Projeto - 2025-2026
Plano Nacional das Artes (PNA)
Agrupamento de Escolas Padre António Martins de Oliveira
ResponsáveisPlano Nacional das Artes
Paula Silva
Entre outro(s) Responsáveis
Breve Descrição- Participação de duas turmas do ensino básico com articulação curricular:
Turma A: explorará a dimensão positiva do fio invisível – a ligação, a partilha e a descoberta.
Turma B: trabalhará a dimensão sombria – a dependência, a manipulação e o medo do futuro.
Na etapa final, as turmas juntam-se para apresentar o produto final.
- Projeto Comunidade Escolar: Teatro Musical l Participantes: Alunos; Docentes, Não Docentes; Encarregados de Educação; Comunidade escolar
Sem custos
CalendárioNo 1º e 2ºSemestres
ArticulaçãoClubes > Clube de Artes
Expressões > Grupo 600 - Artes Visuais
Plano Nacional das Artes (PNA)
P.Educativo A - Sucesso Educativo- 01 - Melhorar os resultados escolares
- 02 - Dinamizar ofertas de complemento educativo
C - Comunidade e Responsabilidade Social- 01 - Promover a imagem do Agrupamento
- 04 - Garantir a satisfação dos nossos stakeholders (internos e externos)
Local de RealizaçãoESPAMOL
Dia e HoraAo longo do ano letivo
Alunos
Comunidade Educativa
Encarregados de Educação/Pais
Pessoal Docente
Pessoal Não Docente
Ciclo de EnsinoSecundário - 10ºano
3ºCiclo - 9ºano
Turma10ºA - Artes Visuais de Escola Secundária Padre António Martins de Oliveira
9ºC - Regular de Escola Secundária Padre António Martins de Oliveira
EscolaEscola Secundária Padre António Martins de Oliveira
Educação Visual
Expressão Corporal, Dramática e Musical
Expressões, Culturas e Artes Plásticas
Oficina de Artes
Cultural
Formação e Desenvolvimento Pessoal
TerritorializaçãoAgrupamento
Áreas de Competência do Perfil dos AlunosPensamento Crítico e Pensamento Criativo
Relacionamento Interpessoal
Sensibilidade Estética e Artística
"O Fio que Nos Une"
Oficina de Teatro: Mundo Digital/ Mundo real
A legislação em vigor sobre o PNA.
Na sociedade contemporânea, vivemos ligados por fios invisíveis: redes digitais que aproximam, mas também isolam; tecnologias que ampliam possibilidades, mas despertam medos; um futuro que inspira esperança, mas também incerteza.
- Desenvolver a literacia digital, promovendo uma utilização consciente
e crítica das tecnologias.
- Refletir sobre os medos e receios associados ao futuro digital e social.
- Envolver as disciplinas curriculares num percurso cultural interdisciplinar.
- Estimular a criatividade através da música, do teatro e das artes visuais.
- Envolver a comunidade escolar num espetáculo final de celebração: “O Fio Invisível”.
1. Introdução / Choque inicial
Um Monólogo dum Pai.
Objetivo: Colocar os alunos numa posição desconfortável, surpreendê-los e fazê-los sentir o
impacto da agressão logo de início.
2. Debate/ discussão guiada. O lado sombrio do Digital. Apresentação de outros casos:
Posteriormente, após discussão sobre o que foi visto, caracterizar personagens intervenientes,
ligar o caso apresentado a outros casos do quotidiano escolar e desafiar os alunos a intervir - “E
se fosse contigo?”.
3. Intervenção / Interatividade (Momento de participação)
O convite ao público para participar em pequenas cenas.
Os alunos podem: Sugerir soluções; dizer o que fariam;
Substituir um ator e entrar em cena para mudar situações.
4. Debate/ discussão guiada. Através do debate desta primeira intervenção, continuar para os
aspetos positivos do mundo virtual.
Proposta de exercício teatral.
5. Conclusão / Mensagem final
Terminamos com uma mensagem clara e afirmativa.
Reforçamos que o público também é parte da solução, e não apenas observador
Câmara Municipal de Lagoa l Apoio financeiro
AEPAMOL
- Transporte para deslocação dos alunos nas possíveis visitas culturais;
- Apoio financeiro para pagamento de materiais necessários às produções/criações artísticas;
- Apoio financeiro para pagamento de honorários do artista residente;
- Disponibilidade de espaços municipais para divulgação/apresentação e exposição pública dos produtos artísticos realizados.
Produto artístico final resultante da intervenção nas duas turmas.
Projeto Comunidade Escolar: Teatro Musical
Aprovado A segunda, 20 de outubro de 2025
C.PedagógicoAprovado A sexta, 24 de outubro de 2025
RealizaçãoPendente