Projeto - 2024/2025
Expressões > Grupo 910/920/930 - Educação Especial
Agrupamento de Escolas Padre António Martins de Oliveira
ResponsáveisTeresa Carmo
Iris Amador
Cristina Ferreira Santos Correia Ribeiro
Nídia Cabrita
Antonia Torrinha
Rodrigo Alves
Jose Almeida
Breve DescriçãoO Departamento de Educação Especial atento ao processo de aprendizagem dos
alunos com Necessidades Educativas (NE), a beneficiar de Medidas Adicionais e
Seletivas graves, apercebe-se que durante o seu percurso escolar chegam ao final da
escolaridade obrigatória e são diversas as barreiras que dificultam uma inclusão plena
na Vida Pós-Escolar, quer a nível académico quer a nível pessoal, social e profissional.
150,00€
CalendárioDurante o Ano Letivo
ArticulaçãoEnsino Profissional / CEF /PIEF
Coordenação de Diretores de Turma
P.Educativo A - Sucesso Educativo- 02 - Dinamizar ofertas de complemento educativo
C - Comunidade e Responsabilidade Social- 02 - Promover hábitos de preservação do meio ambiente e responsabilidade social
- 03 - Fomentar a dinamização de atividades promotoras de saúde
Local de RealizaçãoEscola EB 23 Jacinto Correia e Escola Secundária Padre António Martins de Oliveira
Dia e HoraTransversal
Alunos
Ciclo de Ensino3ºCiclo - 7ºano
3ºCiclo - 8ºano
3ºCiclo - 9ºano
2ºCiclo - 6ºano
2ºCiclo - 5ºano
Curso de Educação e Formação
Profissional
1ºCiclo - 1ºano
1ºCiclo - 2ºano
1ºCiclo - 3ºano
1ºCiclo - 4ºano
EscolaEscola Secundária Padre António Martins de Oliveira
Escola EB 23 Jacinto Correia
Escola EB1de Lagoa
Escola EB1 de Porches
Cidadania e Desenvolvimento
Educação para a Cidadania
TerritorializaçãoAgrupamento
Áreas de Competência do Perfil dos AlunosBem-Estar Saúde e Ambiente
Consciência e Domínio do Corpo
Desenvolvimento Pessoal e Autonomia
Relacionamento Interpessoal
Capacitação para a Vida Pós-Escolar
Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho;Documentos institucionais que regem a vida do Agrupamento;
Alunos que concluem a escolaridade obrigatória com poucas expectativas e que
necessitam de um projeto de Vida Pós-Escolar pensado e adequado à sua condição.
“O enquadramento da Ação de Salamanca (UNESCO 1994), estabelece que os jovens
com Necessidades Educativas Especiais devem ser ajudados para fazerem uma efetiva
transição da Escola para a vida adulta. As escolas devem apoiá-los a tornarem-se
economicamente ativos e dotá-los com as competências necessárias à vida diária,
oferecendo formação em competências que respondam às exigências sociais e de
comunicação e às expetativas da vida adulta (…).”
O Departamento de Educação Especial atento ao processo de aprendizagem dos
alunos com Necessidades Educativas (NE), a beneficiar de Medidas Adicionais e
Seletivas graves, apercebe-se que durante o seu percurso escolar chegam ao final da
escolaridade obrigatória e são diversas as barreiras que dificultam uma inclusão plena
na Vida Pós-Escolar, quer a nível académico quer a nível pessoal, social e profissional.
Este projeto realizado no âmbito da Educação Especial no Agrupamento ESPAMOL,
destina-se ao desenvolvimento de competências de ensino aprendizagem que visam
responder à diversidade das necessidades e potencialidades de todos e de cada um
dos alunos, através do aumento da participação destes nos processos de
aprendizagem, e na vida da comunidade educativa, enquanto pessoas capazes e
responsáveis, orientando-os de forma a motivá-los a continuar a conquistar saberes
essenciais para a vida : “aprender a conhecer”, “aprender a fazer”, “aprender a ser” e
“aprender a viver com os outros”.
O trabalho realizado em CAA servirá para apoiar e organizar o processo de transição
para a Vida Pós-Escolar e será sempre complementada com atividades exteriores em
outros contextos para além da componente letiva com a turma, que incluem práticas
profissionais de iniciação à vida ativa em setores de atividade, que possam abrir
possibilidades de desenvolver um Plano Individual de Transição (PIT):
Pretende-se garantir que o perfil dos alunos durante a escolaridade obrigatória seja
desenvolvido através de percursos diferenciados, os quais permitem a cada aluno
progredir no currículo com vista ao seu sucesso educativo.
Pretende-se envolver toda a comunidade educativa e comunidade envolvente traçando desde o início um
percurso escolar, desenvolvendo competências transversais, indo assim ao encontro do seu desenvolvimento biopsicossocial baseado em projetos de vida ajustados às capacidades de cada aluno e às suas
aspirações, PITs baseados nos princípios da educabilidade universal, da equidade, da
inclusão, da flexibilidade e da autodeterminação.
Objetivos Gerais:
-Promover a transição para a Vida Pós-Escolar. e, sempre que possível, para o exercício
de uma atividade profissional.
Objetivos Específicos:
- Sensibilizar e consciencializar para a inclusão dos alunos com NE na comunidade
envolvente, enquanto pessoas válidas e capazes;
-Desenvolvimento de competências de autonomia pessoal e social;
- Promover a interação social entre os alunos e todos os intervenientes;
- Respeitar as pessoas em posição de autoridade;
- Desenvolver competências específicas de Higiene, Segurança de acordo com o local
da atividade/ trabalho
Operacionalização:
Pretende-se Implementar nos vários níveis de ensino, nomeadamente 1.º, 2º,3º Ciclos e
Ensino secundário, atividades que visem um despiste/orientação vocacional, permita
definir um projeto de vida à saída da escolaridade obrigatória, para cada um dos alunos,
de acordo com as suas capacidades/competências:
- Desenvolver atividades com o recurso aos meios existentes no Agrupamento possíveis
de implementar no momento, nos seguintes sectores de atividade:
- Jardinagem/ “Horta pedagógica”, bar, refeitório, pavilhão desportivo, biblioteca, outros;
- Cultivar e vender produtos da horta;
- Confecionar pequenas refeições;
- Construir variados objetos através de várias técnicas e trabalhos manuais
- Implementar, posteriormente, Planos Individuais de Transição nas
empresas/instituições da comunidade
Pretende-se estabelecer/reforçar protocolos no âmbito da Educação Especial com as
parcerias já existentes e previstas no PEA do Agrupamento, da comunidade,
nomeadamente as forças vivas locais, a autarquia e as instituições sociais, culturais e
sempre que possível estabelecer outras que possam contribuir para uma
integração/inclusão no mundo do trabalho dos alunos com NE a frequentar os Cursos
profissionais no Agrupamento.
Todos os recursos existentes no Agrupamento Espamol: (recursos materiais e recursos
humanos).
Recursos da comunidade local.
Atribuir aos alunos com NE a beneficiar de medidas adicionais/seletivas com graves
competências práticas e teóricas na aquisição de conhecimentos que sejam
ferramentas facilitadoras no processo de transição para a Vida Ativa e Pós-Escolar.
Aprovado A segunda, 14 de outubro de 2024
C.PedagógicoAprovado A sexta, 18 de outubro de 2024
RealizaçãoPendente