Pular Barreiras

Projeto - 2022/2023

Projeto
Hierarquia

Educação Especial

Agrupamento de Escolas Padre António Martins de Oliveira

 
Responsáveis

Nuno Miguel Alves Brito

Breve Descrição

O Departamento de Educação Especial atento ao processo de aprendizagem dos alunos com Necessidades Educativas (NE), a beneficiar de Medidas Adicionais e Seletivas graves, apercebe-se que durante o seu percurso escolar chegam ao final da escolaridade obrigatória e são diversas as barreiras que dificultam uma inclusão plena na Vida Pós-Escolar, quer a nível académico quer a nível pessoal, social e profissional.

Estimativa de Custos

30,00€

Calendário

Durante o Ano Letivo

P.Educativo A - Sucesso Educativo

 - 01 - Melhorar os resultados escolares

 - 02 - Dinamizar ofertas de complemento educativo

C - Comunidade e Responsabilidade Social

 - 01 - Promover a imagem do Agrupamento

Local de Realização

E.B. 2,3 Jacinto Correia e Espamol

Dia e Hora

Durante o ano Letivo

Intervenientes
Destinatários

Alunos

Ciclo de Ensino

2ºCiclo - 5ºano

2ºCiclo - 6ºano

3ºCiclo - 7ºano

3ºCiclo - 8ºano

3ºCiclo - 9ºano

Secundário - 10ºano

Secundário - 11ºano

Secundário - 12ºano

CEF - Restaurante/Bar

CEF Manutenção Hoteleira

Curso de Educação e Formação

Escola

Escola EB 23 Jacinto Correia

Escola Secundária Padre António Martins de Oliveira

Enquadramento
Área Curricular

Formação Vocacional

Formação Pessoal e Social (JI)

Territorialização

Agrupamento

Áreas de Competência do Perfil dos Alunos

Desenvolvimento Pessoal e Autonomia

Projeto
Temática

Capacitação para a Vida Pós-Escolar

Legislação de Suporte

Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho;
Documentos institucionais que regem a vida do Agrupamento;
Outros que se considerem necessários.

Problema de Partida

Alunos que concluem a escolaridade obrigatória com poucas expectativas e que necessitam de um projeto de Vida Pós-Escolar pensado e adequado à sua condição.

Objetivos

“O enquadramento da Ação de Salamanca (UNESCO 1994), estabelece que os jovens com Necessidades Educativas Especiais devem ser ajudados para fazerem uma efetiva transição da Escola para a vida adulta. As escolas devem apoiá-los a tornarem-se economicamente ativos e dotá-los com as competências necessárias à vida diária, oferecendo formação em competências que respondam às exigências sociais e de comunicação e às expetativas da vida adulta (…).”
O Departamento de Educação Especial atento ao processo de aprendizagem dos alunos com Necessidades Educativas (NE), a beneficiar de Medidas Adicionais e Seletivas graves, apercebe-se que durante o seu percurso escolar chegam ao final da escolaridade obrigatória e são diversas as barreiras que dificultam uma inclusão plena na Vida Pós-Escolar, quer a nível académico quer a nível pessoal, social e profissional.

Este projeto realizado no âmbito da Educação Especial no Agrupamento ESPAMOL, destina-se ao desenvolvimento de competências de ensino aprendizagem que visam responder à diversidade das necessidades e potencialidades de todos e de cada um dos alunos, através do aumento da participação destes nos processos de aprendizagem, e na vida da comunidade educativa, enquanto pessoas capazes e responsáveis, orientando-os de forma a motivá-los a continuar a conquistar saberes essenciais para a vida : “aprender a conhecer”, “aprender a fazer”, “aprender a ser” e “aprender a viver com os outros”.

O trabalho realizado em CAA servirá para apoiar e organizar o processo de transição para a Vida Pós-Escolar e será sempre complementada com atividades exteriores em outros contextos para além da componente letiva com a turma, que incluem práticas profissionais de iniciação à vida ativa em setores de atividade, que possam abrir possibilidades de desenvolver um Plano Individual de Transição (PIT):
Pretende-se garantir que o perfil dos alunos durante a escolaridade obrigatória seja desenvolvido através de percursos diferenciados, os quais permitem a cada aluno progredir no currículo com vista ao seu sucesso educativo.
Pretende-se envolver toda a comunidade educativa e comunidade envolvente traçando PIT’s baseados em projetos de vida ajustados às capacidades de cada aluno e às suas aspirações, baseados nos princípios da educabilidade universal, da equidade, da inclusão, da flexibilidade e da autodeterminação.

Objetivos Gerais:
-Promover a transição para a Vida Pós-Escolar. e, sempre que possível, para o exercício de uma atividade profissional.
Objetivos Específicos:
- Sensibilizar e consciencializar para a inclusão dos alunos com NE na comunidade envolvente, enquanto pessoas válidas e capazes;
-Desenvolvimento de competências de autonomia pessoal e social;
- Promover a interação social entre os alunos e todos os intervenientes;
- Respeitar as pessoas em posição de autoridade;
- Desenvolver competências específicas de Higiene, Segurança de acordo com o local da atividade/ trabalho.

Ações a Desevolver

Operacionalização:
Pretende-se Implementar nos vários níveis de ensino, nomeadamente 2º,3º Ciclos e Ensino secundário, atividades que visem um despiste/orientação vocacional, permita definir um projeto de vida à saída da escolaridade obrigatória, para cada um dos alunos, de acordo com as suas capacidades/competências:
- Desenvolver atividades com o recurso aos meios existentes no Agrupamento possíveis de implementar no momento, nos seguintes sectores de atividade:
- Jardinagem/ “Horta pedagógica”, bar, refeitório, pavilhão desportivo, biblioteca, outros;
- Construir variados objetos em madeira através da conversão de paletes;
- Implementar, posteriormente, Planos Individuais de Transição nas empresas/instituições da comunidade.

Parcerias

Pretende-se estabelecer/reforçar protocolos no âmbito da Educação Especial com as parcerias já existentes e previstas no PEA do Agrupamento, da comunidade, nomeadamente as forças vivas locais, a autarquia e as instituições sociais, culturais e sempre que possível estabelecer outras que possam contribuir para uma integração/inclusão no mundo do trabalho dos alunos com NE a frequentar os Cursos profissionais no Agrupamento.
CERCIS a contactar: Espaço Bússola/CRACEP/APEXA, outras.

Recursos

Todos os recursos existentes no Agrupamento Espamol: (recursos materiais e recursos humanos).
Recursos da comunidade local.

Produto

Atribuir aos alunos com NE a beneficiar de medidas adicionais/seletivas com graves competências práticas e teóricas na aquisição de conhecimentos que sejam ferramentas facilitadoras no processo de transição para a Vida Ativa e Pós-Escolar.

Observações
Observação

Colaboradores: Cristina Ribeiro; Maria Antónia Torrinha; Íris Amador e Daniel Lança

Estado
Organização

Aprovado A terça, 18 de outubro de 2022

C.Pedagógico

Aprovado A quarta, 19 de outubro de 2022

Realização

Realizada

Avaliação / Sucesso
Avaliação Final

Sucesso / Cumpriu a maioria dos parâmetros


Avaliação pelo(s) Responsável(is)

Sucesso / Cumpriu a maioria dos parâmetros


Avaliação pelo(s) Interveniente(s)

Bastante sucesso / Cumpriu na totalidade


TOP Visualizações
Projeto [199] Cine ESPAMOL - Plano Nacional de Cinema
Visita de Estudo [193] Visita de estudo à Escola de Trânsito de Lagoa
Projeto [160] Escola Ativa
Projeto [146] "Escola a Ler"
Atividade [138] Passatempo Matemático do Mês.
Atividade [134] II Ação: Programa de Promoção de Competências Socioemocionais: “DROPI”
Atividade [131] ESPAMOL na Rádio Lagoa
Atividade [130] Campeonato de Ciência e Escrita Criativa - RBE
Visita de Estudo [129] Encontro EMRC diocesano, Algarve
Atividade [125] Heróis da Fruta
Relacionadas
Atividade Heróis da Fruta
Atividade O desafio da água - Poupança Sem Fronteiras - "Uma lição de água"
Visita de Estudo Percurso Exploratório "À Descoberta do Litoral"
Visita de Estudo Visita de estudo – CCV Lagos e Observação da biodiversidade marinha
Visita de Estudo Palestra "Biologia do Desenvolvimento - Conversa & Speed Dating com cientistas"
Atividade Comemoração do Dia Mundial da Ciência e do Dia Nacional da Cultura Científica
Visita de Estudo 6ª edição do projeto Nova Escola de Sagres na Fortaleza de Sagres
Atividade Feira de Minerais
Visita de Estudo Visita de estudo ao Quake e ao Museu da eletricidade
Atividade Campeonato de Jogos Matemáticos



Plano Anual Atividades

A Scorebiz utiliza Cookies de modo a proporcionar-lhe uma melhor experiência de navegação e aceder a todas as funcionalidades.
Para aceitar a sua utilização, continue a sua navegação.

ACEITAR