Projeto - 2023/2024
Clube Ciência Viva
Agrupamento de Escolas Padre António Martins de Oliveira
ResponsáveisLuis Vaz
Breve DescriçãoEste é um projeto pedagógico-científico dirigido a professores e jovens do 3.º ciclo do ensino básico e visa promover o seu envolvimento e participação em temas prementes da atualidade no domínio do ambiente e ecologia. A metodologia aplicada no projeto não só potencia o conhecimento científico, espírito crítico e cidadania ativa dos alunos, como promove uma aprendizagem em grupo com amplos benefícios sociais, promove a interação entre disciplinas, incentiva à prática da escrita, enquanto forma de expressão pessoal, interação e comunicação e condição para reforçar as próprias capacidades de leitura.
Descrevemos brevemente a metodologia do projeto:
1. O programa será apresentado pela SPECO e CTT às escolas e aos professores previamente identificados para acompanhar uma turma;
2. Os professores de ciências (e/ou outros, como Português) trabalham com as turmas para que cada grupo de alunos possa desenvolver uma pergunta diferente sobre ciência/ecologia, que tenha curiosidade em ver respondida;
3. Cada professor responsável pelo projeto no agrupamento reúne todas as perguntas dos diferentes grupos da turma / clube e prepara uma carta que será enviada, via CTT para a SPECO. Os CTT, através da SPECO, vão doar às escolas todo o material necessário para a implementação do projeto.
4. A SPECO fará chegar as cartas aos seus associados mais indicados para responder;
5. Reunidas as respostas, a SPECO reenviará uma carta com todas as respostas dos investigadores aos diferentes coordenadores do agrupamento.
6. A escola marcará um dia para a abertura das cartas pelos alunos. Se possível, em termos de disponibilidade e de financiamento, um dos investigadores e/ou representante SPECO do programa deslocar-se-á à escola para perceber o impacto que a atividade teve nos Estudantes.
As inscrições para a II Edição do projeto “Pergunta a um Ecólogo” da SPECO encontram-se abertas até 30 de novembro.
Para mais informações consultem a página da SPECO em: pergunta a um ecólogo | SPECO.
Sem custos
CalendárioAo Longo do ano letivo
ArticulaçãoClube Ciência Viva
Matemática e Ciências Experimentais > Grupo 520 - Biologia e Geologia
Línguas > Grupo 300 - Português
P.Educativo A - Sucesso Educativo- 01 - Melhorar os resultados escolares
C - Comunidade e Responsabilidade Social- 01 - Promover a imagem do Agrupamento
- 02 - Promover hábitos de preservação do meio ambiente e responsabilidade social
Local de RealizaçãoEscola Jacinto Correia
Dia e HoraAulas de Ciências e Portugues
Alunos
Ciclo de Ensino3ºCiclo - 8ºano
Turma8ºE - Ensino Regular de Escola EB 23 Jacinto Correia
EscolaEscola EB 23 Jacinto Correia
Biologia e Geologia
Clube Ciência Viva
Português
TerritorializaçãoNacional
Áreas de Competência do Perfil dos AlunosBem-Estar Saúde e Ambiente
Informação e Comunicação
Linguagens e Textos
Pensamento Crítico e Pensamento Criativo
Raciocínio e Resolução de Problemas
Saber Científico Técnico e Tecnológico
Este é um projeto pedagógico-científico dirigido a professores e jovens do 3.º ciclo do ensino básico e visa promover o seu envolvimento e participação em temas prementes da atualidade no domínio do ambiente e ecologia. A metodologia aplicada no projeto não só potencia o conhecimento científico, espírito crítico e cidadania ativa dos alunos, como promove uma aprendizagem em grupo com amplos benefícios sociais, promove a interação entre disciplinas, incentiva à prática da escrita, enquanto forma de expressão pessoal, interação e comunicação e condição para reforçar as próprias capacidades de leitura.
não aplicável
Esclarecimentos das duvidas dos alunos, em parceria com as identidades dinamizadoras.
1. O programa será apresentado pela SPECO e CTT às escolas e aos professores previamente identificados para acompanhar uma turma;
2. Os professores de ciências (e/ou outros, como Português) trabalham com as turmas para que cada grupo de alunos possa desenvolver uma pergunta diferente sobre ciência/ecologia, que tenha curiosidade em ver respondida;
3. Cada professor responsável pelo projeto no agrupamento reúne todas as perguntas dos diferentes grupos da turma / clube e prepara uma carta que será enviada, via CTT para a SPECO. Os CTT, através da SPECO, vão doar às escolas todo o material necessário para a implementação do projeto.
4. A SPECO fará chegar as cartas aos seus associados mais indicados para responder;
5. Reunidas as respostas, a SPECO reenviará uma carta com todas as respostas dos investigadores aos diferentes coordenadores do agrupamento.
6. A escola marcará um dia para a abertura das cartas pelos alunos. Se possível, em termos de disponibilidade e de financiamento, um dos investigadores e/ou representante SPECO do programa deslocar-se-á à escola para perceber o impacto que a atividade teve nos Estudantes.
1. O programa será apresentado pela SPECO e CTT às escolas e aos professores previamente identificados para acompanhar uma turma;
2. Os professores de ciências (e/ou outros, como Português) trabalham com as turmas para que cada grupo de alunos possa desenvolver uma pergunta diferente sobre ciência/ecologia, que tenha curiosidade em ver respondida;
3. Cada professor responsável pelo projeto no agrupamento reúne todas as perguntas dos diferentes grupos da turma / clube e prepara uma carta que será enviada, via CTT para a SPECO. Os CTT, através da SPECO, vão doar às escolas todo o material necessário para a implementação do projeto.
4. A SPECO fará chegar as cartas aos seus associados mais indicados para responder;
5. Reunidas as respostas, a SPECO reenviará uma carta com todas as respostas dos investigadores aos diferentes coordenadores do agrupamento.
6. A escola marcará um dia para a abertura das cartas pelos alunos. Se possível, em termos de disponibilidade e de financiamento, um dos investigadores e/ou representante SPECO do programa deslocar-se-á à escola para perceber o impacto que a atividade teve nos Estudantes.
SPECO e CTT
Fornecidos pelos dinamizadores
A escola marcará um dia para a abertura das cartas pelos alunos. Se possível, em termos de disponibilidade e de financiamento, um dos investigadores e/ou representante SPECO do programa deslocar-se-á à escola para perceber o impacto que a atividade teve nos Estudantes.
Aprovado A segunda, 18 de dezembro de 2023
C.PedagógicoAprovado A quarta, 10 de janeiro de 2024
RealizaçãoPendente