Projeto - 2022/2023
Biblioteca Escolar
Agrupamento de Escolas Padre António Martins de Oliveira
ResponsáveisSusana Frikh
Elisabete Freire
Breve DescriçãoNo atual contexto, caracterizado pelo avanço da tecnologia, é cada vez mais importante que a escrita e a leitura sejam desenvolvidas desde os primeiros anos de escolaridade.
É notório o atraso de Portugal relativamente aos seus parceiros europeus no que concerne aos níveis de literacia. Este facto tem implicações diretas no atraso ao nível económico.
Os resultados globais de estudos nacionais e internacionais, realizados nas últimas décadas, demonstram que Portugal apresenta uma população com baixos níveis de literacia, significativamente inferiores à média europeia, tanto na população adulta, como entre crianças e jovens em idade escolar.
A importância da leitura é reconhecida pela União Europeia e organizações internacionais, como a OCDE e a UNESCO, que a consideram um alicerce da sociedade do conhecimento, indispensável a um desenvolvimento sustentado. A leitura é fundamental para formar cidadãos com elevados níveis de autonomia, com plena consciência de si próprio e dos outros, para poder tomar decisões face à complexidade do mundo atual, para exercer uma cidadania ativa.
Dada a importância da leitura para a formação e para a plena integração na sociedade de qualquer cidadão, é fundamental encontrar formas de incutir nas crianças e jovens hábitos de leitura.
É responsabilidade de todos os intervenientes no processo educativo, começando logo no pré-escolar, desenvolver desde muito cedo o gosto e os hábitos de leitura. A colaboração dos pais para o êxito desta tarefa é fundamental, especialmente nos anos iniciais.
Nenhum docente deve alhear-se da sua responsabilidade na promoção da leitura. O contributo de todos é fundamental.
Com este projeto é nossa intenção desenvolver um trabalho mais sistemático na área da Leitura, aprofundando e consolidando competências
alicerçadas em experiências de aprendizagem ativa e significativa, porque acreditamos que a Leitura é a Chave para o sucesso escolar e para a formação de cidadãos ativos, participativos e responsáveis. Pretendemos estimular o prazer da leitura em vários suportes.
100,00€
CalendárioDurante o Ano Letivo
Articulação1ºCiclo
Biblioteca Escolar
Cidadania e Desenvolvimento
Ciências Sociais e Humanas > Grupo 200 - Português e Estudos Sociais (História)
Clubes > Clube de Rádio
Clubes > Clube de Mídia JC
Equipa de Comunicação
Expressões > Grupo 240 - Educação Visual e Tecnológica
Expressões > Grupo 600 - Artes Visuais
Línguas
Município de Lagoa
Pré-Escolar
P.Educativo A - Sucesso Educativo- 01 - Melhorar os resultados escolares
- 03 - Dinamizar as bibliotecas escolares
Local de RealizaçãoEscolas do Agrupamento
Dia e HoraSem marcação
Alunos
Comunidade Educativa
Comunidade Envolvente
Encarregados de Educação/Pais
Pessoal Docente
Ciclo de Ensino1ºCiclo - 1ºano
1ºCiclo - 2ºano
1ºCiclo - 3ºano
1ºCiclo - 4ºano
2ºCiclo - 5ºano
2ºCiclo - 6ºano
3ºCiclo - 7ºano
3ºCiclo - 8ºano
3ºCiclo - 9ºano
Pré-Escolar
Secundário - 10ºano
Profissional
Secundário - 12ºano
Secundário - 11ºano
PIEF
Curso de Educação e Formação
CEF Manutenção Hoteleira
CEF - Restaurante/Bar
EscolaEscola EB 23 Jacinto Correia
Escola EB1 de Carvoeiro
Escola EB1 de Porches
Escola EB1de Lagoa
Escola Secundária Padre António Martins de Oliveira
JI de Lagoa
JI de Carvoeiro
JI de Porches
Artes Plásticas
Expressões
Português
Língua Portuguesa
Teatro
Cultural
TerritorializaçãoNacional
Áreas de Competência do Perfil dos AlunosLinguagens e Textos
Pensamento Crítico e Pensamento Criativo
Sensibilidade Estética e Artística
Leitura
Não aplicável
Os resultados globais de estudos nacionais e internacionais, realizados nas últimas décadas, demonstram que Portugal apresenta uma população com baixos níveis de literacia, significativamente inferiores à média europeia, tanto na população adulta, como entre crianças e jovens em idade escolar.
Objetivos
• Promover o contacto direto com uma grande variedade de obras e autores;
• Motivar os alunos para a importância da leitura;
• Promover a leitura em diversos suportes;
• Desenvolver as diferentes literacias;
• Promover leituras transversais ao currículo, envolvendo as várias disciplinas;
• Encorajar a participação dos alunos em atividades livres no âmbito da leitura;
• Organizar eventos de leitura;
• Dar visibilidade à leitura no agrupamento e na comunidade;
• Promover a partilha de leituras no agrupamento e na comunidade;
• Envolver Pais, Encarregados de Educação e Comunidade Local em atividades relacionadas com a Leitura.
Realização de sessões de leitura em articulação com professores de várias disciplinas.
Promoção da leitura autónoma, a pesquisa e a motivação para o prazer de ler.
Implementação do “Passaporte de Leitura”.
Divulgação do fundo documental das várias áreas e incentivo à realização de atividades de pesquisa/literacia de informação na Biblioteca.
Recolha de sugestões e criação de grupos de alunos dinamizadores de atividades de leitura.
Realização de “partilhas” de leituras entre os alunos de vários anos e ciclos. Dinamização e organização de atividades de promoção de leitura. (Concurso Nacional de Leitura, Concurso literário concelhio, Sarau de poesia, Quinzena da Leitura, Clube de Leitura e escrita Criativa, Dia do Livro, Dia do autor, Concurso " Leitor atento", “Conta-nos uma história”, “Faça lá um poema”; " Concursos de Leitura em voz alta
Encontros com escritores
Realização de várias atividades que mobilizem todo o agrupamento: Semana da Leitura; Pausa para ler
Visibilidade e presença da leitura no agrupamento: afixação de cartazes e faixas apelando à leitura e destacando o prazer de ler em todas as escolas do agrupamento.
Afixação de poemas e textos de autores conhecidos pelos diversos;
“História em Movimento” – construção de uma história coletiva
Leitura de poemas por alunos de várias turmas em vários sítios da cidade (centro de saúde, câmara, centro de emprego, pastelarias …); caixinhas com poemas e marcadores de livros para distribuir pela comunidade;
Trabalho de parceria com o outro agrupamento do concelho (Agrupamento Rio Arade): planificação de atividades conjuntas: Concurso Literário e Concurso de Ilustração "Na Rota da Arte".
Trabalho de parceria com entidades diversas: Rádio Lagoa (Ler+ nas ondas da rádio); Rádio Miúdos"; Jornal local (Publicações sobre atividades de leitura); Lar da 3ª idade (apresentação de leituras); Biblioteca Municipal de Lagoa (Organização conjunta de eventos de leitura: Sessões de contos, encontros com escritores, oficinas de leitura e escrita criativa, Concursos/ Empréstimo de fundo documental)
Dinamização da leitura nas famílias- Promoção da “Leitura a par” no Pré-Escolar e 1º ciclo,
Sessões de leitura realizadas por familiares na sala de aula e Biblioteca” Ler para ti”;
Concurso de Leitura com pais e filhos "Duetos de Leitura" Participação no projeto "Miúdos a votos"
Câmara Municipal de Lagoa; PNL
Fundo documental/ materiais em papel e outros, computadores, projetor, softwares.
Interessa essencialmente o processo. Os produtos serão podcasts, filmes, quizzes, marcadores...
Aprovado A terça, 04 de outubro de 2022
C.PedagógicoAprovado A quarta, 19 de outubro de 2022
RealizaçãoRealizada