Programa de Mentoria

Projeto - 2022/2023

Projeto
Hierarquia

Coordenação de Diretores de Turma

Agrupamento de Escolas Padre António Martins de Oliveira

 
Responsáveis

Sandra Pina Gonçalves

Breve Descrição

O programa de Mentoria do Agrupamento de Escolas Padre António Martins de Oliveira, em Lagoa, inscreve-se na Resolução do Conselho de Ministros n.º 53-D/2020 de 20 de julho e é uma medida direcionada para a consecução das várias áreas de competências do Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO) e, consequentemente, para a promoção da igualdade, da equidade e da autonomia.

Estimativa de Custos

Sem custos

Calendário

Durante o Ano Letivo

Articulação

Atividades de Enriquecimento Curricular

Biblioteca Escolar

Cidadania e Desenvolvimento

Ciências Sociais e Humanas

Coordenação de Diretores de Turma

Expressões

Línguas

Matemática e Ciências Experimentais

Programa de Promoção do Sucesso Escolar

Serviço de Psicologia e Orientação (SPO)

P.Educativo A - Sucesso Educativo

 - 01 - Melhorar os resultados escolares

 - 02 - Dinamizar ofertas de complemento educativo

 - 03 - Dinamizar as bibliotecas escolares

Local de Realização

Escolas do Agrupamento

Dia e Hora

Ano letivo

Intervenientes
Destinatários

Alunos

Ciclo de Ensino

2ºCiclo - 5ºano

2ºCiclo - 6ºano

3ºCiclo - 7ºano

3ºCiclo - 8ºano

3ºCiclo - 9ºano

CEF - Restaurante/Bar

CEF Manutenção Hoteleira

Curso de Educação e Formação

Profissional

Secundário - 10ºano

Secundário - 11ºano

Secundário - 12ºano

Turma

10ºAE - Profissional de Ação Educativa de Escola Secundária Padre António Martins de Oliveira

10ºTD - Profissional Técnico de Desporto de Escola Secundária Padre António Martins de Oliveira

9ºD - Ensino Regular de Escola Secundária Padre António Martins de Oliveira

Escola

Escola EB 23 Jacinto Correia

Escola Secundária Padre António Martins de Oliveira

Enquadramento
Área Curricular

Inglês

Português

Cidadania e Desenvolvimento

Territorialização

Agrupamento

Áreas de Competência do Perfil dos Alunos

Desenvolvimento Pessoal e Autonomia

Informação e Comunicação

Linguagens e Textos

Pensamento Crítico e Pensamento Criativo

Raciocínio e Resolução de Problemas

Relacionamento Interpessoal

Projeto
Temática

Mentoria

Legislação de Suporte

Resolução do Conselho de Ministros n.º 53-D/2020.
Despacho Normativo n.º 10-B/2018, de 6 de julho.
Decreto-lei n.º 54/2018, de 6 de julho.

Problema de Partida

Insucesso escolar

Objetivos

OBJETIVOS

Gerais
a) Implementar mecanismos de acompanhamento e de integração plena de estudantes referenciados, de alunos que o solicitem no decurso dos respetivos ciclos de estudos ou de novos alunos transferidos para o agrupamento / recém-chegados ao país e integrados no agrupamento, diminuindo dificuldades decorrentes de mudanças escolares, familiares/pessoais, geográficas, culturais e/ou históricas;
b) Promover a equidade, a qualidade das experiências de aprendizagem, a resolução de dificuldades de natureza diversa e prevenir o abandono escolar, desenvolvendo as relações interpessoais, bem como atitudes positivas em relação à escola, aos professores e aos pares;
c) Permitir a autorregulação das aprendizagens essenciais, incrementando o bem-estar e a adaptação às expectativas académicas e sociais;
d) Dinamizar contextos de formação e de aprendizagem, potenciadores do desenvolvimento de competências transversais, contemplando o desenvolvimento pessoal e coletivo, num espírito de pertença ao AEPAMOL;
e) Fomentar o valor do trabalho voluntário e de entreajuda;
f) Promover a disseminação de boas práticas e vivências desenvolvidas no âmbito do Programa de Mentoria;
g) Envolver toda a comunidade educativa, reforçando a consciencialização de uma cultura de qualidade, bem como de intervenção e de responsabilidade solidária que privilegie o exercício da cidadania;
h) Promover o trabalho colaborativo, designadamente no âmbito da partilha de experiências relevantes, estratégias de intervenção e a construção de materiais de apoio.

Específicos
a) Envolver estudantes do mesmo ciclo de estudos (2.º e 3.º ciclos do ensino básico e ensino secundário/profissional/CEF), matriculados, preferencialmente, no mesmo ano/turma, promovendo a autonomia e sentimentos de bem-estar pessoal, de colaboração e de solidariedade;
b) Promover o feedback de qualidade e o feedforward;
c) Acompanhar/monitorizar a integração dos alunos, procurando despertar neles atitudes positivas em relação à escola, aos professores e aos pares;
d) Desenvolver aprendizagens;
e) Esclarecer dúvidas;
f) Preparar para os momentos de avaliação;
g) Promover a participação em atividades conducentes à melhoria dos resultados escolares;
h) Envolver e responsabilizar os encarregados de educação no processo.

Ações a Desevolver

OPERACIONALIZAÇÃO

a) No início de cada ano escolar, é efetuada uma caracterização de cada aluno, que será analisada em sede de conselho de turma e, preferencialmente, em reunião inicial: interesses, motivações, integração no grupo-turma / agrupamento / país, história de vida, necessidades educativas, entre outras situações, no sentido de identificar potenciais mentores e mentorandos;
b) De acordo com as características encontradas, mediante as propostas dos docentes do Conselho de Turma / as autopropostas de mentores e a recetividade demonstrada pelos mentorandos, o consentimento dos encarregados de educação, no caso de serem menores de idade (vide Ficha de Compromisso), os diretores de turma referenciam a turma e os alunos envolvidos para integrarem este programa junto da Coordenadora do mesmo;
c) Posteriormente, é promovida a sessão formação de mentores com o apoio dos Serviços de Psicologia e Orientação;
d) A cada mentor pode ser atribuído um ou mais mentorandos da mesma turma a uma ou mais disciplinas, de acordo com os seus desempenhos em cada uma, das propostas de docentes ou face à sua autoproposta perante o diretor de turma;
e) A cada mentorando pode ser atribuído um ou mais mentores da mesma turma a diferentes disciplinas consoante a turma em que se encontra integrado e o perfil do(s) mentor(es) nela encontrados;
f) No caso de os pares/pequenos grupos terem sido propostos pelo(s) docente(s), são desenvolvidas atividades em contexto de sala de aula, que serão acompanhadas e registadas pelo(s) respetivo(s) docente(s);
g) No caso de os pares/pequenos grupos desenvolverem atividades fora do contexto de sala de aula em horário oportuno para os envolvidos e de acordo com as dificuldades sentidas e tarefas a executar, pode ser efetuado um registo que será dado a conhecer ao diretor de turma no final de cada semestre;
h) No caso de autoproposta de um mentor para apoiar um mentorando de outra turma, apenas os Diretores de ambas as Turmas monitorizam o trabalho efetuado em contexto escolar e os encarregados de educação acompanham em contexto familiar;
i) As atividades desenvolvidas pelos alunos mentorandos abrangidos pela Mentoria poderão ser articuladas com as atividades de apoio tutorial específico (de acordo com a alínea l do ponto 20 da Resolução do Conselho de Ministros nº53-D/2020 de 20 de julho), devendo ser promovidos canais de comunicação para que os professores tutores, os diretores de turma e os alunos mentorandos que beneficiem de tutoria;
j) As sessões de mentoria poderão ser desenvolvidas sincronamente e a periodicidade deverá ser objeto de negociação entre o mentor e o mentorando.

Parcerias

Bibliotecas Escolares, Tutoria e Centro de Apoio à Aprendizagem

Recursos

Humanos - Diretores de turma, psicóloga, professores das várias disciplinas/CAA, tutores, alunos, encarregados de educação; Materiais - manuais escolares, material pedagógico, computadores e telemóveis, tabelas de registo

Produto

Melhorar o sucesso educativo e favorecer a entre-ajuda e o voluntariado

Observações
Observação

Consiste numa metodologia de intervenção preventiva e promotora do desenvolvimento do aluno, em diferentes domínios: emocional, comportamental, académico que, cada vez mais, deve ser contemplada no processo de ensino-aprendizagem e avaliação, com vista à promoção da apropriação das aprendizagens essenciais de cada disciplina que faz parte do currículo de cada ano, ciclo e nível de ensino.

Estado
Organização

Aprovado A terça, 15 de novembro de 2022

C.Pedagógico

Aprovado A quarta, 16 de novembro de 2022

Realização

Realizada

Avaliação / Sucesso
Avaliação Final

Bastante sucesso / Cumpriu na totalidade


Avaliação pelo(s) Responsável(is)

Bastante sucesso / Cumpriu na totalidade


Avaliação pelo(s) Interveniente(s)

Bastante sucesso / Cumpriu na totalidade


TOP Visualizações
Atividade [364] II Ação: Programa de Promoção de Competências Socioemocionais: “DROPI”
Projeto [292] Cine ESPAMOL - Plano Nacional de Cinema
Visita de Estudo [252] Visita de estudo à Escola de Trânsito de Lagoa
Projeto [187] Escola Ativa
Visita de Estudo [180] Encontro EMRC diocesano, Algarve
Projeto [176] Desporto sobre Rodas
Atividade [170] Ser Social 2 - 6E (Prime Skills)
Visita de Estudo [169] Visita de Estudo à Quinta Pedagógica de Silves
Projeto [168] "Escola a Ler"
Atividade [161] Campeonato de Ciência e Escrita Criativa - RBE
Relacionadas
Projeto "Escola a Ler"
Atividade Campeonato de Ciência e Escrita Criativa - RBE
Atividade Passatempo Matemático do Mês.
Projeto 10 Minutos a Ler
Atividade Atividade - Dinamização de Concursos do PNL, RBE e outras instituições.
Atividade "Aprendo com os Mestres"- Encontro com escritores, ilustradores, contadores e artistas
Projeto LEITURAS EM VIAGEM (C.M.Lagoa)
Projeto MIÚDOS A VOTOS
Atividade Histórias da Ajudaris
Projeto “Ler+ Hoje!”- Rede de Escolas a Ler+



Plano Anual Atividades

A Scorebiz utiliza Cookies de modo a proporcionar-lhe uma melhor experiência de navegação e aceder a todas as funcionalidades.
Para aceitar a sua utilização, continue a sua navegação.

ACEITAR