Visita de Estudo - 2024/2025
Ciências Sociais e Humanas
Agrupamento de Escolas Padre António Martins de Oliveira
ResponsáveisCélia Cruz
Mário Ferro
Breve DescriçãoVisita das disciplinas de História A e História da Cultura e das Artes a locais emblemáticos da História e do Património Nacional.
Estimativa de CustosSem custos
CalendárioA quinta, 10 de abril de 2025
ArticulaçãoMunicípio de Lagoa
P.Educativo A - Sucesso Educativo- 01 - Melhorar os resultados escolares
Local de EncontroLagoa com partida às 06:30
DestinoLisboa - Belém - Museu dos Coches - Palácio Nacional de Queluz com chegada às 10:00
RegressoHora de partida às 18:00 com chegada às 21:00
Escalão Etário15-18
Meio de TransporteAutocarro 51 lugares
MotivoVisita de estudo no âmbito dos conteúdos das disciplinas de História A e História da Cultura e das Artes ao Palácio Nacional de Queluz e Museu Nacional dos Coches. -Turmas : 11.º A e 11.º H
PercursoLagoa - Lisboa (Belém) - Queluz - Lagoa
Alunos
Ciclo de EnsinoSecundário - 11ºano
Turma11ºA - Ensino Regular de Escola Secundária Padre António Martins de Oliveira
11ºH - Ensino Regular de Escola Secundária Padre António Martins de Oliveira
EscolaEscola Secundária Padre António Martins de Oliveira
História A
História da Cultura e das Artes
Cultural
Formação e Desenvolvimento Pessoal
Áreas de Competência do Perfil dos AlunosInformação e Comunicação
Sensibilidade Estética e Artística
Pensamento Crítico e Pensamento Criativo
Relacionamento Interpessoal
Palácio Nacional de Queluz, Museu Nacional dos Coches.
Lagoa - Lisboa (Belém) - Queluz - Lagoa
- Conhecer o ambiente das festas e das celebrações, bem como a vida quotidiana da Família Real.
- Desenvolver a sensibilidade estética, através da identificação e da apreciação de manifestações artísticas dos estilos artísticos do século XVIII.
- Reconhecer no neoclassicismo o triunfo das conceções iluministas e um desejo de regresso à ordem clássica, expresso em princípios de moderação, equilíbrio e idealismo, identificando alguns contributos do neoclassicismo em Portugal.
- Conhecer a coleção do Museu dos Coches e a evolução dos transportes;
- Analisar o contributo do ferro e do progresso técnico e tecnológico, associados à Revolução Industrial e à Revolução dos Transportes para as transformações sociais e culturais.
- Valorizar o património histórico nacional.
- Consolidar as temáticas abordadas em sala de aula.
História A:
Módulos 5: O Liberalismo: as invasões francesas e a saída da corte para o Brasil, A Revolução de 1820 e as dificuldades de implantação da ordem liberal; 6: Crise e queda da monarquia e Instauração da República.
História da Cultura e das Artes:
Módulos 7: Cultura do Salão - Da “festa galante” à “festa cívica”, A Arte Rococó e Neoclássica; 8: A Cultura da Gare: A Revolução dos transportes.
Célia Cruz e Mário Ferro
Não
Aprovado A quarta, 16 de outubro de 2024
C.PedagógicoAprovado A sexta, 18 de outubro de 2024
RealizaçãoRealizada