Projeto - 2022/2023
Educação Especial
Agrupamento de Escolas Padre António Martins de Oliveira
ResponsáveisNuno Miguel Alves Brito
Breve DescriçãoO Departamento de Educação Especial atento ao processo de aprendizagem dos alunos com Necessidades Educativas (NE), a beneficiar de Medidas Adicionais e Seletivas graves, apercebe-se que durante o seu percurso escolar chegam ao final da escolaridade obrigatória e são diversas as barreiras que dificultam uma inclusão plena na Vida Pós-Escolar, quer a nível académico quer a nível pessoal, social e profissional.
Estimativa de Custos30,00€
CalendárioDurante o Ano Letivo
P.Educativo A - Sucesso Educativo- 01 - Melhorar os resultados escolares
- 02 - Dinamizar ofertas de complemento educativo
C - Comunidade e Responsabilidade Social- 01 - Promover a imagem do Agrupamento
Local de RealizaçãoE.B. 2,3 Jacinto Correia e Espamol
Dia e HoraDurante o ano Letivo
Alunos
Ciclo de Ensino2ºCiclo - 5ºano
2ºCiclo - 6ºano
3ºCiclo - 7ºano
3ºCiclo - 8ºano
3ºCiclo - 9ºano
Secundário - 10ºano
Secundário - 11ºano
Secundário - 12ºano
CEF - Restaurante/Bar
CEF Manutenção Hoteleira
Curso de Educação e Formação
EscolaEscola EB 23 Jacinto Correia
Escola Secundária Padre António Martins de Oliveira
Formação Vocacional
Formação Pessoal e Social (JI)
TerritorializaçãoAgrupamento
Áreas de Competência do Perfil dos AlunosDesenvolvimento Pessoal e Autonomia
Capacitação para a Vida Pós-Escolar
Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho;
Documentos institucionais que regem a vida do Agrupamento;
Outros que se considerem necessários.
Alunos que concluem a escolaridade obrigatória com poucas expectativas e que necessitam de um projeto de Vida Pós-Escolar pensado e adequado à sua condição.
“O enquadramento da Ação de Salamanca (UNESCO 1994), estabelece que os jovens com Necessidades Educativas Especiais devem ser ajudados para fazerem uma efetiva transição da Escola para a vida adulta. As escolas devem apoiá-los a tornarem-se economicamente ativos e dotá-los com as competências necessárias à vida diária, oferecendo formação em competências que respondam às exigências sociais e de comunicação e às expetativas da vida adulta (…).”
O Departamento de Educação Especial atento ao processo de aprendizagem dos alunos com Necessidades Educativas (NE), a beneficiar de Medidas Adicionais e Seletivas graves, apercebe-se que durante o seu percurso escolar chegam ao final da escolaridade obrigatória e são diversas as barreiras que dificultam uma inclusão plena na Vida Pós-Escolar, quer a nível académico quer a nível pessoal, social e profissional.
Este projeto realizado no âmbito da Educação Especial no Agrupamento ESPAMOL, destina-se ao desenvolvimento de competências de ensino aprendizagem que visam responder à diversidade das necessidades e potencialidades de todos e de cada um dos alunos, através do aumento da participação destes nos processos de aprendizagem, e na vida da comunidade educativa, enquanto pessoas capazes e responsáveis, orientando-os de forma a motivá-los a continuar a conquistar saberes essenciais para a vida : “aprender a conhecer”, “aprender a fazer”, “aprender a ser” e “aprender a viver com os outros”.
O trabalho realizado em CAA servirá para apoiar e organizar o processo de transição para a Vida Pós-Escolar e será sempre complementada com atividades exteriores em outros contextos para além da componente letiva com a turma, que incluem práticas profissionais de iniciação à vida ativa em setores de atividade, que possam abrir possibilidades de desenvolver um Plano Individual de Transição (PIT):
Pretende-se garantir que o perfil dos alunos durante a escolaridade obrigatória seja desenvolvido através de percursos diferenciados, os quais permitem a cada aluno progredir no currículo com vista ao seu sucesso educativo.
Pretende-se envolver toda a comunidade educativa e comunidade envolvente traçando PIT’s baseados em projetos de vida ajustados às capacidades de cada aluno e às suas aspirações, baseados nos princípios da educabilidade universal, da equidade, da inclusão, da flexibilidade e da autodeterminação.
Objetivos Gerais:
-Promover a transição para a Vida Pós-Escolar. e, sempre que possível, para o exercício de uma atividade profissional.
Objetivos Específicos:
- Sensibilizar e consciencializar para a inclusão dos alunos com NE na comunidade envolvente, enquanto pessoas válidas e capazes;
-Desenvolvimento de competências de autonomia pessoal e social;
- Promover a interação social entre os alunos e todos os intervenientes;
- Respeitar as pessoas em posição de autoridade;
- Desenvolver competências específicas de Higiene, Segurança de acordo com o local da atividade/ trabalho.
Operacionalização:
Pretende-se Implementar nos vários níveis de ensino, nomeadamente 2º,3º Ciclos e Ensino secundário, atividades que visem um despiste/orientação vocacional, permita definir um projeto de vida à saída da escolaridade obrigatória, para cada um dos alunos, de acordo com as suas capacidades/competências:
- Desenvolver atividades com o recurso aos meios existentes no Agrupamento possíveis de implementar no momento, nos seguintes sectores de atividade:
- Jardinagem/ “Horta pedagógica”, bar, refeitório, pavilhão desportivo, biblioteca, outros;
- Construir variados objetos em madeira através da conversão de paletes;
- Implementar, posteriormente, Planos Individuais de Transição nas empresas/instituições da comunidade.
Pretende-se estabelecer/reforçar protocolos no âmbito da Educação Especial com as parcerias já existentes e previstas no PEA do Agrupamento, da comunidade, nomeadamente as forças vivas locais, a autarquia e as instituições sociais, culturais e sempre que possível estabelecer outras que possam contribuir para uma integração/inclusão no mundo do trabalho dos alunos com NE a frequentar os Cursos profissionais no Agrupamento.
CERCIS a contactar: Espaço Bússola/CRACEP/APEXA, outras.
Todos os recursos existentes no Agrupamento Espamol: (recursos materiais e recursos humanos).
Recursos da comunidade local.
Atribuir aos alunos com NE a beneficiar de medidas adicionais/seletivas com graves competências práticas e teóricas na aquisição de conhecimentos que sejam ferramentas facilitadoras no processo de transição para a Vida Ativa e Pós-Escolar.
Colaboradores: Cristina Ribeiro; Maria Antónia Torrinha; Íris Amador e Daniel Lança
Aprovado A terça, 18 de outubro de 2022
C.PedagógicoAprovado A quarta, 19 de outubro de 2022
RealizaçãoRealizada