Bookcrossing@ESPAMOL

Projeto - 2023/2024

Projeto
Hierarquia

Línguas

Agrupamento de Escolas Padre António Martins de Oliveira

 
Responsáveis

Isabel Cardoso

Maria João Toscano Rico

Susana Frikh

Breve Descrição

O “Projeto de Leitura” consiste em partilhar a paixão por um livro, levando-o, lendo-o e libertando-o no fim da leitura, para que ele venha a apaixonar outros leitores.
Os livros são registados e colocados no “Ponto Bookcrossing”, onde ficarão visíveis, protegidos e acessíveis a toda a comunidade escolar e envolvente.
Os leitores podem ler livros na sua língua e em língua estrangeira, e deixar depois o seu comentário no ‘registo de bordo’. No final da leitura, libertam os livros no “Ponto Bookcrossing”.
O “Projeto de Leitura” irá funcionar, numa primeira fase, na E.B. 2/3 Jacinto Correia e será feita uma campanha para a angariação de livros.

Estimativa de Custos

50,00€

Calendário

De quarta, 01 de novembro de 2023 até sexta, 14 de junho de 2024

Articulação

Biblioteca Escolar

Equipa de Projetos

Línguas

Município de Lagoa

P.Educativo A - Sucesso Educativo

 - 02 - Dinamizar ofertas de complemento educativo

 - 03 - Dinamizar as bibliotecas escolares

C - Comunidade e Responsabilidade Social

 - 01 - Promover a imagem do Agrupamento

 - 02 - Promover hábitos de preservação do meio ambiente e responsabilidade social

 - 03 - Fomentar a dinamização de atividades promotoras de saúde

Local de Realização

O “Projeto de Leitura” irá funcionar, numa primeira fase, na E.B. 2/3 Jacinto Correia.

Dia e Hora

A partir da sua aprovação em Conselho Pedagógico e ao longo do ano letivo

Intervenientes
Destinatários

Alunos

Comunidade Educativa

Comunidade Envolvente

Encarregados de Educação/Pais

Pessoal Docente

Pessoal Não Docente

Ciclo de Ensino

1ºCiclo - 4ºano

2ºCiclo - 5ºano

2ºCiclo - 6ºano

3ºCiclo - 7ºano

3ºCiclo - 8ºano

Escola

Escola EB 23 Jacinto Correia

Enquadramento
Área Curricular

Outra

Cultural

Territorialização

Local

Agrupamento

Áreas de Competência do Perfil dos Alunos

Bem-Estar Saúde e Ambiente

Desenvolvimento Pessoal e Autonomia

Informação e Comunicação

Linguagens e Textos

Pensamento Crítico e Pensamento Criativo

Projeto
Temática

Leitura autónoma em várias línguas

Legislação de Suporte

Plano Nacional de Leitura - Ler+

Problema de Partida

As Bibliotecas Escolares desenvolvem um trabalho meritório, diversificado, continuado e persistente na atração de alunos para a leitura. Os resultados deste investimento são claros e muito animadores, em particular no primeiro ciclo de ensino. Contudo, à medida que os alunos avançam na idade e no nível de escolaridade, verifica-se uma diminuição gradual da requisição de livros e da frequência / tempo de permanência na Biblioteca Escolar. No final do terceiro ciclo e no ensino secundário, os alunos requisitam, essencialmente, livros de leitura obrigatória para produção oral na disciplina de Português, ou fazem consulta de bibliografia para realização de trabalhos orientados pelas disciplinas. Assim, conclui-se que a transição de leitores competentes para leitores literários, que se deseja ocorra progressiva e consistentemente, perde significativa força durante o crescimento dos jovens. É esta situação que o “Projeto de Leitura” pretende ajudar a inverter, tornando o livro mais visível e mais acessível ao aluno, à família e à comunidade educativa e envolvente, tendo por lema:
Leva-me, lê-me e liberta-me!
(Read and release)

Objetivos

a) Promover o gosto pela leitura, através da disponibilização de livros em várias línguas;
b) Favorecer a construção de leitores para a vida, através do desenvolvimento da iniciativa individual e da autonomia literária;
c) Associar o gosto pela leitura a um comportamento proativo assente na consciência ambiental e na partilha comunitária.

Ações a Desevolver

a) Inscrição da proposta “Projeto de Leitura” no “Plano Anual de Atividades” do Agrupamento, para sua aprovação;
b) Divulgação do “Projeto de Leitura” junto da comunidade escolar e familiar;
c) Mobilização da comunidade escolar e familiar para a angariação de livros, através de doações, para a constituição de um stock;
d) Elaboração do ‘registo de bordo’ dos livros;
e) Construção do ponto de depósito/recolha dos livros;
f) Envolvimento da comunidade escolar e dos diversos parceiros no “Projeto de Leitura”;
g) Elaboração de instrumentos de monitorização e avaliação do “Projeto de Leitura”.

Parcerias

As docentes responsáveis pelo projeto, em parceria com a Biblioteca Escolar e possível parceria com a Equipa de Projetos do Agrupamento, procurará interligar-se com outros Projetos do Agrupamento e, ainda, procurar parceria com a Biblioteca Municipal de Lagoa e o Município de Lagoa, com empresas concelhias (para angariação de livros) e com a UNESCO, uma vez que este “Projeto de Leitura” é uma iniciativa apoiada pelas Nações Unidas.

Recursos

Recursos materiais:
“Ponto Bookcrossing” (estante ou outa valência); cartazes publicitários.
Recursos humanos:
Equipas de docentes e de alunos, assim como leitores para organização, implementação, reposição de livros, conservação do “Ponto Bookcrossing”, monitorização e avaliação do projeto / atribuição de tempos não letivos para a atividade. (podem ser criadas equipas de alunos que ajudam no processo de reposição e conservação do ponto do Bookcrossing e monitorização); leitores.

Produto

Ponto Bookcrossing

Observações
Observação

O projeto é desenvolvido em estreita parceria com a professora bibliotecária, Susana Frikh, do Departamento de Línguas.
A verba de 50 euros apresentada relaciona-se com os materiais necessários para a eventual necessidade de divulgação do projeto (cartolinas, cola, fotocópias a cores, preparação do ponto Bookcrossing)

Estado
Organização

Aprovado A quarta, 11 de outubro de 2023

C.Pedagógico

Aprovado A quarta, 18 de outubro de 2023

Realização

Pendente


TOP Visualizações
Visita de Estudo [150] Visita de Estudo a Lisboa
Projeto [87] A minha turma é TOP
Atividade [80] Prime Skills - Opções e Escolhas (9B)
Atividade [79] 250 Anos? Já?
Clube [68] Clube de História e de Geografia
Visita de Estudo [64] Desrespeito pelos direitos humanos - Lagos
Atividade [63] Oficina“Ilustração Científica” - Projeto “Sair para Entrar”
Projeto [61] Natação Adaptada
Projeto [61] "Sair para Entrar" na Escola de Artes de Lagoa
Visita de Estudo [60] Trilogia MAAT
Relacionadas
Visita de Estudo Trilogia MAAT
Atividade "Halloween _ Um susto de Arte" - Projeto ExpoArte Visual
Atividade Projeto ExpoArte_Visual l Exposição "Uma História contada por Imagens"
Atividade ExpoArte_Visual - "Exposição Desenho da Natureza""
Atividade ExpoArte_Visual "Uma História contada por Imagens"
Atividade ExpoArte_Visual - "Exposição Desenho"
Atividade ExpoArte_Visual - "Exposição Perspetivas"
Atividade Visita à Exposição "Orgulho em ser Lagoa _ um olhar sobre o território" - Projeto La_Ver_Arte | Turma 8ºF
Atividade Visita à Exposição "Orgulho em ser Lagoa _ um olhar sobre o território" - Projeto La_Ver_Arte | Turma 8ºE
Atividade Projeto La_Ver_Arte - Exposição "PLUG IN" de Joana Vasconcelos, Museu MAAT, Lisboa



Plano Anual Atividades

A Scorebiz utiliza Cookies de modo a proporcionar-lhe uma melhor experiência de navegação e aceder a todas as funcionalidades.
Para aceitar a sua utilização, continue a sua navegação.

ACEITAR