equidade, da inclusão, da flexibilidade e da autodeterminação.
Aprovado A quarta, 19 de janeiro de 2022
C.PedagógicoAprovado A quarta, 19 de janeiro de 2022
RealizaçãoRealizada
O projeto teve um impacto positivo nos alunos, nomeadamente as atividades relacionadas com a manutenção dos espaços exteriores, realizadas na EB 2º e 3º ciclo Jacinto Correia e Ens. secundário.