Projeto - 2023/2024
Coordenação de Diretores de Turma
Agrupamento de Escolas Padre António Martins de Oliveira
ResponsáveisSandra Pina Gonçalves
Breve DescriçãoO programa de Mentoria do Agrupamento de Escolas Padre António Martins de Oliveira, em Lagoa, inscreve-se na Resolução do Conselho de Ministros n.º 53-D/2020 de 20 de julho e é uma medida direcionada para a consecução das várias áreas de competências do Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO) e, consequentemente, para a promoção da igualdade, da equidade e da autonomia.
Estimativa de CustosSem custos
CalendárioAo Longo do ano letivo
ArticulaçãoAtividades de Enriquecimento Curricular
Biblioteca Escolar
Cidadania e Desenvolvimento
Ciências Sociais e Humanas
Coordenação de Diretores de Turma
Coordenação de Diretores de Turma > Diretor de Turma
Ensino Profissional / CEF /PIEF > Profissional
Equipa de Projetos
Línguas
Matemática e Ciências Experimentais
Programa de Promoção do Sucesso Escolar
Serviço de Psicologia e Orientação (SPO)
Projetos > UAARE -Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na Escola
Educação Especial
P.Educativo A - Sucesso Educativo- 01 - Melhorar os resultados escolares
- 03 - Dinamizar as bibliotecas escolares
Local de RealizaçãoContexto de sala de aula (todo o agrupamento)
Dia e HoraContinua ou regularmente em algumas disciplinas por decisão do docente
Alunos
Ciclo de Ensino3ºCiclo - 7ºano
3ºCiclo - 8ºano
2ºCiclo - 5ºano
2ºCiclo - 6ºano
3ºCiclo - 9ºano
CEF - Restaurante/Bar
CEF Manutenção Hoteleira
Curso de Educação e Formação
Profissional
Secundário - 10ºano
Secundário - 11ºano
Secundário - 12ºano
Turma9ºC - Ensino Regular de Escola Secundária Padre António Martins de Oliveira
9ºD - Ensino Regular de Escola Secundária Padre António Martins de Oliveira
11ºA - Ensino Regular de Escola Secundária Padre António Martins de Oliveira
11ºE - Ensino Regular de Escola Secundária Padre António Martins de Oliveira
EscolaEscola EB 23 Jacinto Correia
Escola Secundária Padre António Martins de Oliveira
Formação e Desenvolvimento Pessoal
Tecnologias da Informação e Comunicação
Português
Matemática
Inglês
Cidadania e Desenvolvimento
Apoio ao Estudo
TerritorializaçãoAgrupamento
Áreas de Competência do Perfil dos AlunosDesenvolvimento Pessoal e Autonomia
Informação e Comunicação
Linguagens e Textos
Pensamento Crítico e Pensamento Criativo
Raciocínio e Resolução de Problemas
Relacionamento Interpessoal
Saber Científico Técnico e Tecnológico
Entre-ajuda e mentoria
Resolução do Conselho de Ministros n.º 53-D/2020.
Despacho Normativo n.º 10-B/2018, de 6 de julho.
Decreto-lei n.º 54/2018, de 6 de julho.
Insucesso escolar
Gerais
a) Implementar mecanismos de acompanhamento e de integração plena de estudantes referenciados, de alunos que o solicitem no decurso dos respetivos ciclos de estudos ou de novos alunos transferidos para o agrupamento / recém-chegados ao país e integrados no agrupamento, diminuindo dificuldades decorrentes de mudanças escolares, familiares/pessoais, geográficas, culturais e/ou históricas;
b) Promover a equidade, a qualidade das experiências de aprendizagem, a resolução de dificuldades de natureza diversa e prevenir o abandono escolar, desenvolvendo as relações interpessoais, bem como atitudes positivas em relação à escola, aos professores e aos pares;
c) Permitir a autorregulação das aprendizagens essenciais, incrementando o bem-estar e a adaptação às expectativas académicas e sociais;
d) Dinamizar contextos de formação e de aprendizagem, potenciadores do desenvolvimento de competências transversais, contemplando o desenvolvimento pessoal e coletivo, num espírito de pertença ao AEPAMOL;
e) Fomentar o valor do trabalho voluntário e de entreajuda;
f) Promover a disseminação de boas práticas e vivências desenvolvidas no âmbito do Programa de Mentoria;
g) Envolver toda a comunidade educativa, reforçando a consciencialização de uma cultura de qualidade, bem como de intervenção e de responsabilidade solidária que privilegie o exercício da cidadania;
h) Promover o trabalho colaborativo, designadamente no âmbito da partilha de experiências relevantes, estratégias de intervenção e a construção de materiais de apoio.
Específicos
a) Envolver estudantes do mesmo ciclo de estudos (2.º e 3.º ciclos do ensino básico e ensino secundário/profissional/CEF), matriculados, preferencialmente, no mesmo ano/turma, promovendo a autonomia e sentimentos de bem-estar pessoal, de colaboração e de solidariedade;
b) Promover o feedup, o feedback de qualidade e o feedforward;
c) Acompanhar/monitorizar a integração dos alunos, procurando despertar neles atitudes positivas em relação à escola, aos professores e aos pares;
d) Desenvolver aprendizagens;
e) Esclarecer dúvidas;
f) Preparar para os momentos de avaliação;
g) Promover a participação em atividades conducentes à melhoria dos resultados escolares;
h) Envolver os encarregados de educação no processo.
OPERACIONALIZAÇÃO
a) No início de cada ano escolar, é efetuada uma caracterização de cada aluno, que será analisada em sede de conselho de turma e, preferencialmente, em reunião inicial: interesses, motivações, integração no grupo-turma / agrupamento / país, história de vida, entre outras situações, no sentido de identificar potenciais mentores e mentorandos por parte de cada professor, tendo em conta as capacidades/necessidades educativas dos diferentes discentes;
b) De acordo com as características encontradas, mediante as propostas dos docentes do Conselho de Turma / as autopropostas de mentores e a recetividade demonstrada pelos mentorandos, o diretor de turma / cada docente referencia a turma e os alunos envolvidos (identificando a disciplina, o mentor/mentorando) para integrarem este programa junto da Coordenadora do mesmo;
c) Posteriormente, é promovida uma sessão formação de mentores com o apoio dos Serviços de Psicologia e Orientação;
d) A cada mentor pode ser atribuído um ou mais mentorandos da mesma turma a uma ou mais disciplinas, de acordo com os seus desempenhos/conhecimentos em cada uma, as propostas de docentes ou por autoproposta perante o diretor de turma/docente de uma disciplina;
e) A cada mentorando pode ser atribuído um ou mais mentores, preferencialmente, da mesma turma a uma ou a diferentes disciplinas, o que dependerá da existência de alunos com o perfil de mentor(es);
f) No caso de os pares/pequenos grupos terem sido propostos pelo(s) docente(s), são desenvolvidas atividades em parceria/grupo presencialmente/em contexto de sala de aula, que serão acompanhadas, registadas e avaliadas pelo(s) respetivo(s) docente(s);
g) No caso de os pares/pequenos grupos desenvolverem atividades fora do contexto de sala de aula em horário oportuno para os envolvidos e de acordo com as dificuldades sentidas e tarefas a executar, pode ser efetuado um registo que será dado a conhecer ao diretor de turma/docente da disciplina quando for oportuno;
h) No caso de autoproposta de um mentor para apoiar um mentorando de outra turma, os Diretores de ambas as turmas e os docentes das disciplinas em que tal acontece monitorizam o apoio escolar prestado sempre que possível e os encarregados de educação acompanham esse trabalho em contexto familiar;
i) As atividades desenvolvidas pelos alunos mentorandos abrangidos pela Mentoria poderão ser articuladas com as atividades de apoio tutorial específico (de acordo com a alínea l do ponto 20 da Resolução do Conselho de Ministros nº53-D/2020 de 20 de julho), devendo ser promovidos canais de comunicação para que os professores tutores, os diretores de turma, os docentes das disciplinas, os alunos mentores e os alunos mentorandos que beneficiem de tutoria comuniquem entre si;
j) As sessões de mentoria poderão, igualmente, ser desenvolvidas sincronamente e a periodicidade das mesmas deverá ser objeto de negociação entre o mentor e o mentorando.
Serviço de Psicologia e Orientação, Bibliotecas escolares, Centro de Apoio à Aprendizagem e Tutoria.
Humanos - Diretores de turma, psicóloga, professores das várias disciplinas/CAA, tutores, alunos, encarregados de educação;
Físicos/Materiais - bibliotecas, CAA, salas de aula, manuais escolares, material pedagógico, computadores, plataformas digitais e meios de comunicação, tabelas de registo, questionários online e pautas/registos de avaliação.
Melhorar o sucesso educativo e favorecer a entre-ajuda e o voluntariado
Aprovado A quarta, 18 de outubro de 2023
C.PedagógicoAprovado A quarta, 18 de outubro de 2023
RealizaçãoRealizada