Projeto Artista Residente

Projeto - 2025-2026

Projeto
Hierarquia

Plano Nacional das Artes (PNA)

Agrupamento de Escolas Padre António Martins de Oliveira

 
Responsáveis

Plano Nacional das Artes

Paula Silva

Entre outro(s) Responsáveis

Breve Descrição

- Participação de duas turmas do ensino básico com articulação curricular:
Turma A: explorará a dimensão positiva do fio invisível – a ligação, a partilha e a descoberta.
Turma B: trabalhará a dimensão sombria – a dependência, a manipulação e o medo do futuro.
Na etapa final, as turmas juntam-se para apresentar o produto final.
- Projeto Comunidade Escolar: Teatro Musical l Participantes: Alunos; Docentes, Não Docentes; Encarregados de Educação; Comunidade escolar

Estimativa de Custos

Sem custos

Calendário

No 1º e 2ºSemestres

Articulação

Clubes > Clube de Artes

Expressões > Grupo 600 - Artes Visuais

Plano Nacional das Artes (PNA)

P.Educativo A - Sucesso Educativo

 - 01 - Melhorar os resultados escolares

 - 02 - Dinamizar ofertas de complemento educativo

C - Comunidade e Responsabilidade Social

 - 01 - Promover a imagem do Agrupamento

 - 04 - Garantir a satisfação dos nossos stakeholders (internos e externos)

Local de Realização

ESPAMOL

Dia e Hora

Ao longo do ano letivo

Intervenientes
Destinatários

Alunos

Comunidade Educativa

Encarregados de Educação/Pais

Pessoal Docente

Pessoal Não Docente

Ciclo de Ensino

Secundário - 10ºano

3ºCiclo - 9ºano

Turma

10ºA - Artes Visuais de Escola Secundária Padre António Martins de Oliveira

9ºC - Regular de Escola Secundária Padre António Martins de Oliveira

Escola

Escola Secundária Padre António Martins de Oliveira

Enquadramento
Área Curricular

Educação Visual

Expressão Corporal, Dramática e Musical

Expressões, Culturas e Artes Plásticas

Oficina de Artes

Cultural

Formação e Desenvolvimento Pessoal

Territorialização

Agrupamento

Áreas de Competência do Perfil dos Alunos

Pensamento Crítico e Pensamento Criativo

Relacionamento Interpessoal

Sensibilidade Estética e Artística

Projeto
Temática

"O Fio que Nos Une"
Oficina de Teatro: Mundo Digital/ Mundo real

Legislação de Suporte

A legislação em vigor sobre o PNA.

Problema de Partida

Na sociedade contemporânea, vivemos ligados por fios invisíveis: redes digitais que aproximam, mas também isolam; tecnologias que ampliam possibilidades, mas despertam medos; um futuro que inspira esperança, mas também incerteza.

Objetivos

- Desenvolver a literacia digital, promovendo uma utilização consciente
e crítica das tecnologias.
- Refletir sobre os medos e receios associados ao futuro digital e social.
- Envolver as disciplinas curriculares num percurso cultural interdisciplinar.
- Estimular a criatividade através da música, do teatro e das artes visuais.
- Envolver a comunidade escolar num espetáculo final de celebração: “O Fio Invisível”.

Ações a Desevolver

1. Introdução / Choque inicial
Um Monólogo dum Pai.
Objetivo: Colocar os alunos numa posição desconfortável, surpreendê-los e fazê-los sentir o
impacto da agressão logo de início.
2. Debate/ discussão guiada. O lado sombrio do Digital. Apresentação de outros casos:
Posteriormente, após discussão sobre o que foi visto, caracterizar personagens intervenientes,
ligar o caso apresentado a outros casos do quotidiano escolar e desafiar os alunos a intervir - “E
se fosse contigo?”.
3. Intervenção / Interatividade (Momento de participação)
O convite ao público para participar em pequenas cenas.
Os alunos podem: Sugerir soluções; dizer o que fariam;
Substituir um ator e entrar em cena para mudar situações.
4. Debate/ discussão guiada. Através do debate desta primeira intervenção, continuar para os
aspetos positivos do mundo virtual.
Proposta de exercício teatral.
5. Conclusão / Mensagem final
Terminamos com uma mensagem clara e afirmativa.
Reforçamos que o público também é parte da solução, e não apenas observador

Parcerias

Câmara Municipal de Lagoa l Apoio financeiro
AEPAMOL

Recursos

- Transporte para deslocação dos alunos nas possíveis visitas culturais;
- Apoio financeiro para pagamento de materiais necessários às produções/criações artísticas;
- Apoio financeiro para pagamento de honorários do artista residente;
- Disponibilidade de espaços municipais para divulgação/apresentação e exposição pública dos produtos artísticos realizados.

Produto

Produto artístico final resultante da intervenção nas duas turmas.
Projeto Comunidade Escolar: Teatro Musical

Estado
Organização

Aprovado A segunda, 20 de outubro de 2025

C.Pedagógico

Aprovado A sexta, 24 de outubro de 2025

Realização

Pendente


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