Pergunta a um ecólogo

Projeto - 2023/2024

Projeto
Hierarquia

Clube Ciência Viva

Agrupamento de Escolas Padre António Martins de Oliveira

 
Responsáveis

Luis Vaz

Breve Descrição

Este é um projeto pedagógico-científico dirigido a professores e jovens do 3.º ciclo do ensino básico e visa promover o seu envolvimento e participação em temas prementes da atualidade no domínio do ambiente e ecologia. A metodologia aplicada no projeto não só potencia o conhecimento científico, espírito crítico e cidadania ativa dos alunos, como promove uma aprendizagem em grupo com amplos benefícios sociais, promove a interação entre disciplinas, incentiva à prática da escrita, enquanto forma de expressão pessoal, interação e comunicação e condição para reforçar as próprias capacidades de leitura.

Descrevemos brevemente a metodologia do projeto:

1. O programa será apresentado pela SPECO e CTT às escolas e aos professores previamente identificados para acompanhar uma turma;

2. Os professores de ciências (e/ou outros, como Português) trabalham com as turmas para que cada grupo de alunos possa desenvolver uma pergunta diferente sobre ciência/ecologia, que tenha curiosidade em ver respondida;

3. Cada professor responsável pelo projeto no agrupamento reúne todas as perguntas dos diferentes grupos da turma / clube e prepara uma carta que será enviada, via CTT para a SPECO. Os CTT, através da SPECO, vão doar às escolas todo o material necessário para a implementação do projeto.

4. A SPECO fará chegar as cartas aos seus associados mais indicados para responder;

5. Reunidas as respostas, a SPECO reenviará uma carta com todas as respostas dos investigadores aos diferentes coordenadores do agrupamento.

6. A escola marcará um dia para a abertura das cartas pelos alunos. Se possível, em termos de disponibilidade e de financiamento, um dos investigadores e/ou representante SPECO do programa deslocar-se-á à escola para perceber o impacto que a atividade teve nos Estudantes.

As inscrições para a II Edição do projeto “Pergunta a um Ecólogo” da SPECO encontram-se abertas até 30 de novembro.

Para mais informações consultem a página da SPECO em: pergunta a um ecólogo | SPECO.

Estimativa de Custos

Sem custos

Calendário

Ao Longo do ano letivo

Articulação

Clube Ciência Viva

Matemática e Ciências Experimentais > Grupo 520 - Biologia e Geologia

Línguas > Grupo 300 - Português

P.Educativo A - Sucesso Educativo

 - 01 - Melhorar os resultados escolares

C - Comunidade e Responsabilidade Social

 - 01 - Promover a imagem do Agrupamento

 - 02 - Promover hábitos de preservação do meio ambiente e responsabilidade social

Local de Realização

Escola Jacinto Correia

Dia e Hora

Aulas de Ciências e Portugues

Intervenientes
Destinatários

Alunos

Ciclo de Ensino

3ºCiclo - 8ºano

Turma

8ºE - Ensino Regular de Escola EB 23 Jacinto Correia

Escola

Escola EB 23 Jacinto Correia

Enquadramento
Área Curricular

Biologia e Geologia

Clube Ciência Viva

Português

Territorialização

Nacional

Áreas de Competência do Perfil dos Alunos

Bem-Estar Saúde e Ambiente

Informação e Comunicação

Linguagens e Textos

Pensamento Crítico e Pensamento Criativo

Raciocínio e Resolução de Problemas

Saber Científico Técnico e Tecnológico

Projeto
Temática

Este é um projeto pedagógico-científico dirigido a professores e jovens do 3.º ciclo do ensino básico e visa promover o seu envolvimento e participação em temas prementes da atualidade no domínio do ambiente e ecologia. A metodologia aplicada no projeto não só potencia o conhecimento científico, espírito crítico e cidadania ativa dos alunos, como promove uma aprendizagem em grupo com amplos benefícios sociais, promove a interação entre disciplinas, incentiva à prática da escrita, enquanto forma de expressão pessoal, interação e comunicação e condição para reforçar as próprias capacidades de leitura.

Legislação de Suporte

não aplicável

Problema de Partida


Esclarecimentos das duvidas dos alunos, em parceria com as identidades dinamizadoras.

Objetivos

1. O programa será apresentado pela SPECO e CTT às escolas e aos professores previamente identificados para acompanhar uma turma;

2. Os professores de ciências (e/ou outros, como Português) trabalham com as turmas para que cada grupo de alunos possa desenvolver uma pergunta diferente sobre ciência/ecologia, que tenha curiosidade em ver respondida;

3. Cada professor responsável pelo projeto no agrupamento reúne todas as perguntas dos diferentes grupos da turma / clube e prepara uma carta que será enviada, via CTT para a SPECO. Os CTT, através da SPECO, vão doar às escolas todo o material necessário para a implementação do projeto.

4. A SPECO fará chegar as cartas aos seus associados mais indicados para responder;

5. Reunidas as respostas, a SPECO reenviará uma carta com todas as respostas dos investigadores aos diferentes coordenadores do agrupamento.

6. A escola marcará um dia para a abertura das cartas pelos alunos. Se possível, em termos de disponibilidade e de financiamento, um dos investigadores e/ou representante SPECO do programa deslocar-se-á à escola para perceber o impacto que a atividade teve nos Estudantes.

Ações a Desevolver

1. O programa será apresentado pela SPECO e CTT às escolas e aos professores previamente identificados para acompanhar uma turma;

2. Os professores de ciências (e/ou outros, como Português) trabalham com as turmas para que cada grupo de alunos possa desenvolver uma pergunta diferente sobre ciência/ecologia, que tenha curiosidade em ver respondida;

3. Cada professor responsável pelo projeto no agrupamento reúne todas as perguntas dos diferentes grupos da turma / clube e prepara uma carta que será enviada, via CTT para a SPECO. Os CTT, através da SPECO, vão doar às escolas todo o material necessário para a implementação do projeto.

4. A SPECO fará chegar as cartas aos seus associados mais indicados para responder;

5. Reunidas as respostas, a SPECO reenviará uma carta com todas as respostas dos investigadores aos diferentes coordenadores do agrupamento.

6. A escola marcará um dia para a abertura das cartas pelos alunos. Se possível, em termos de disponibilidade e de financiamento, um dos investigadores e/ou representante SPECO do programa deslocar-se-á à escola para perceber o impacto que a atividade teve nos Estudantes.

Parcerias

SPECO e CTT

Recursos

Fornecidos pelos dinamizadores

Produto

A escola marcará um dia para a abertura das cartas pelos alunos. Se possível, em termos de disponibilidade e de financiamento, um dos investigadores e/ou representante SPECO do programa deslocar-se-á à escola para perceber o impacto que a atividade teve nos Estudantes.

Estado
Organização

Aprovado A segunda, 18 de dezembro de 2023

C.Pedagógico

Aprovado A quarta, 10 de janeiro de 2024

Realização

Pendente


TOP Visualizações
Visita de Estudo [140] Visita de Estudo a Lisboa
Projeto [85] A minha turma é TOP
Atividade [79] 250 Anos? Já?
Atividade [75] Prime Skills - Opções e Escolhas (9B)
Clube [67] Clube de História e de Geografia
Visita de Estudo [63] Desrespeito pelos direitos humanos - Lagos
Atividade [63] Oficina“Ilustração Científica” - Projeto “Sair para Entrar”
Projeto [60] Natação Adaptada
Visita de Estudo [60] Trilogia MAAT
Projeto [59] "Sair para Entrar" na Escola de Artes de Lagoa
Relacionadas
Atividade 250 Anos? Já?
Atividade Oficina“Ilustração Científica” - Projeto “Sair para Entrar”
Projeto "Sair para Entrar" na Escola de Artes de Lagoa
Atividade Oficina “Tocar a terra- olaria” - Projeto " Sair para Entrar" - Escola de Artes de Lagoa
Atividade Workshop:“E se a minha sala de aula fosse uma ilha” - Projeto LA(B)GOA: Laboratório de Afinação do Gosto e do Olhar nas Artes
Projeto "ARTE EM MOVIMENTO"
Projeto LA(B)GOA: Laboratório de Afinação do Gosto e do Olhar nas Artes
Atividade Oficina “Experimentar Gravura” - Projeto "Sair para Entrar" - Escola de Artes de Lagoa
Atividade " Indisciplinar a Natureza" - PROJETO CULTURAL DE ESCOLA ”Vista de Pássaro”
Atividade LA(B)GOA: Laboratório de Afinação do Gosto e do Olhar nas Artes l Oficina “E se a minha sala fosse um museu”



Plano Anual Atividades

A Scorebiz utiliza Cookies de modo a proporcionar-lhe uma melhor experiência de navegação e aceder a todas as funcionalidades.
Para aceitar a sua utilização, continue a sua navegação.

ACEITAR