Programa de Mentoria

Projeto - 2023/2024

Projeto
Hierarquia

Coordenação de Diretores de Turma

Agrupamento de Escolas Padre António Martins de Oliveira

 
Responsáveis

Sandra Pina Gonçalves

Breve Descrição

O programa de Mentoria do Agrupamento de Escolas Padre António Martins de Oliveira, em Lagoa, inscreve-se na Resolução do Conselho de Ministros n.º 53-D/2020 de 20 de julho e é uma medida direcionada para a consecução das várias áreas de competências do Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO) e, consequentemente, para a promoção da igualdade, da equidade e da autonomia.

Estimativa de Custos

Sem custos

Calendário

Ao Longo do ano letivo

Articulação

Atividades de Enriquecimento Curricular

Biblioteca Escolar

Cidadania e Desenvolvimento

Ciências Sociais e Humanas

Coordenação de Diretores de Turma

Coordenação de Diretores de Turma > Diretor de Turma

Ensino Profissional / CEF /PIEF > Profissional

Equipa de Projetos

Línguas

Matemática e Ciências Experimentais

Programa de Promoção do Sucesso Escolar

Serviço de Psicologia e Orientação (SPO)

Projetos > UAARE -Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na Escola

Educação Especial

P.Educativo A - Sucesso Educativo

 - 01 - Melhorar os resultados escolares

 - 03 - Dinamizar as bibliotecas escolares

Local de Realização

Contexto de sala de aula (todo o agrupamento)

Dia e Hora

Continua ou regularmente em algumas disciplinas por decisão do docente

Intervenientes
Destinatários

Alunos

Ciclo de Ensino

3ºCiclo - 7ºano

3ºCiclo - 8ºano

2ºCiclo - 5ºano

2ºCiclo - 6ºano

3ºCiclo - 9ºano

CEF - Restaurante/Bar

CEF Manutenção Hoteleira

Curso de Educação e Formação

Profissional

Secundário - 10ºano

Secundário - 11ºano

Secundário - 12ºano

Turma

9ºC - Ensino Regular de Escola Secundária Padre António Martins de Oliveira

9ºD - Ensino Regular de Escola Secundária Padre António Martins de Oliveira

11ºA - Ensino Regular de Escola Secundária Padre António Martins de Oliveira

11ºE - Ensino Regular de Escola Secundária Padre António Martins de Oliveira

Escola

Escola EB 23 Jacinto Correia

Escola Secundária Padre António Martins de Oliveira

Enquadramento
Área Curricular

Formação e Desenvolvimento Pessoal

Tecnologias da Informação e Comunicação

Português

Matemática

Inglês

Cidadania e Desenvolvimento

Apoio ao Estudo

Territorialização

Agrupamento

Áreas de Competência do Perfil dos Alunos

Desenvolvimento Pessoal e Autonomia

Informação e Comunicação

Linguagens e Textos

Pensamento Crítico e Pensamento Criativo

Raciocínio e Resolução de Problemas

Relacionamento Interpessoal

Saber Científico Técnico e Tecnológico

Projeto
Temática

Entre-ajuda e mentoria

Legislação de Suporte

Resolução do Conselho de Ministros n.º 53-D/2020.
Despacho Normativo n.º 10-B/2018, de 6 de julho.
Decreto-lei n.º 54/2018, de 6 de julho.

Problema de Partida

Insucesso escolar

Objetivos

Gerais
a) Implementar mecanismos de acompanhamento e de integração plena de estudantes referenciados, de alunos que o solicitem no decurso dos respetivos ciclos de estudos ou de novos alunos transferidos para o agrupamento / recém-chegados ao país e integrados no agrupamento, diminuindo dificuldades decorrentes de mudanças escolares, familiares/pessoais, geográficas, culturais e/ou históricas;
b) Promover a equidade, a qualidade das experiências de aprendizagem, a resolução de dificuldades de natureza diversa e prevenir o abandono escolar, desenvolvendo as relações interpessoais, bem como atitudes positivas em relação à escola, aos professores e aos pares;
c) Permitir a autorregulação das aprendizagens essenciais, incrementando o bem-estar e a adaptação às expectativas académicas e sociais;
d) Dinamizar contextos de formação e de aprendizagem, potenciadores do desenvolvimento de competências transversais, contemplando o desenvolvimento pessoal e coletivo, num espírito de pertença ao AEPAMOL;
e) Fomentar o valor do trabalho voluntário e de entreajuda;
f) Promover a disseminação de boas práticas e vivências desenvolvidas no âmbito do Programa de Mentoria;
g) Envolver toda a comunidade educativa, reforçando a consciencialização de uma cultura de qualidade, bem como de intervenção e de responsabilidade solidária que privilegie o exercício da cidadania;
h) Promover o trabalho colaborativo, designadamente no âmbito da partilha de experiências relevantes, estratégias de intervenção e a construção de materiais de apoio.

Específicos
a) Envolver estudantes do mesmo ciclo de estudos (2.º e 3.º ciclos do ensino básico e ensino secundário/profissional/CEF), matriculados, preferencialmente, no mesmo ano/turma, promovendo a autonomia e sentimentos de bem-estar pessoal, de colaboração e de solidariedade;
b) Promover o feedup, o feedback de qualidade e o feedforward;
c) Acompanhar/monitorizar a integração dos alunos, procurando despertar neles atitudes positivas em relação à escola, aos professores e aos pares;
d) Desenvolver aprendizagens;
e) Esclarecer dúvidas;
f) Preparar para os momentos de avaliação;
g) Promover a participação em atividades conducentes à melhoria dos resultados escolares;
h) Envolver os encarregados de educação no processo.

Ações a Desevolver

OPERACIONALIZAÇÃO

a) No início de cada ano escolar, é efetuada uma caracterização de cada aluno, que será analisada em sede de conselho de turma e, preferencialmente, em reunião inicial: interesses, motivações, integração no grupo-turma / agrupamento / país, história de vida, entre outras situações, no sentido de identificar potenciais mentores e mentorandos por parte de cada professor, tendo em conta as capacidades/necessidades educativas dos diferentes discentes;
b) De acordo com as características encontradas, mediante as propostas dos docentes do Conselho de Turma / as autopropostas de mentores e a recetividade demonstrada pelos mentorandos, o diretor de turma / cada docente referencia a turma e os alunos envolvidos (identificando a disciplina, o mentor/mentorando) para integrarem este programa junto da Coordenadora do mesmo;
c) Posteriormente, é promovida uma sessão formação de mentores com o apoio dos Serviços de Psicologia e Orientação;
d) A cada mentor pode ser atribuído um ou mais mentorandos da mesma turma a uma ou mais disciplinas, de acordo com os seus desempenhos/conhecimentos em cada uma, as propostas de docentes ou por autoproposta perante o diretor de turma/docente de uma disciplina;
e) A cada mentorando pode ser atribuído um ou mais mentores, preferencialmente, da mesma turma a uma ou a diferentes disciplinas, o que dependerá da existência de alunos com o perfil de mentor(es);
f) No caso de os pares/pequenos grupos terem sido propostos pelo(s) docente(s), são desenvolvidas atividades em parceria/grupo presencialmente/em contexto de sala de aula, que serão acompanhadas, registadas e avaliadas pelo(s) respetivo(s) docente(s);
g) No caso de os pares/pequenos grupos desenvolverem atividades fora do contexto de sala de aula em horário oportuno para os envolvidos e de acordo com as dificuldades sentidas e tarefas a executar, pode ser efetuado um registo que será dado a conhecer ao diretor de turma/docente da disciplina quando for oportuno;
h) No caso de autoproposta de um mentor para apoiar um mentorando de outra turma, os Diretores de ambas as turmas e os docentes das disciplinas em que tal acontece monitorizam o apoio escolar prestado sempre que possível e os encarregados de educação acompanham esse trabalho em contexto familiar;
i) As atividades desenvolvidas pelos alunos mentorandos abrangidos pela Mentoria poderão ser articuladas com as atividades de apoio tutorial específico (de acordo com a alínea l do ponto 20 da Resolução do Conselho de Ministros nº53-D/2020 de 20 de julho), devendo ser promovidos canais de comunicação para que os professores tutores, os diretores de turma, os docentes das disciplinas, os alunos mentores e os alunos mentorandos que beneficiem de tutoria comuniquem entre si;
j) As sessões de mentoria poderão, igualmente, ser desenvolvidas sincronamente e a periodicidade das mesmas deverá ser objeto de negociação entre o mentor e o mentorando.

Parcerias

Serviço de Psicologia e Orientação, Bibliotecas escolares, Centro de Apoio à Aprendizagem e Tutoria.

Recursos

Humanos - Diretores de turma, psicóloga, professores das várias disciplinas/CAA, tutores, alunos, encarregados de educação;
Físicos/Materiais - bibliotecas, CAA, salas de aula, manuais escolares, material pedagógico, computadores, plataformas digitais e meios de comunicação, tabelas de registo, questionários online e pautas/registos de avaliação.

Produto

Melhorar o sucesso educativo e favorecer a entre-ajuda e o voluntariado

Estado
Organização

Aprovado A quarta, 18 de outubro de 2023

C.Pedagógico

Aprovado A quarta, 18 de outubro de 2023

Realização

Pendente


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