Projeto - 2024/2025
Biblioteca Escolar
Agrupamento de Escolas Padre António Martins de Oliveira
ResponsáveisSusana Frikh
Margarida Bairrão
Breve DescriçãoA leitura é uma das capacidades mais importantes do ser humano e uma das principais condições de autonomia e sucesso na vida pessoal, escolar e profissional. Está plenamente provado que quanto mais cedo os livros e a leitura em voz alta entrarem na vida das crianças, melhor.
Estimativa de CustosSem custos
CalendárioDurante o Ano Letivo
ArticulaçãoPré-Escolar
1ºCiclo
P.Educativo A - Sucesso Educativo- 01 - Melhorar os resultados escolares
- 02 - Dinamizar ofertas de complemento educativo
- 03 - Dinamizar as bibliotecas escolares
Local de RealizaçãoJ/I do Agrupamento/ domicílio (alunos)
Dia e HoraAo longo do ano letivo
Alunos
Encarregados de Educação/Pais
Ciclo de EnsinoPré-Escolar
1ºCiclo - 1ºano
Turma1ºA - Ensino Regular de Escola EB1de Lagoa
1ºB - Ensino Regular de Escola EB1de Lagoa
1ºC - Ensino Regular de Escola EB1de Lagoa
1ºD - Ensino Regular de Escola EB1de Lagoa
1ºE - Ensino Regular de Escola EB1de Lagoa
1ºAC - Ensino Regular de Escola EB1 de Carvoeiro
1ºP - Ensino Regular de Escola EB1 de Porches
JIºS1 - Ensino Regular de Escola EB1de Lagoa
JIºS2 - Ensino Regular de Escola EB1de Lagoa
JIºS3 - Ensino Regular de Escola EB1de Lagoa
JIºS4 - Ensino Regular de Escola EB1de Lagoa
JIºS5 - Ensino Regular de Escola EB1de Lagoa
JIºS1 - Ensino Regular de JI de Carvoeiro
JIºS1 - Ensino Regular de Escola EB1 de Porches
EscolaJI de Carvoeiro
JI de Lagoa
JI de Porches
Escola EB1 de Carvoeiro
Escola EB1 de Porches
Escola EB1de Lagoa
Língua Portuguesa
TerritorializaçãoAgrupamento
Local
Áreas de Competência do Perfil dos AlunosLinguagens e Textos
Leitura e articulação com as famílias.
Não se aplica
A necessidade do contacto com o livro e a leitura desde tenra idade como fator importantíssimo no desenvolvimento do aluno.
• Inserir nas atividades pedagógicas momentos de leitura diária e outras atividades lúdicas de contacto com os livros;
• Sensibilizar as famílias para a importância do livro no desenvolvimento das crianças, mobilizando-as para a leitura diária;
• Aprofundar uma cultura de leitura na comunidade escolar (crianças, docentes e não-docentes).
Leituras no J/I e 1º ano e na família.
Câmara Municipal de Lagoa; EE.
Fundo documental das malas; fichas de registo das leituras.
Fichas de registo, podcasts, ilustrações...
Aprovado A segunda, 04 de novembro de 2024
C.PedagógicoAprovado A sexta, 22 de novembro de 2024
RealizaçãoPendente