Programa de Mentoria

Projeto - 2025-2026

Projeto
Hierarquia

Coordenação de Diretores de Turma

Agrupamento de Escolas Padre António Martins de Oliveira

 
Responsáveis

Sandra Pina Gonçalves

Breve Descrição

O programa de Mentoria do Agrupamento de Escolas Padre António Martins de Oliveira,
em Lagoa, inscreve-se na Resolução do Conselho de Ministros n.º 53-D/2020 de 20 de
julho e é uma medida direcionada para a consecução das várias áreas de
competências do Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO) e,
consequentemente, para a promoção da igualdade, da equidade e da autonomia

Estimativa de Custos

Sem custos

Calendário

No 1º e 2ºSemestres

Articulação

Biblioteca Escolar

Cidadania e Desenvolvimento

Ciências Sociais e Humanas

Coordenação de Diretores de Turma > Diretor de Turma

Línguas

PES Programa de Educação para a Saúde

Programa de Promoção do Sucesso Escolar

Serviço de Psicologia e Orientação (SPO)

Equipa de Projetos

Matemática e Ciências Experimentais

Atividades de Enriquecimento Curricular

P.Educativo A - Sucesso Educativo

 - 01 - Melhorar os resultados escolares

 - 03 - Dinamizar as bibliotecas escolares

Local de Realização

Agrupamento de Escolas de Lagoa

Dia e Hora

Ao longo do ano letivo

Intervenientes
Destinatários

Alunos

Encarregados de Educação/Pais

Pessoal Docente

Outros

Ciclo de Ensino

3ºCiclo - 7ºano

3ºCiclo - 8ºano

3ºCiclo - 9ºano

2ºCiclo - 5ºano

2ºCiclo - 6ºano

Secundário - 10ºano

Secundário - 11ºano

Secundário - 12ºano

Turma

9ºA - Regular de Escola Secundária Padre António Martins de Oliveira

9ºB - Regular de Escola Secundária Padre António Martins de Oliveira

9ºE - Regular de Escola Secundária Padre António Martins de Oliveira

Escola

Escola EB Jacinto Correia

Escola Secundária Padre António Martins de Oliveira

Enquadramento
Área Curricular

Cidadania e Desenvolvimento

Inglês

Língua Portuguesa

Formação e Desenvolvimento Pessoal

Apoio ao Estudo

Territorialização

Agrupamento

Áreas de Competência do Perfil dos Alunos

Desenvolvimento Pessoal e Autonomia

Informação e Comunicação

Linguagens e Textos

Pensamento Crítico e Pensamento Criativo

Raciocínio e Resolução de Problemas

Relacionamento Interpessoal

Saber Científico Técnico e Tecnológico

Projeto
Temática

Entre-ajuda, Voluntariado e Mentoria

Legislação de Suporte

Resolução do Conselho de Ministros n.º 53-D/2020.
Despacho Normativo n.º 10-B/2018, de 6 de julho.
Decreto-lei n.º 54/2018, de 6 de julho.

Problema de Partida

Insucesso escolar e adaptação

Objetivos

Gerais
a) Implementar mecanismos de acompanhamento e de integração plena de estudantes
referenciados, de alunos que o solicitem no decurso dos respetivos ciclos de estudos
ou de novos alunos transferidos para o agrupamento / recém-chegados ao país e
integrados no agrupamento, diminuindo dificuldades decorrentes de mudanças
escolares, familiares/pessoais, geográficas, culturais e/ou históricas;
b) Promover a equidade, a qualidade das experiências de aprendizagem, a resolução
de dificuldades de natureza diversa e prevenir o abandono escolar, desenvolvendo as
relações interpessoais, bem como atitudes positivas em relação à escola, aos
professores e aos pares;
c) Permitir a autorregulação das aprendizagens essenciais, incrementando o bem-estar
e a adaptação às expectativas académicas e sociais;
d) Dinamizar contextos de formação e de aprendizagem, potenciadores do
desenvolvimento de competências transversais, contemplando o desenvolvimento
pessoal e coletivo, num espírito de pertença ao AEPAMOL;
e) Fomentar o valor do trabalho voluntário e de entreajuda;
f) Promover a disseminação de boas práticas e vivências desenvolvidas no âmbito do
Programa de Mentoria;
g) Envolver toda a comunidade educativa, reforçando a consciencialização de uma
cultura de qualidade, bem como de intervenção e de responsabilidade solidária que
privilegie o exercício da cidadania;
h) Promover o trabalho colaborativo, designadamente no âmbito da partilha de
experiências relevantes, estratégias de intervenção e a construção de materiais de
apoio.
Específicos
a) Envolver estudantes do mesmo ciclo de estudos (2.º e 3.º ciclos do ensino básico e
ensino secundário/profissional/CEF), matriculados, preferencialmente, no mesmo
ano/turma, promovendo a autonomia e sentimentos de bem-estar pessoal, de
colaboração e de solidariedade;
b) Promover o feedup, o feedback de qualidade e o feedforward;
c) Acompanhar/monitorizar a integração dos alunos, procurando despertar neles
atitudes positivas em relação à escola, aos professores e aos pares;
d) Desenvolver aprendizagens;
e) Esclarecer dúvidas;
f) Preparar para os momentos de avaliação;
g) Promover a participação em atividades conducentes à melhoria dos resultados
escolares;
h) Envolver os encarregados de educação no processo

Ações a Desevolver

OPERACIONALIZAÇÃO
a) No início de cada ano escolar, é efetuada uma caracterização de cada aluno, que
será analisada em sede de conselho de turma e, preferencialmente, em reunião inicial:
interesses, motivações, integração no grupo-turma / agrupamento / país, história de
vida, entre outras situações, no sentido de identificar potenciais mentores e
mentorandos por parte de cada professor, tendo em conta as
capacidades/necessidades educativas dos diferentes discentes;
b) De acordo com as características encontradas, mediante as propostas dos docentes
do Conselho de Turma / as autopropostas de mentores e a recetividade demonstrada
pelos mentorandos, o diretor de turma / cada docente referencia a turma e os alunos
envolvidos (identificando a disciplina, o mentor/mentorando) para integrarem este
programa junto da Coordenadora do mesmo;
c) Posteriormente, é promovida uma sessão formação de mentores com o apoio dos
Serviços de Psicologia e Orientação;
d) A cada mentor pode ser atribuído um ou mais mentorandos da mesma turma a uma
ou mais disciplinas, de acordo com os seus desempenhos/conhecimentos em cada
uma, as propostas de docentes ou por autoproposta perante o diretor de
turma/docente de uma disciplina;
e) A cada mentorando pode ser atribuído um ou mais mentores, preferencialmente, da
mesma turma a uma ou a diferentes disciplinas, o que dependerá da existência de
alunos com o perfil de mentor(es);
f) No caso de os pares/pequenos grupos terem sido propostos pelo(s) docente(s), são
desenvolvidas atividades em parceria/grupo presencialmente/em contexto de sala de
aula, que serão acompanhadas, registadas e avaliadas pelo(s) respetivo(s) docente(s);
g) No caso de os pares/pequenos grupos desenvolverem atividades fora do contexto de
sala de aula em horário oportuno para os envolvidos e de acordo com as dificuldades
sentidas e tarefas a executar, pode ser efetuado um registo que será dado a conhecer
ao diretor de turma/docente da disciplina quando for oportuno;
h) No caso de autoproposta de um mentor para apoiar um mentorando de outra turma,
os Diretores de ambas as turmas e os docentes das disciplinas em que tal acontece
monitorizam o apoio escolar prestado sempre que possível e os encarregados de
educação acompanham esse trabalho em contexto familiar;
i) As atividades desenvolvidas pelos alunos mentorandos abrangidos pela Mentoria
poderão ser articuladas com as atividades de apoio tutorial específico (de acordo com
a alínea l do ponto 20 da Resolução do Conselho de Ministros nº53-D/2020 de 20 de
julho), devendo ser promovidos canais de comunicação para que os professores
tutores, os diretores de turma, os docentes das disciplinas, os alunos mentores e os
alunos mentorandos que beneficiem de tutoria comuniquem entre si;
j) As sessões de mentoria poderão, igualmente, ser desenvolvidas sincronamente e a
periodicidade das mesmas deverá ser objeto de negociação entre o mentor e o
mentorando.

Parcerias

Serviço de Psicologia e Orientação, Bibliotecas escolares, Centro de Apoio à
Aprendizagem e Tutoria.

Recursos

Humanos - Diretores de turma, psicóloga, professores das várias disciplinas/CAA,
docentes de educação especial, tutores, alunos, encarregados de educação;
Físicos/Materiais - bibliotecas, CAA, salas de aula, manuais escolares, material
pedagógico, computadores, plataformas digitais e meios de comunicação, tabelas de
registo, questionários online e pautas/registos de avaliação.

Produto

Melhorar o sucesso educativo e favorecer a entre-ajuda, a adaptação a novos
contextos e o espírito de iniciativa e de voluntariado

Estado
Organização

Aprovado A terça, 21 de outubro de 2025

C.Pedagógico

Aprovado A sexta, 24 de outubro de 2025

Realização

Pendente


TOP Visualizações
Atividade [49] Educação Fisica no Pré Escolar
Atividade [47] Adaptação ao Meio Aquático no Pré-Escolar -Peixinhos na Água-
Visita de Estudo [45] Visita ao navio Santa Maria Manuela, no porto de Portimão
Atividade [41] Educação Fisica no Pré Escolar
Visita de Estudo [37] 4ºA e 4ºB- Visita de estudo ao museu de Portimão e Alcalar
Projeto [35] Aulas práticas em contexto real
Projeto [30] Bookcrossing@ESPAMOL
Atividade [29] Apresentação do Projeto Mindcrafters
Atividade [27] Atividade "Outubro Rosa"
Atividade [26] Sessões de Conto - Bruno Batista
Relacionadas
Atividade Educação Fisica no Pré Escolar
Atividade Adaptação ao Meio Aquático no Pré-Escolar -Peixinhos na Água-
Atividade Educação Fisica no Pré Escolar
Atividade Sessões de Conto - Bruno Batista
Visita de Estudo Sessões de Conto - Bruno Batista
Atividade Sessões de Conto - Bruno Batista
Atividade Sessões de Conto - Bruno Batista



Plano Anual Atividades

A Scorebiz utiliza Cookies de modo a proporcionar-lhe uma melhor experiência de navegação e aceder a todas as funcionalidades.
Para aceitar a sua utilização, continue a sua navegação.

ACEITAR