Projeto - 2025-2026
Línguas
Agrupamento de Escolas Padre António Martins de Oliveira
ResponsáveisIsabel Cardoso
Breve DescriçãoO “Projeto de Leitura” consiste em partilhar a paixão por um livro, levando-o, lendo-o e libertando-o no fim da leitura, para que ele venha a apaixonar outros leitores.
Os livros são registados e colocados no “Ponto Bookcrossing”, onde ficarão visíveis, protegidos e acessíveis a toda a comunidade escolar e envolvente. Os leitores podem ler livros na sua língua e em língua estrangeira, e deixar depois o seu comentário no ‘registo de bordo’. No final da leitura, libertam os livros no “Ponto Bookcrossing”. Durante o período de desenvolvimento do projeto, os dois Pontos Bookcrossing (Sala do Aluno da E.B. 2/3 Jacinto Correia e Átrio do Bloco A da ESPAMOL) verão reposições de livros. Pretende-se ainda desenvolver ações de angariação de novos livros.
Sem custos
CalendárioNo 1º e 2ºSemestres
ArticulaçãoBiblioteca Escolar
Equipa de Projetos
Línguas
Equipa de Comunicação
Município de Lagoa
P.Educativo A - Sucesso Educativo- 02 - Dinamizar ofertas de complemento educativo
- 03 - Dinamizar as bibliotecas escolares
C - Comunidade e Responsabilidade Social- 01 - Promover a imagem do Agrupamento
- 02 - Promover hábitos de preservação do meio ambiente e responsabilidade social
- 03 - Fomentar a dinamização de atividades promotoras de saúde
Local de RealizaçãoEscola Básica 2.3 Jacinto Correia e ESPMAOL
Dia e HoraA partir da segunda metade de outubro de 2025
Alunos
Comunidade Educativa
Comunidade Envolvente
Encarregados de Educação/Pais
Pessoal Docente
Pessoal Não Docente
Ciclo de Ensino1ºCiclo - 4ºano
2ºCiclo - 5ºano
2ºCiclo - 6ºano
3ºCiclo - 7ºano
3ºCiclo - 8ºano
3ºCiclo - 9ºano
Secundário - 10ºano
Secundário - 11ºano
Secundário - 12ºano
Profissional
Curso de Educação e Formação
CEF Cozinha
CEF - Restaurante/Bar
PIEF
EscolaEscola EB Jacinto Correia
Escola Secundária Padre António Martins de Oliveira
Outra
Cultural
Formação e Desenvolvimento Pessoal
TerritorializaçãoAgrupamento
Escola
Local
Áreas de Competência do Perfil dos AlunosBem-Estar Saúde e Ambiente
Desenvolvimento Pessoal e Autonomia
Linguagens e Textos
Informação e Comunicação
Pensamento Crítico e Pensamento Criativo
Leitura autónoma em várias línguas
Plano Nacional de Leitura - Ler+
As Bibliotecas Escolares desenvolvem um trabalho meritório, diversificado, continuado e persistente na atração de alunos para a leitura. Os resultados deste investimento são claros e muito animadores, em particular no primeiro ciclo de ensino. Contudo, à medida que os alunos avançam na idade e no nível de escolaridade, verifica-se uma diminuição gradual da requisição de livros e da frequência / tempo de permanência na Biblioteca Escolar. No final do terceiro ciclo e no ensino secundário, os alunos requisitam, essencialmente, livros de leitura obrigatória para produção oral na disciplina de Português, ou fazem consulta de bibliografia para realização de trabalhos orientados pelas disciplinas. Assim, conclui-se que a transição de leitores competentes para leitores literários, que se deseja ocorra progressiva e consistentemente, perde significativa força durante o crescimento dos jovens. É esta situação que o “Projeto de Leitura” pretende ajudar a inverter, tornando o livro mais visível e mais acessível aoaluno, à família e à comunidade educativa e envolvente, tendo por lema: Leva-me, lê-me e liberta-me! (Read and release)
a) Promover o gosto pela leitura, através da disponibilização de livros em várias
línguas;
b) Favorecer a construção de leitores para a vida, através do desenvolvimento da
iniciativa individual e da autonomia literária;
c) Associar o gosto pela leitura a um comportamento proativo assente na consciência
ambiental e na partilha comunitária.
a) Inscrição da proposta “Projeto de Leitura” no “Plano Anual de Atividades” do Agrupamento, para sua aprovação;
b) Divulgação do “Projeto de Leitura” junto da comunidade escolar e familiar;
c) Mobilização da comunidade escolar e familiar para a angariação de livros, através de doações, para a constituição de um stock;
d) Renovação do ponto de depósito/recolha dos livros;
e) Envolvimento da comunidade escolar e dos diversos parceiros no “Projeto de Leitura”;
f) Elaboração de instrumentos de monitorização e avaliação do “Projeto de Leitura”.
A docente responsável pelo projeto, em parceria com a Biblioteca Escolar e possível parceria com a Equipa de Projetos do Agrupamento, procurará interligar-se com outros Projetos do Agrupamento e, ainda, procurar parceria com a Biblioteca Municipal de Lagoa e o Município de Lagoa, com empresas concelhias (para angariação de livros) e com a UNESCO, uma vez que este “Projeto de Leitura” é uma iniciativa apoiada pelas Nações Unidas.
Recursos materiais:
“Pontos Bookcrossing” (estante ou outa valência); cartazes publicitários.
Recursos humanos:
Equipas de docentes e de alunos, assim como leitores para organização, implementação, reposição de livros, conservação do “Ponto Bookcrossing”,
monitorização e avaliação do projeto / atribuição de tempos não letivos para a atividade. (podem ser criadas equipas de alunos que ajudam no processo de reposição e conservação do ponto do Bookcrossing e monitorização); leitores.
Pontos Bookcrossing
Aprovado A terça, 02 de setembro de 2025
C.PedagógicoAprovado A quarta, 03 de setembro de 2025
RealizaçãoPendente