Projeto - 2022/2023
Biblioteca Escolar
Agrupamento de Escolas Padre António Martins de Oliveira
ResponsáveisSusana Frikh
Elisabete Freire
Breve DescriçãoA ação «Escola a ler», da responsabilidade da Rede de Bibliotecas Escolares, do Plano Nacional de Leitura 2027 e da Direção-Geral de Educação, resulta da agregação de todas as propostas respeitantes à ação Escola a ler, integrada no Plano Escola + 21|23. Visa trabalhar a leitura de forma sistemática, estruturada e diversificada e constituir uma rede colaborativa de trabalho e partilha, no âmbito desta medida.
Estimativa de Custos100,00€
CalendárioDurante o Ano Letivo
Articulação1ºCiclo
Línguas
Línguas > Grupo 220 - Português e Inglês - 2º Ciclo
Línguas > Grupo 300 - Português
P.Educativo A - Sucesso Educativo- 01 - Melhorar os resultados escolares
- 02 - Dinamizar ofertas de complemento educativo
- 03 - Dinamizar as bibliotecas escolares
Local de RealizaçãoEscolas do Agrupamento.
Dia e HoraDurante o ano letivo.
Alunos
Ciclo de Ensino1ºCiclo - 1ºano
1ºCiclo - 2ºano
1ºCiclo - 3ºano
1ºCiclo - 4ºano
2ºCiclo - 5ºano
2ºCiclo - 6ºano
3ºCiclo - 7ºano
3ºCiclo - 8ºano
3ºCiclo - 9ºano
EscolaEscola EB 23 Jacinto Correia
Escola EB1 de Carvoeiro
Escola EB1de Lagoa
Escola EB1 de Porches
Escola Secundária Padre António Martins de Oliveira
Português
Cultural
TerritorializaçãoAgrupamento
Nacional
Áreas de Competência do Perfil dos AlunosSensibilidade Estética e Artística
Linguagens e Textos
Promoção da leitura
Não se aplica (https://www.rbe.mec.pt/np4/escola-a-ler.html)
Os hábitos de leitura dos alunos do Agrupamento tendem a diminuir. É necessário o maior nº de atividades que visem a promoção da leitura.
-Promover a leitura em contextos variados;
- Proporcionar novos títulos para leitura orientada;
- Promover o contacto direto com uma grande variedade de obras e autores;
- Motivar os alunos para a importância da leitura;
- Agregar várias medidas da área da leitura do Plano Escola+ 21|23.
1. Leitura orientada
Realização de atividades que proporcionem o contacto dos alunos com livros que os motivem e estimulem a prática regular e continuada da leitura e da escrita: uma hora por dia no primeiro ciclo do ensino básico e uma hora por semana no segundo ciclo do ensino básico.
2. Projeto Pessoal de Leitura
Desenvolvimento de projetos individuais de leitura que explicitem objetivos de leitura e impliquem o contacto com temas comuns em obras, em géneros e em manifestações artísticas diferentes (obras escolhidas em contrato de leitura com o(a) professor(a)).
3. Tempo para ler e pensar!
Leitura e exploração de livros, jornais, revistas e/ ou outros materiais de leitura na biblioteca escolar em articulação com docentes de diferentes áreas curriculares, com periodicidade e tempo estipulados (desejavelmente mensal, em cada turma).
4. Vou levar-te comigo!
Dinamização periódica de sessões de requisição domiciliária na biblioteca escolar, em articulação com os docentes da turma e com recurso a estratégias motivadoras.
Rede de Bibliotecas Escolares, Plano Nacional de Leitura 2027 e Direção-Geral de Educação.
Fundo documental das BE, adquirido com a verba do projeto e restante fundo documental.
Interessa essencialmente o processo. Os produtos serão os trabalhos elaborados pelos alunos, após a leitura das obras.
Aprovado A domingo, 16 de outubro de 2022
C.PedagógicoAprovado A quarta, 19 de outubro de 2022
RealizaçãoRealizada