Pular Barreiras

Projeto - 2024/2025

Projeto
Hierarquia

Expressões > Grupo 910/920/930 - Educação Especial

Agrupamento de Escolas Padre António Martins de Oliveira

 
Responsáveis

Teresa Carmo

Iris Amador

Cristina Ferreira Santos Correia Ribeiro

Nídia Cabrita

Antonia Torrinha

Rodrigo Alves

Jose Almeida

Breve Descrição

O Departamento de Educação Especial atento ao processo de aprendizagem dos
alunos com Necessidades Educativas (NE), a beneficiar de Medidas Adicionais e
Seletivas graves, apercebe-se que durante o seu percurso escolar chegam ao final da
escolaridade obrigatória e são diversas as barreiras que dificultam uma inclusão plena
na Vida Pós-Escolar, quer a nível académico quer a nível pessoal, social e profissional.

Estimativa de Custos

150,00€

Calendário

Durante o Ano Letivo

Articulação

Ensino Profissional / CEF /PIEF

Coordenação de Diretores de Turma

P.Educativo A - Sucesso Educativo

 - 02 - Dinamizar ofertas de complemento educativo

C - Comunidade e Responsabilidade Social

 - 02 - Promover hábitos de preservação do meio ambiente e responsabilidade social

 - 03 - Fomentar a dinamização de atividades promotoras de saúde

Local de Realização

Escola EB 23 Jacinto Correia e Escola Secundária Padre António Martins de Oliveira

Dia e Hora

Transversal

Intervenientes
Destinatários

Alunos

Ciclo de Ensino

3ºCiclo - 7ºano

3ºCiclo - 8ºano

3ºCiclo - 9ºano

2ºCiclo - 6ºano

2ºCiclo - 5ºano

Curso de Educação e Formação

Profissional

1ºCiclo - 1ºano

1ºCiclo - 2ºano

1ºCiclo - 3ºano

1ºCiclo - 4ºano

Escola

Escola Secundária Padre António Martins de Oliveira

Escola EB 23 Jacinto Correia

Escola EB1de Lagoa

Escola EB1 de Porches

Enquadramento
Área Curricular

Cidadania e Desenvolvimento

Educação para a Cidadania

Territorialização

Agrupamento

Áreas de Competência do Perfil dos Alunos

Bem-Estar Saúde e Ambiente

Consciência e Domínio do Corpo

Desenvolvimento Pessoal e Autonomia

Relacionamento Interpessoal

Projeto
Temática

Capacitação para a Vida Pós-Escolar

Legislação de Suporte

Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho;Documentos institucionais que regem a vida do Agrupamento;

Problema de Partida

Alunos que concluem a escolaridade obrigatória com poucas expectativas e que
necessitam de um projeto de Vida Pós-Escolar pensado e adequado à sua condição.

Objetivos

“O enquadramento da Ação de Salamanca (UNESCO 1994), estabelece que os jovens
com Necessidades Educativas Especiais devem ser ajudados para fazerem uma efetiva
transição da Escola para a vida adulta. As escolas devem apoiá-los a tornarem-se
economicamente ativos e dotá-los com as competências necessárias à vida diária,
oferecendo formação em competências que respondam às exigências sociais e de
comunicação e às expetativas da vida adulta (…).”
O Departamento de Educação Especial atento ao processo de aprendizagem dos
alunos com Necessidades Educativas (NE), a beneficiar de Medidas Adicionais e
Seletivas graves, apercebe-se que durante o seu percurso escolar chegam ao final da
escolaridade obrigatória e são diversas as barreiras que dificultam uma inclusão plena
na Vida Pós-Escolar, quer a nível académico quer a nível pessoal, social e profissional.
Este projeto realizado no âmbito da Educação Especial no Agrupamento ESPAMOL,
destina-se ao desenvolvimento de competências de ensino aprendizagem que visam
responder à diversidade das necessidades e potencialidades de todos e de cada um
dos alunos, através do aumento da participação destes nos processos de
aprendizagem, e na vida da comunidade educativa, enquanto pessoas capazes e
responsáveis, orientando-os de forma a motivá-los a continuar a conquistar saberes
essenciais para a vida : “aprender a conhecer”, “aprender a fazer”, “aprender a ser” e
“aprender a viver com os outros”.
O trabalho realizado em CAA servirá para apoiar e organizar o processo de transição
para a Vida Pós-Escolar e será sempre complementada com atividades exteriores em
outros contextos para além da componente letiva com a turma, que incluem práticas
profissionais de iniciação à vida ativa em setores de atividade, que possam abrir
possibilidades de desenvolver um Plano Individual de Transição (PIT):
Pretende-se garantir que o perfil dos alunos durante a escolaridade obrigatória seja
desenvolvido através de percursos diferenciados, os quais permitem a cada aluno
progredir no currículo com vista ao seu sucesso educativo.
Pretende-se envolver toda a comunidade educativa e comunidade envolvente traçando desde o início um
percurso escolar, desenvolvendo competências transversais, indo assim ao encontro do seu desenvolvimento biopsicossocial baseado em projetos de vida ajustados às capacidades de cada aluno e às suas
aspirações, PITs baseados nos princípios da educabilidade universal, da equidade, da
inclusão, da flexibilidade e da autodeterminação.

Objetivos Gerais:
-Promover a transição para a Vida Pós-Escolar. e, sempre que possível, para o exercício
de uma atividade profissional.
Objetivos Específicos:
- Sensibilizar e consciencializar para a inclusão dos alunos com NE na comunidade
envolvente, enquanto pessoas válidas e capazes;
-Desenvolvimento de competências de autonomia pessoal e social;
- Promover a interação social entre os alunos e todos os intervenientes;
- Respeitar as pessoas em posição de autoridade;
- Desenvolver competências específicas de Higiene, Segurança de acordo com o local
da atividade/ trabalho

Ações a Desevolver

Operacionalização:
Pretende-se Implementar nos vários níveis de ensino, nomeadamente 1.º, 2º,3º Ciclos e
Ensino secundário, atividades que visem um despiste/orientação vocacional, permita
definir um projeto de vida à saída da escolaridade obrigatória, para cada um dos alunos,
de acordo com as suas capacidades/competências:
- Desenvolver atividades com o recurso aos meios existentes no Agrupamento possíveis
de implementar no momento, nos seguintes sectores de atividade:
- Jardinagem/ “Horta pedagógica”, bar, refeitório, pavilhão desportivo, biblioteca, outros;
- Cultivar e vender produtos da horta;
- Confecionar pequenas refeições;
- Construir variados objetos através de várias técnicas e trabalhos manuais
- Implementar, posteriormente, Planos Individuais de Transição nas
empresas/instituições da comunidade

Parcerias

Pretende-se estabelecer/reforçar protocolos no âmbito da Educação Especial com as
parcerias já existentes e previstas no PEA do Agrupamento, da comunidade,
nomeadamente as forças vivas locais, a autarquia e as instituições sociais, culturais e
sempre que possível estabelecer outras que possam contribuir para uma
integração/inclusão no mundo do trabalho dos alunos com NE a frequentar os Cursos
profissionais no Agrupamento.

Recursos

Todos os recursos existentes no Agrupamento Espamol: (recursos materiais e recursos
humanos).
Recursos da comunidade local.

Produto

Atribuir aos alunos com NE a beneficiar de medidas adicionais/seletivas com graves
competências práticas e teóricas na aquisição de conhecimentos que sejam
ferramentas facilitadoras no processo de transição para a Vida Ativa e Pós-Escolar.

Estado
Organização

Aprovado A segunda, 14 de outubro de 2024

C.Pedagógico

Aprovado A sexta, 18 de outubro de 2024

Realização

Pendente


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